-->

domingo, 29 de outubro de 2006

MercadoLivre - Agora é possível apagar perguntas?

Durante minha pesquisa para descobrir se o DVP3500 anunciado no ML é uma tapeação ou não, fiz duas perguntas embaraçosas ao vendedor que simplesmente sumiram. O sumiço da primeira até que é fácil de explicar: Quando a fiz, faltavam 19 dias para o término do anúncio, mas quando ela sumiu o tempo subiu para 44 dias, o que sugere que o vendedor livrou-se de minha pergunta republicando o anúncio.

Então eu fiz uma segunda pergunta, que ainda está lá, que ele respondeu com conversa mole típica de vendedor. Fiz uma terceira, questionando a resposta dada à segunda e me certifiquei novamente de que esta aparecia na listagem.

Hoje fui dar uma olhada e a minha segunda pergunta permanece lá, mas a terceira também sumiu!

Fique de olho. Se os vendedores descobriram um artifício para livrarem-se de perguntas embaraçosas, o ML ficou ainda menos confiável do que já era.

Nota: Seguindo o comentário deixado por Vinicius, fiz uma pequena pesquisa (que eu deveria ter feito antes) e pude constatar que essa "funcionalidade" existe pelo menos desde o último mês de abril. Compradores do ML, preocupai-vos! :)

38 comentários:

  1. É possível apagar perguntas no Mercado Livre sim, inclusive o vendedor pode até bloquear um usuário. Acho que incluiram este recurso para os vendedores poder excluir perguntas de propaganda.

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que não vendo no ML e até minha última venda isso ainda não era possível. Obrigado pela informação!

    Para os vendedores honestos essa é uma funcionalidade muito boa. O que tem de gente (trolls) no ML que só quer perturbar não é brincadeira. Junte-se a isso os movimentos organizados de apurrinhação como o "SACaneie" patrocinado pelo COCADABOA e até eu vou apagar perguntas indesejáveis.

    Mas que isso está sendo usado a favor dos vendedores desonestos, está. Fica quase impossível denunciar uma fraude no ML.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jefferson boa tarde! Gostaria de saber se é possível excluir histórico de compras do mercado livre! Meu histórico está cheio, e queria dá uma limpada. Agradeço a sua resposta.

      Excluir
  3. Que eu saiba, o vendedor não pode apagar uma pergunta se o cara que a fez já tiver dado algum lance para ele.

    ResponderExcluir
  4. André,

    É bom saber disso, mas infelizmente não tem utilidade alguma se você já não tiver se comprometido a "comprar" a arapuca.

    Se eu acreditasse na honestidade do ML e que algum funcionário estaria diligentemente lendo os comentários apagados à procura de indícios de fraude, eu acharia a idéia excelente. Mas acho que qualquer um que já negociou bastante no ML sabe que a administração de lá está interessada em aumentar a arrecadação e o resto é secundário.

    ResponderExcluir
  5. VR5 falando de novo! Por essas e outras é que eu até hoje nunca comprei nesse tipo de site. Até compro em lojas virtuais, mas prefiro comprar numa loja que tem CNPJ, Incrição Estadual, etc. e que me envie com NF (mesmo que eu tenha que pagar mais caro) do que comprar de um lugar onde eu tenha que sempre avaliar a "reputação" do comprador e entrar numa espécie de "leilão" (nada contra VC, Jefferson, pois sei que vendes lá também)! ; )

    ResponderExcluir
  6. VR5, há muitos vendedores sérios no ML e muita loja física consagrada que apronta. E quase todo mundo avalia a reputação das lojas físicas. Eu fiz umas 20 compras e apenas 1 produto não veio como o ofertado (veio um modelo mais novo, só que não era o que eu queria - cara chato é assim...). Risco só não há quando você testa e sai com o produto debaixo do braço: o que é raro. A crítica justificada é quanto ao ML que está cada vez menos sério e apenas interessado em retorno e rápido. Muita gente correta acaba sendo prejudicada. Quando me perguntam se é garantido comprar no ML eu respondo que não. E normalmente é coisa contrabandeada. Tão politicamente correto como a CPMF que seria destinada à saúde (o P é de provisória, para quem não sabe).

    ResponderExcluir
  7. VR5,

    Das 198 negociações que fiz pelo ML, como comprador ou como vendedor, a maioria esmagadora foi um sucesso. Fui enganado por uns três vendedores e tive dor de cabeça com dois compradores, mas o dinheiro que ganhei ou economizei com as negociações restantes compensou demais o trabalho. Mesmo para quem tem condições de comprar apenas no comércio formal, existem produtos que só podem ser encontrados via ML.

