-->

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A PCWare fornece BIOS errado em seu site.

OU: Atualizar por atualizar é uma tremenda roubada!
OU: Tá funcionando? Não mexa!

Eu recebi uma PCware 945GC-X para regravar o BIOS e fui avisado pelo Wagner (outro técnico, que deve ser o único "cliente" que tenho a ler este blog) de que a placa havia morrido após a instalação de um BIOS errado pelo seu cliente. Sintoma: liga o ventilador, mas nem mesmo bipa. Testei com uma placa de diagnóstico e vi que existia vida na motherboard, mas o teste parava com o código "45" no display.

Por precaução e para permitir um estudo posterior do problema, eu sempre leio o BIOS da placa (por mais corrompido que possa estar) antes de fazer a gravação do novo BIOS; e para a minha surpresa ele era byte-por-byte idêntico ao fornecido pela PCWare para essa placa.

As seguintes hipóteses me ocorreram:
  1. Eu também estava baixando o BIOS no lugar errado;
  2. O BIOS disponibilizado pela PCWARE estava errado;
  3. Por uma enorme coincidência, a placa pifou logo após a gravação. Beeem improvável.
Então eu abri o arquivo fornecido pela PCware em um editor hexadecimal para ver se encontrava alguma pista e me surpreendi mais ainda ao dar de cara com isto:



"Lenovobios"? Desde quando a Lenovo fabrica (ou desenvolve BIOS de) placa-mãe?

A hipótese 2 ganhou força: Por mais absurdo que pareça, a PCware colocou um BIOS de notebook Lenovo no lugar do BIOS de sua motherboard. Não poderia encontrar um modo melhor de detonar remotamente o seu produto.

Por e-mail Wagner me disse que em funcionamento essa placa mostrava o logotipo de outro fabricante (na hora ele achou que fosse ECS) e sugeriu que eu procurasse por pistas na placa de quem poderia ser a verdadeira fábrica. Eu encontrei duas etiquetas com o código MS-7267-190, que de cara me pareceu um código MSI. Uma rápida pesquisa me levou à MSI 945GCM5-L V2 que, ignorando pequenos detalhes, era idêntica à placa nas minhas mãos.

Como eu cobro por operação de soldagem e esse tipo de chip (SPI flash SMD - Winbond 25X040) não pode ser colocado em soquete (não sem uma gambiarra), esperei autorização de Wagner para "chutar" e gravei o firmware mais recente da MSI.

It´s aliiiiiiiiiiive! :)



Problema resolvido. Mas não graças à PCware.

24/09/09: Não, o problema ainda não está resolvido. Segundo Wagner a placa está travando no POST (eu só testei até dar imagem). Talvez esse ainda não seja o BIOS correto. Pretendo fazer novos testes.

46 comentários:

  1. Um comentário pertinente:

    Ué... mas não era a própria MSI que tinha dificultado o download dos arquivos com o conteúdo do BIOS ao máximo, sendo possível somente através do infame programinha live update e com a placa funcionando?

    Interessante não?

    ResponderExcluir
  2. Eu ia fazer um post sobre essa mudança ou fazer um adendo ao meu post anterior. Aparentemente a MSI voltou atrás.

    Quando eu vi que era MSI pensei: "Xiiiiii... vai ser difícil conseguir o BIOS". Mas tentei assim mesmo por descargo/desencargo de consciência. E não é que o BIOS estava lá? O modo de chegar a ele é tortuoso, mas agora existe.

    ResponderExcluir
  3. Eu deixei uma mensagem no Fale Conosco da PCware alertando para o problema. Vamos ver quanto tempo eles levam para consertar. O CRC32 do arquivo errado (8B2427S3.ROM) é CCD70D14.

    ResponderExcluir
  4. Jefferson, eu mandei um recado pelo "fale conosco" logo que o cliente me disse a "bosta" que fez. Até hoje não recebi resposta. E olha que isso já faz mais de dois meses.

