-->

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Nova ferramenta: Mpeg4 CompatChecker

Meu novo software procura por várias características potencialmente problemáticas e exibe um relatório mostrando quais as suas chances de que o filme possa ser exibido em um DivX player de mesa.

Mpeg4 CompatChecker (daqui prá frente, apenas "CompatChecker") tem o objetivo primário de facilitar a vida de quem ainda não tem a experiência necessária para checar a compatibilidade de um filme por conta própria. Mas pode ser útil para quem tem experiência também, porque automatiza a checagem, impedindo que algo fique de fora por esquecimento.



Requerimentos:
Instalação e uso:

Simplesmente descompacte o ZIP no mesmo diretório onde está MediaInfo.dll. Se você instalou o programa MediaInfo, Mediainfo.dll está em C:\Arquivos de programas\MediaInfo

E depois rode o CompatChecker.exe.

Download

Download da versão mais recente aqui.

Como sempre, meu software é freeware sem restrições de uso (você pode usar até comercialmente, se encontrar um uso comercial para ele)

Meu ZIP poderia conter MediaInfo.DLL para facilitar as coisas, mas não consegui ter certeza de que a licença LGPL me permite isso e não quero desrespeitar o autor de MediaInfo.


Recursos adicionais:


De vez em quando, é necessário saber se o filme que uma pessoa tem é igual ao seu. Arquivos com o mesmo nome podem ser diferentes e arquivos com nomes diferentes podem na verdade ser o mesmo filme. Para verificar isso, eu embuti no CompatChecker um recurso de cálculo de CRC32 do filme. Se duas pessoas fizerem o cálculo em seus filmes e acusarem o mesmo CRC32, o filme é o mesmo.

Também embuti duas funções bem simplórias de cópia para a área de transferência (clipboard). A primeira copia o relatório MediaInfo do jeito que está. A segunda acrescenta as tags [CODE] [\CODE] ao redor do texto para facilitar sua vida na hora de colar o relatório em um fórum compatível, como o forumpcs e o meu.

Feedback

Se encontrar um erro ou omissão no programa, ou simplesmente quiser dizer o que achou, deixe um comentário.

[08/10/06] Já existem versões aperfeiçoadas. Veja os posts seguintes.

5 comentários:

  1. Oi Jefferson, parabéns, excelente trabalho.

    Tenho uma sugestão, será que seria possível implementar um validador de legendas.

    Tenho uma série de problemas com legendas que são exibidas corretamente no Divx Player do Computador mas na hora de colocar no Meu Gravador de Dvd Philips 3355 da problema.

    Por exemplo:

    1
    00:00:02,693 --> 00:00:05,847

    2
    00:00:05,848 --> 00:00:08,939
    Alguns diziam ser
    no Pacífico Sul,


    Se tive uma legenda com um tempo e sem nada para exibir ele para e não exibe o restante.

    1
    00:00:02,693 --> 00:00:05,847
    Era uma vez, uma ilha...


    2
    00:00:05,848 --> 00:00:08,939
    Alguns diziam ser
    no Pacífico Sul,
    1
    00:00:02,693 --> 00:00:05,847
    Era uma vez, uma ilha...

    Se houver 2 enters entre a primeira e segunda legenda também dá problema, isso é muito comum quando alguém faz merge de uma legenda de 2 discos para um de um disco.

    Acho que ficaria sensacional, no seu software se fosse possivel validar o video e a legenda automáticamente.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Pelos seus exemplos, o 3355 parece ser bem pouco tolerante com legendas. Eu nunca esbarrei nesse problema em outros aparelhos e nem tenho um teste específico para isso.

    Vou ver o que dá para fazer, mas você talvez já saiba que pode contornar esse problema abrindo todas as suas legendas no Subtitle Workshop e dando um "Save As".

    Subtitle Workshop reconstrói o arquivo eliminando esses e outros erros básicos, com os de numeração, automaticamente.

    Eu posso até fazer meu programa dar um alerta caso encontre um desses erros básicos, mas gravar uma nova legenda corrigida pode ser desnecessáriamente complicado para mim. E você vai precisar usar o Workshop de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  3. Ótima idéia e bastante útil.

    Queria deixar apenas um sugestão, para que o programa também aceite abrir o avi pelo menu de contexto, o botão direito do mouse em cima do arquivo.

    Experimentei fazer isso, escolher "abrir com..." e dierecionar pro exe do programa mas ele abriu vazio, seria interessante que ele abrisse com as informações do arquivo.

    Parabéns de qualquer forma!

    ResponderExcluir
  4. Eliéser,

    Fazer o que está me pedindo é relativamente simples. Fique de olho, porque nas próximas 24H eu já devo colocar no ar uma nova versão que aceite isso.

    ResponderExcluir
  5. O problema que estou encontrando é que quando tento verificar um video que já está gravado em CD ou DVD aparece essa mensagem:

    "Cannot create file \ReportFilm.htm."

    Aí eu preciso copiar o video para o HD para usar o programa.

    Fora isso o programa tem sido muito útil para mim, agora eu verifico os arquivos antes de gravar o CD ou DVD. Parabéns pelo programa.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.