    ResponderExcluir
  8. Com relação ao MercadoLivre devemos estar sempre ligados no seguinte fato,o site é um site estruturado para VENDEDORES, ou seja todas as facilidades visam o bem estar do vendedor, a parte que cabe aos compradores e só e tão somente pagar antecipadamente e cruzar os dedos,isto na etapa de compra, se der defeito então, huumm...

    ResponderExcluir
  9. Eu discordo do Mauro, acho que o site está bem estruturado para compradores também, você pode fazer lista de produtos em vista, pedir para ser alertado quando produtos com determinada palavra chave aparecerem etc... O que eles não oferecem muito é proteção ao comprador (apesar de agora existir um programa de proteção ao comprador mas que não é simples como parece). Mas a meu ver essa não é a função deles, não teria como eles se responsabilizarem por todo mundo que compra ou vende lá porque qualquer um pode fazer isso. O Mercado Livre é apenas um canal entre compradores e vendedores, e para comprar lá é necessário saber o que está fazendo, ver qualificações etc. Pessoalmente já fiz mais de 30 compras e algumas vendas. Não tive nenhum problema com as compras, apenas um vendedor que cismou que eu era outro comprador dele que ele ja tinha enviado o produto e tive que insistir muito para ele mandar o produto (mas no final mandou, não tomei prejuizo). E dos meus compradores, apenas 1 vez a pessoa deu o lance e sumiu. Já houveram compradores que demoraram a pagar mas conversando com jeito por email ficou tudo acertado, a pessoa acabou pagando ou combinando de qualificar neutro.

    ResponderExcluir
  10. Acabo de lembrar de um exemplo "clássico" de desonestidade que foi desmascarada nas perguntas ao vendedor:

    Um indivíduo teve a cara de pau de colocar no seu anúncio, com uma detalhada explicação "técnica", que Watts PMPO eram os "reais" e que o Watts RMS eram "outra coisa" (não lembro o que ele alegou). Foi bombardeado com acusações de usuários esclarecidos que ficaram indignados com a propaganda enganosa dele.

    Hoje, um vendedor pode fazer esse tipo de declaração para fisgar quantos trouxas quiser e seu anúncio ficará livre de denúncias de fraude.

    ResponderExcluir
  11. Uso bem o mercado livre tanto para comprar quanto para vender, o recurso excluir pergunta já existe a um bom tempo, porem nem todo mundo ainda o conhece. Ele pelo menos evita você ter que aguentar perguntas estupidas, do tipo: Modelo tal é melhor do que aquele outro? Qual você prefere?
    Ou propagandas indesejadas. Mas se o caso for questões técnicas e o vendedor apagar, o motivo é simples, ou ele não sabe nada sobre o que esta vendendo, ou não esta vendendo nada.

    Parabens pelo trabalho Jefferson Ryan!

    ResponderExcluir
  12. Uma questao interessante isso de "se comprometer" a comprar o produto. O ML impondo que o lance é um compromisso de compra, vai totalmente de encontro ao código de defesa do consumidor, que estipula que você pode até mesmo desistir da compra depois de ver o produto, imagine então antes sequer de pagar por ele! É um absurdo dizer que você está se comprometendo a comprar uma coisa porque deu um lance!

    ResponderExcluir
  13. Olá,como faz pra eu,comprador,apagar a pergunta que fiz a um vendedor?
    Grata.

    ResponderExcluir
  14. Tá certo em poder bloquear perguntas e até ofertas, visto que muitos são verdadeiros retardados analfabetos que não prestam nem pra ler um anúncio e clicam em "comprar" e desaparecem. Tem retardado que tem a capacidade de dar entrada naquela merda de Mercado Pago e nem frete colocar, nem sequer perguntar no campo de perguntas o valor do mesmo, mesmo quando está EXPLÍCITO no anúncio. O fato é que brasileiro não lê, ou não sabe ou tem preguiça, mas não lê, e isso apenas atrapalha porque cada vez que um babaca desses dá uma oferta em um dado anúncio e depois some nas areias do tempo ainda o coitado do vendedor tem que ficar com esse panaca 21 dias em sua lista de vendas. Dá licença! Sem contar aqueles estúpidos que nem sabem que o email que cadastra é o aquele que recebe mensagens do site ou do vendedor. Tem gente que é verdadeiramente burra, e ninguém tem obrigação de aguentá-las. Obrigação do vendedor é apenas vender, não ficar correndo atrás do comprador burro ou ficar resolvendo os problemas dele ou ensinando o cara a navegar no site. Ele criou a conta? Então que vá ler as regras antes de sair clicando em "comprar" em tudo que é anúncio que acha bonito. Puta merda. Tá certo mesmo em poder bloquear esses débeis, assim ao menos podemos escapar de perguntas estúpidas ou de usuários negativados mal intencionados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta mais do que certo hehe, vendi uns 5 livros e apenas um comprador foi ridiculo assim. Nao incluiu dinheiro para o frete, fiquei uma semana indo atras dela para que ela me respondesse. Depois me pediu que fosse PAC pra ser mais barato (o que demorou mais ainda). No final das contas ela me negativou pq fazia 10 dias desde que ela clicou em comprar e ainda nao tinha recebido o livro. Fala serio.