    Por essas e outras que não recomendo placas-mãe PcWare, PcChips, Phitronics, Digitron e etc.

    Além de utilizarem componentes de baixo custo, o suporte é terrível.

    ResponderExcluir
  5. Wagner,

    Então você criou um perfil no Blogger? Vou editar o texto mais tarde para me referir diretamente a você.

    ResponderExcluir
  6. Hehehe... eu já havia lido algumas coisas no teu outro blog sobre um DVD Player da LG, o DK194G, logo que comprei.

    Só depois de um tempo liguei o nome "Ryan" ao blog e aos serviços de gravação de BIOS.

    ResponderExcluir
  7. Ryan,

    Pode parece ridiculo, mesmo porque meus conhecimentos são pequenos neste sentido, mas algumas bios tem referencias estranhas de outro nomes dentro e náo tem nada relativo ao que você encontrou na bios.

    Vou explicar melhor, se olhar no MyDigitalLife - nao sei se posso colocar o link porque tem muita coisa sobre pirataria, mas e facil de achar no google - o forum tem uma area dedicada a uma modificação de bios para inserir as chaves SLIC 2.0 e 2.1 referentes a ativação OEM do Windows Vista e Windows 7, e alguns topicos mais antigos sobre o Windows XP que usa um procedimento parecido.

    Acontece que por exemplo na Bios do meu desktop - GigaByte GA-P35-DS3 Rev 2.0 - se abrir a bios exatamente como você fez, pode ser facilmente observado referências a ASUS_Notebook. Exatamente onde estaria a SLIC 2.0 de ativação OEM para a placa. Isso me pareceu estranho a principio. Mas com a ajuda do RW-Everything um programinha bastante util por sinal - pode ser visto claramente na TABELA ACPI - no SLIC, essa informação.

    Foi facil, usando os posts descritos no mydigitallife, fazer a substituição desta tabela em minha bios por uma SLIC 2.1 da HP, e usar o certificado e a key do windows 7 ultimate OEM que vazou da Lenovo.

    Com isso minha maquina ativa o windows com key e certificado exatamente como um OEM. Ja fiz o mesmo para meu notebook HP e outra placas.

    Bom você domina os editores Hexa, e o uso do IDA bem melhor do que eu, então se tiver curiosidade pode dar uma olhada na sua propria Bios.

    Mesmo não sabendo se é esse o caso na sua investigação fica a título de curiosidade para procuras posteriormente.

    Att

    Ygor
    www.extrememods.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ygor,

    Obrigado pela contribuição!

    Eu não conhecia o RW Everything, nem estava ciente desse hack/crack "SLIC" no BIOS. É uma leitura interessante.

    Eu li muito pouco até gora, mas acho que posso adiantar que não se trata do problema indicado neste post porque:

    1)O BIOS da PCware realmente "mata" a placa-mãe deles;
    2)A informação de SLIC fica no final da tabela ACPI. E aquela string "Lenovobios" está no início do arquivo(offset zero)

    Quanto ao segundo item eu ainda posso estar enganado, claro. Só comecei a estudar isso há alguns minutos.

    ResponderExcluir
  9. A 2 meses atras atualizei uma placa mae desta PCWARE, antes de usar o BIOS do site da PCWARE usei o everest pra confirmar o fabricante, e la mostrava o fabricante como ECS, fui no site da ECS e encontrei a placamae, so que um bios mais antiga que a da PCWARE, atualizei com o BIOS da PCWARE, durante o processo de atualizacao, aconteceu um erro, mas ignorei pois o erro era causado certamente por estar instalada uma BIOS OEM de um fabricante de computador, depois da atualizacao, tudo OK. Vou ver se consigo o modelo exato da placamae com o cliente e posto aqui.

    ResponderExcluir
  10. Confirmado Jeferson. A placa que atualizei pois tinha falha com a rede era uma PcWare 945GCX, o nome do BIOS. 8B2427S3.ROM. E estranhamente a placa que atualizei nao morreu depois do update. Eu ainda tenho o BIOS aqui salvo. o MD5 dele. 4e68a735f01a3d20674d43a6bd41f60d

    ResponderExcluir
  11. Eneris,

    O MD5 do arquivo que tenho aqui é o mesmo. Isso é muito estranho.

    A única explicação que vejo para isso é existirem duas revisões incompatíveis da 945GCX.

    ResponderExcluir
  12. Estou colocando aqui a minha experiencia. Acabo de atualizar um pl pc ware 945gcx que não desligava. Vi em vários foruns que a solução era atualizar a bios e que todos estavam usando versões mais antigas, pois as datas também eram mais antigas. Fui a luta e com a bios que o nosso amigo eneris postou tive dificuldade, pois o software informava que essa não era a bios certa. Consegui usando /p (programação) e /x (para ignorar a certificação ID). O seu cliente deve ter feito uma atualização desastrada, mas a pc ware fornece bios que o software não reconhece... bricadeira. este seu blog me ajudou muito. Obrigado...

    ResponderExcluir
  13. Atualizei hj uma placa PCWare PW-945GCX que não desligava com a BIOS ( http://www.pcwarebr.com.br/v2/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=121&Itemid=36 ) que esta no sitio da PCWare e passou a funcionar muito bem, o ID do arquivo 8B2427S3.ROM é identificado como incorreto, mas usando o comando " AFUDOS 8B2427S3.ROM /P /X" vc faz o update na marra.
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Eu atualizei para a BIOS nova (8B2427S3.ROM) e funcionou, só demorei um pouco a perceber que quando se atualiza a BIOS a placa de vídeo identificada é a onboard (e meu monitor estava ligado na off-board), ajustando o monitor pude usar o micro normalmente.

    Abs, Kurt
    (kurtbelmonte@gmail.com)

    ResponderExcluir
  15. Kurt,

    A placa de vocês deve ser de uma revisão diferente. Eu repeti o teste e a placa que tenho aqui continua a ficar morta quando esse BIOS é gravado nela.

    A que tenho aqui é VER 4.4

    ResponderExcluir
  16. Jefferson,

    Também sou técnico e também me chamo Fernando, mas sou de Goiânia/GO. E na verdade não me lembro se usei os mesmos parâmetros do Fernando Machado, mas forçando a atualização para a BIOS disponível no site da PCWare também fiz esse modelo de placa-mãe desligar-se normalmente.

    abraços

    ResponderExcluir
  17. ainda bem que a atualização de bios que a pcware coloca pra minha placa não estava errada.
    minha placa eh pcware PW-945GCL
    eh bem pequena, menor que a GCX.
    atualizei a bios dela com o download do site da pcware mesmo, e melhorou bastante, menor tempo no post, logotipo em 1024x768 hehehe no geral ficou bem melhor.

    ResponderExcluir
  18. sorte eu ter achado seu blog antes de instalar a bios... fiquei com pé atras ... minha bios é de 2008 e vi que tinham colocado essa nova la no site mas nao sei se valeria a pena atualizar... acabo que não vo arriscar, deixo desatualizado tento comprar outra placa mãe de uma marca decente
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Vou postar a seguir algumas novidades pertinentes a este assunto...

    Pois a pesar do tópico ter sido iniciado em setembro de 2009 parece bem atual e ainda polêmico...

    ResponderExcluir
  20. Em maio de 2010 minha MOB PCWare PW-945GCX começou a dar alguns problemas simples... O logotipo da PCWare ficava congelado antes do Post por tempo indeterminado, sendo às vezes 7 minutos.. outras 1 ou 2.. e outras os segundos de praxe, como no bom funcionamento. Pesquisei o problema e conclui q deveria desativar todo o hardware instalado na MOB e ir testando um por um, para identificar o vilão, e também providenciar uma atualização da BIOS, como únicas possibilidades de resolver a questão.