      Excluir
  15. e o comprador que fez as perguntas... pode apaga-las? sou leigo no Ml se alguém responder ficarei grato...

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal , lí boa parte dos comentários de vocês, compro no ML desde 2007 , posso dizer que sou abençoado rsrsrs! de roupas de mergulho , vinil , pick up toca disco, inclusive uma roupa para pesca sub o vendedor era principiante nos 2 casos das roupas, ambos eram primários !! e deu certo ! é muito importante pesquisar apelidos no google !!

    ResponderExcluir
  17. Amigos ,sou usuário do ML desde 2006, ja tomei um cano de 180 reais, mas ja negociei mais de 18.000 nesse tempo, então entre mortos e feridos, o saldo a meu favor ,ainda é bem grande

    ResponderExcluir
  18. Esse recurso de apagar perguntas e bloquear o usuário é absurdo, pois permite que vendedores desonestos enganem muitas pessoas desavidas. Se o vendedor não gostar da pergunta deveria enviar uma reclamação ao ML, e estes sim deveriam avaliar o teor da pergunta e decidir se o usuário deve ou nao ser bloqueado. Tem um produto anunciado no site onde o vendedor afirma que o fabricante é a Microsot, todavia, após inúmeras pesquisas descobri que a Microsoft nunca fabricou tal aparelho, assim, fiz uma nova pergunta ao vendedor indagando sobre o fabricante e para minha surpresa fui bloqueado e a pergunta foi apagada.

    ResponderExcluir
  19. Hoje uma pergunta minha a um vendedor do Mercado Livre foi apagada por que perguntei a ele se emitia Nota Fiscal. Se o Mercado Livre apoia esse tipo de coisa, então é conivente com qualquer tramóia que alguns vendedores armam.

    ResponderExcluir
  20. Este recurso de apagar as perguntas não pode ser liberado do jeito que está. É óbvio que perguntas que desfavorecem a imagem do produto serão apagadas. Eu tive uma pergunta apagada quando questionei se o produto seria substituído em breve no mercado pelo seu sucessor, e citei alguns bugs que a grande maioria dos usuários também detectou. Isto alertou outros usuários e afetou a propaganda do produto... por isso o vendedor simplesmente sumiu com minha pergunta

    ResponderExcluir
  21. Maior absurdo esse recurso Comprei um leitor de DVD veio com defeito mandei de volta pra troca a pessoa nao responde no email e apagou minhas perguntas Por isso nao esse recurso foi feito especialmente para dar golpes nas pessoas.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/3/12 15:16

    Sabe do que o Mercado Livre precisa? Concorrência.

    Só com a entrada de algum concorrente sério e que eles vão dar valor aos compradores e vendedores honestos.

    ResponderExcluir
  23. Mas ainda existe um jeito de ver as perguntas que vc fez naquele anúcio basta entra no seu cadastro e ir em minhas compras e depois em perguntas que está lá mesmo que ela tenha sido excluída do anúncio!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. Deixo aqui uma pergunta que gostaria de ver respondida. Tenho vendido os meus artigos no Brasil através do ML, mas infelizmente deparo-me com algumas disparidades na entrega do correio. Ou seja, por vezes as encomendas chegam ao destinatário em 3 a 4 semanas, e noutras situações demoram 6,7 a 8 semanas, algo que têm dado proporcionado alguns mal entendidos com os compradores que me culpam de desonestidade, para posteriormente me avisarem que afinal o produto lá acabou por chegar e tudo em ordem. O problema é que há quem "faça filmes" e opte por se vingar a fazer compras e não pagar. Podem-me explicar se há alguma forma de bloquear usuários que ajam desta forma?
    Obrigado ao Forum.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo5/8/12 20:23