    Como tenho 2 máquinas com esta MOB e processadores Core 2 Duo E8400 e o problema apareceu também na segunda, decidi agilizar os procedimentos. Antes de começar, repentinamente, um HD Samsung SATAII de 500GB não foi mais reconhecido por uma das MOBs e após estressar exaustivamente pentes de memória e processador com tudo q tem de diagnóstico, conclui q deveria afunilar meus testes em motherboard e fonte. Claro que uma atualização da BIOS seria um dos primeiros passos, já que tal HD não sendo reconhecido na MOB 1 era tranquilamente reconhecido na MOB 2.

    Para minha surpresa, ao entrar no site da PCWare http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=57&Itemid=5 eu descubro q houve uma atualização para a BIOS em 19.04 deste ano, justamente um pouco antes de meus problemas começarem... Sugestivo?? É nada! Tem mais! Ao entrar no link de Download de Manuais, verifico q a PCWare lançou uma atualização para o manual desta MOB na mesma data em q foi lançada a nova BIOS e ainda uma outra atualização 2 meses e 5 dias depois, ou seja, em 24.06.10 (10 dias antes deste post). O q será q aconteceu com esta MOB para ter seu manual atualizado 2 vezes em tão curto espaço de tempo?? Isto é mais sugestivo ainda!!! Já que os caras lançaram a segunda atualização tão rapidamente que se esqueceram de apagar do site o link para o manual de 2 meses e 5 dias atrás!!!! Quem consultar o link poderá checar a duplicidade: http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=39&Itemid=5 mas eu guardei um screenshot com isto! É só me pedir!

    Como na época em q comprei estas máquinas numa super-oferta da Space BR no Comprafácil o preço estava excelente, indiquei para vários clientes esta oferta e 3 deles acabaram comprando... além das minhas 2 tenho mais 3 MOBs idênticas espalhadas por aí... Não é q semana passada um destes clientes me liga apavorado com uma tela azul da morte q lhe apareceu no meio de uma operação gráfica?!?! Eu guardei os códigos de erro da BSOD (F4 e 7B) e resolvi por telefone, sem aprofundar muito na questão, mandando desligar tudo da tomada e dando um Boot. Porém, somando as descobertas no site da PCWare a todos estes sintomas nas MOBs irmãs, fiquei encasquetado de que um time-bomb em massa estaria pipocando em todas as PW-945GCX de meu conhecimento. Um outro detalhe importante é q no link para download consta que desde q a BIOS foi disponibilizada houveram 4904 Acessos para baixá-la... isto entre 19.04.10 e hoje 04.07.10 ==> em 75 dias 4904 pessoas baixaram esta atualização ==> Uma média de 65 downloads por dia... Vamos convir que é gente atualizando a BIOS q não acaba mais! Desde quando um update de BIOS se tornou essa coqueluche?? E mais.. alguém sabe dizer pq a página inicial da PCWare está com o link FAQs desativado??

    Eu atualizo BIOS faz tempo, e normalmente ao baixar o arquivo com a BIOS vem somente o *.ROM pertinente e a gente deve procurar o programinha q escreve isto no chip. Depois de baixar a BIOS do site PCWare eu não abri o 945GCX-BIOS.rar (q já inclue o AFUDOS) e pensei q deveria procurar por minha conta, estranhando q o site da PCWare não fizesse nenhuma referência a isto. Naõ é q ao pesquisar por isto no Google acho inúmeros relatos de pessoas q tiveram problemas ao atualizar esta BIOS e choram as pitangas por ter perdido a MOB!

    ...

    ResponderExcluir
  21. Até no Notepad dá para abrir o novo 8B2427S3.ROM correspondente a esta atualização de 19.04.10 (embora o arquivo descompactado acuse que é de 24.11.08) e ainda assim a primeira palavrinha inteligível no texto será "Lenovobios". Após descartar a fonte de alimentação como possível problema, meu próximo passo será encontrar as diferenças entre os manuais disponibilizados e partir para a atualização da BIOS sendo q não tenho nada melhor para tentar.