    na minha opiniao achei bom q o ml liberou esse recurso de apagar perguntas.pq os vendedores nao tem defesa nenhuma toda a politica do ml favorece sempre o comprador , perguntas que atrapalha a venda tem q ser mesmo apagada , alias quem reclama disso e questiona muito é sempre concorrente , eu mesmo sou vendedor do ml e tenho prazer em tirar as duvidas do meu cliente , outo dia mesmo o suposto cliente estava colocando varios defeitos no meu produto ate de juros do mercado pago estava dizendo q era caro , ele nas perguntas estava dizendo q meu produto nao prestava e que o juros era alto , esses tipos de comentarios tem q ser excluidos mesmo , no campo de perguntas epara tirar as duvidas e nao questionar se presta ou nao presta , como vai dizer q nao presta se nao comprou o produto...essa é minha opiniao ,desculpe erros de portugues...

    ResponderExcluir
  26. Em resposta ao último anonimo, gostaria de dizer que perguntas como as do seu concorrente, só são uma ameaça, quando não tem respostas à altura. Se um vendedor honesto, está vendendo um produto bom, preço justo, é só responder a todas as dúvidas, até o camarada não ter mais argumentos e desistir de pentelhar a venda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, excelente a sua argumentação. Só os desonestos se incomodam com as desconfianças dos honestos.

      Excluir
  27. Tentei postar uma pergunta para um vendedor que simplesmente não cumpriu com o prazo de envio. Abri reclamação no ML e me foi informado que o vendedor devolveu o dinheiro. Só que no meu cartão de crédito não tem o pedido de estorno e no meu MercadoPago está zerado o dinheiro. Iria postar perguntando que já que ele não me responde por email, que gostaria de saber como seria a devolução do dinheiro(R$3207,00) e simplesmente estou bloqueada para perguntas. É mole isso????? Fui nesse vendedor exatamente por causa das referências e vendo que apagam perguntas e bloqueiam, perdeu a credibilidade para mim negócio no ML.

    ResponderExcluir
  28. Amigos, boa noite. Por engano bloqueei um comprador e ele não pode nem perguntar nem comprar meus produtos. Alguém sabe se é possível fazer o desbloqueio? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Por isso só to comprando em sites no exterior como ali, dx ebays e outros os vendedores lá são muito educados e lhe tratam a pão de ló no ml parecem que tão fazendo favor a você.

    ResponderExcluir
  30. vc pode bloquear um comprador para que ele nao possa ficar fazendo propaganda.... mas alguem sabe como desbloquear ele depois?

    ResponderExcluir
  31. Concordo 100% com o Anonimo,

    Tem muitos babacas de usuarios que não sabem para que serve o produto. Até chega perguntar para que serve e como funciona. Putamerda, da nos nervos! E ainda vem dizer que o vendedor é mal educado, grosso.


    Anonino

    ResponderExcluir
  32. Acho que hoje o pior parceiro do ML são os Correios. Gosto muito de fazer compras por lá. Nunca vendi nada, mas sempre tive sorte com os vendedores. Porém, fiz uma compra agora em 2016, que foi postada no dia 12 de maio e até hoje dia 13 de junho ainda não chegou e no rastreamento aparece que ainda está em trânsito (só se está vindo de tartaruga). O vendedor já abriu um protocolo de reclamação e disse que se não chegar até 16 de junho devolve o meu dinheiro, pois paguei com cartão de crédito. Confio muito no Mercado Livre, mas tenho muito cuidado, sempre olho a reputação do vendedor e os comentários. Essa semana vi este vídeo sobre o site de compras eBay, um caso de trapaça que foi julgado com muito rigor.

    https://youtu.be/WAnLcojckXo

    ResponderExcluir
  33. Isso de excluir perguntas do ml para mim e uma forma de fraude, pois comprei um produto, já faz um tempo e toda vez q questiono o vendedor sobre o atraso ele exclui minha pergunta ocultando a verdadeira situação da negociação, dessa forma futuros compradores também poderão passar por esse transtorno.
    Isso é um absurdo!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Fiz a compra via depósito, o vendedor me pediu o endereço para entrega, mas o mesmo foi excluído após alguns minutos, interessante que toda nossa conversa permaneceu menos meu endereço e ñ consigo mais falar com ele.
    Será que fui enganada?
    Se fui perdi 820 reais to mt mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que produto? Qual o link? Que eu saiba o ML não aceita mais pagamento via depósito direto na conta do vendedor há meses.

      Excluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.