    Vou experimentar os parâmetros para ignorar os alertas e forçar a atualização... e prometo q vou contar o desfecho... mas eu gostaria muito de alguma opinião gabaritada a respeito disto, especialmente dos seguintes assuntos:

    - Além do site PCWare, existe alguma (outra) fonte confiável do onde possa ser baixada a BIOS correta para esta Motherboard?


    - Quem guardou a última atualização antes de 19.04.10 sabe dizer se existem diferenças entre o arquivo disponibilizado atualmente e seu backup?


    - Alguém saberia me indicar qual a melhor Motherboard para aproveitar ao máximo as capacidades do excelente processador Intel Core 2 Duo E8400 @ 3.00GHz num Windows 7even x64 com 4 GB de Ram e q não seja do fabricante PCWare?? ; )

    Obrigado a todos pela atenção. Em 3 ou 4 dias estarei de volta. Ass: Miguel

    ResponderExcluir
  22. Vcs acham q seria interessante para a PCWare ter descoberto uma falha na arquitetura da MOB e depois fazer os usuários acreditarem q não funciona mais pq a atualização da BIOS foi mal feita pelo próprio usuário???

    ResponderExcluir
  23. Parece que o tópico continua mais atual que nunca.
    Esse mês (11/2010) um cliente me trouxe um pc Zmax com essa mal falada 945GCX.

    Segundo o cliente o problema do desligamento apareceu desde o início, mas bastava um reset (no botão) ou desligar a alimentação que a máquina ligava 'normalmente'.

    Agora 'morreu' do nada, liga todas fans, tem energia nos conectores USB frontais e SATA não tem energia no painel traseiro e parei a checagem por ai.

    Alguma sugestão de BIOS?

    ResponderExcluir
  24. Elton, usa esta aki:

    http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=57&Itemid=5

    Jefferson, vc viu os alertas nas páginas da PCWare como esta:

    http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=15&Itemid=5

    nos quais sugerem "A PCWARE não recomenda alterar o sistema operacional de sua placa-mãe 945GC para o Windows 7. A PCWARE não pretende lançar drivers ou softwares do Windows 7 para modelos de Motherboard não mencionados na tabela."???

    Eu instalei um Seven 64 bits da NVidia e a mobo funciona... só q estou com um probleminha de Express Root Port - 2771 que faz com que minha GEForce GT220 não seja reconhecida como tal...

    Acreditas q esses alertas tenham a ver com isto?

    ResponderExcluir
  25. Bons dias, só pra atualizar o tópico:
    - Essa pcware 945gcx não aceita hd Samsung 500gb modelo hd502hj/sra (HD novo e funcionando) ...

    O post demora à aparecer ficando na ridícula tela "PCWARE" , e depois de alguns minutos aparece a mensagem de erro de disco, press F1.

    Atualizei a bios, desabilitei IDE no setup,fiz várias alterações sem sucesso... enfim como último suspiro levei um pedaço de pernil com farofa na encruzilhada e acendi uma vela de 7 dias, quando a vela acabar testo novamente, por enquanto troquei essa placa tupiniquim da china por outra de melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  26. Galera, to com uma placa dessas aqui e preciso atualizar o BIOS, baixei o arquivo de atualização com a data 19/04/2010 ao abrir o arquivo rom me deparo com "lenovo" aqui já comentado.
    Minha dúvida é: Alguém conseguiu atualizar esse BIOS com sucesso?
    Se sim... COMO?

    ResponderExcluir
  27. Olá amigos, li várias vezes este post antes de atualizar a bios da minha placa pcware pw-945gcx, e buscando pela internet encontrei várias versões desta bios que são compatíveis com a mesma.

    Gostaria de indicar aos colegas que vejam as versões disponíveis no site da MSI para esta placa:
    http://www.msi.com/product/mb/945GCM5-F-V2--FSB-1333-.html#/?div=BIOS
    Notem que existe uma versão datada de "2009-06-02", a qual utilizei com sucesso.

    Fiquei entusiasmado porque esta versão acima habilitou diversos recursos que antes tanto a original da placa como a última do site da pcware não habilitam, como por exemplo controles de multiplcador do processador, entre outras.

    No entanto, estranhei muito a data ser mais recente mas a versão ser inferior.

    Devo também reportar que meu mouse PS/2 parou de funcionar, mas eu só uso linux então não sei se pode ser alguma configuração que eu deva refazer em nível de SO.

    Enfim, recomendo que baixem a versão indicada no site que postei acima e utilizem para um upgrade sem medo (porém por sua conta e risco), podendo inicialmente usar a opção "/K" para atualizar apenas os blocos "não críticos".

    Abraços a todos e parabéns pelos comentários que me ajudaram bastante!

    ResponderExcluir
  28. Bom, cheguei meio "tarde" aqui, li todos os posts e resumindo: tenho essa 945gcx da pcware a um bom tempo (levando em consideração tudo o que li sobre ela e o suporte que nos é dado no site, diria que estou na verdade a tempo demais já com essa placa, não vejo a hora de trocar), acho que peguei ela em 2007 ou 2008, não tenho certeza se tive problemas de desligamento quando peguei um cd2 7500 mas acredito que sim e por isso atualizei a bios e me lembro que deu tudo certo, o logo da pcware que aparece quando você liga a máquina(tenho problemas de travamento nessa parte também, mas nada que um reset resolva) ficou com maior resolução e tava tudo bem, até eu ter pego um western digital caviar blue de 500gb e sata 3(até então usava um ide 80gb maxtor), li no site que a placa dá suporte a sata 2 então fiz o jumpeamento no hd para limite de 3bgps e formatei o hd e instalei o windows 7, o problema foi que o sistema ficava "engasgando", parecia que tava normal mas era tentar passar um arquivo(+/- 4gb)do pen drive ou do hd ide para o sata(ou arquivo do hd para outra pasta mesmo) que ele dava uma travada e depois quando voltava a taxa de transferencia era de 1mb/s, o computador estava claramente instavel, fiz algumas mudanças na bios e nada. decidi formatar de modo lento e por o xp, pra minha surpresa...o computador ficou normal(lembrando que eu não instalei nenhum driver adicional para o sata ser usado no xp, como não tenho muito conhecimento sobre o assunto acredito que deva estar sendo emulado, e reconhecido como ide, até pq na bios não tem nenhuma opção contendo o termo sata para que eu pudesse alterar e o hd sata tanto com o xp ou 7 era reconhecido como ide)
    usava o 7 no hd ide e ia tudo tranquilo, useio xp com o hd sata e as transferencias de arquivos grandes ocorreram sem problemas. gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido e porque meu hd sata está aparecendo na bios como "primary ide ...e não lembro o resto".minha fonte é uma seasonic 520w, memória 2gb markvision 667 caso alguém ache que possa ser algum dos dois(no caso acho dificil essa fonte ser a "fonte" do problema).
    atualizei o chipset com o windows 7 para ver se ia mas nada resolveu, só o xp resolveu, mas o xp não me interessa mais, estou pensando em atualizar a bios pois li em um outro forum sobre um problema em uma pcware 945gcx e o cara mencionou uma opção na bios que tinha o termo sata e na minha não encontrei nada e procurei em tudo. eu considerei que poderia ser o hd, mas já formatei 2x com o xp e por enquanto está "bom", só seven que trava.
    acho que vou baixar a bios do site da msi queo stanis mencionou, o problema é essas coisas sobre versão da placa que li aqui, vou tentar descobrir como saber isso, pois a minha é antiga. vou ficar nervoso(mais) se a placa morrer, mas não vou conseguir ficar no xp, acho que vou pagar para ver, se alguém ler isso e puder responder qualquer coisa sobre o assunto eu agradeço. ultima coisa, em uma das vezes tentando ligar os dois hds a placa simplesmente não iniciava, depois mesmo testado só com um ela não ia, fiz o clear cmos pelo jumper e não dava certo, tirei a bateria e esperei um pouco, ae coloquei de volta e a placa voltou. acredito ter feito o jumpeamento certo, afinal, não é uma coisa dificil mas só consegui retirando a bateria.
    abraços

    ResponderExcluir
  29. Estava com o mesmo problema, minha placa não desligava o cooler e ainda travava quando o Windows fazia logoff.
    Baixei a bios do site da Pcware e estava dando erro de id. Forcei a atualização com o comando " AFUDOS 8B2427S3.ROM /P /X" e funcionou. Agora ela desliga normalmente.

    Obrigada galera!

    ResponderExcluir
  30. Colegas, estou com esta placa PW945GCX da PC WARE e não estou conseguindo acessar a Bios nem por Decreto... Por tudo que li aqui neste ótimo blog, terei que fazer uma atualização da bios mas, aí que está o problema. Como faço isso se o PC não está funcionando normal???? Desculpem minha ignorância é que nunca fiz uma atualização de bios então.... Peço a gentileza de postarem um tuto pra que eu possa seguir...
    Agradeço antecipadamente a voceis.

    ResponderExcluir
  31. Paulo Sérgio8/1/12 18:08

    Essa placa PW-945GCX é mesmo amaldiçoada! Tenho duas placas dessa em meu conhecimento, uma minha mesmo, e outra de cliente, que começaram a dar problema com a controladora SATA. A minha quando está "fria" (primeira ligação do dia, por exemplo), ao iniciar pelo windows 7, leva uma eternidade para iniciar o sistema e, se o pc for desligado antes de concluir o processo de boot, ela corrompe a inicialização do mesmo. Na do meu cliente, ela simplesmente não aceita mais HD SATA, somente IDE. Recentemente, testando minha placa, descobri que a única forma de evitar que ela corrompa o sistema é desativando as portas USB. Agora, alguém saberia me dizer o que tem a ver USB com HD? Tá certo que pode ser um conflito, mas de uma hora pra outra?? Então, apesar de ser uma placa já antiga e certamente fora de mercado, é uma placa ainda muito presente e a PCWARE deveria se dignar a fornecer alguma explicação para o problema.

    ResponderExcluir
  32. Finalmente, descobri qual é o modelo original da ECS baseada na qual a PW-945GCX é "feita". A placa mãe é a 945GCT-M (V2.0), que pode ser encontrada nesse link:
    http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?CategoryID=1&DetailID=817&DetailName=Feature&MenuID=24&LanID=0
    Se quiser comparar, dê uma olhada nessa foto do site da Digitron:
    http://www.digitron.com.br/2.0/components/com_virtuemart/shop_image/product/PW_945GCX_4a856786a650a.gif
    Então, para atualizar a bios, sem "matar" a placa mãe, é só baixar o bios do site da ECS acima, forçar a atualização da bios, e depois de reiniciar, caso seja apresentada uma mensagem sobre suporte do processador, aperte Y, depois DEL, salve as configurações e seja feliz. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  33. Encontrei uma outra placa mãe, que creio ser mais idêntica à malfadada PW-945GCX: 945GCT-M/1333(V3.0), cujos downloads podem ser encontrados no seguinte link:
    http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=830&CategoryID=1&MenuID=16&LanID=0
    Com a atualização anterior eu tive um problema com o reconhecimento do processador, que passou a funcionar com velocidade reduzida.
    Com essa bios, resolvi esse problema.

    ResponderExcluir
  34. caramba, estou fritando minha mente pra atualizar essa bagaça..
    pqp.

    ResponderExcluir
  35. Essa Mobo chegou em minhas mãos, e após trocar o processador Intel Celerom D430 pelo E3400 aconteceu o caso dos cooler. Notei que ela está com HD SATA e Gravador IDE. Instalei o Win7 HP x32 e ele roda sem problemas. O pior é que no site da PCWARE não tem nada de BIOS, arquivo nenhum.

    ResponderExcluir
  36. Usei a BIOS 8B2427S3.ROM para atualizar a PW945GCX, mas antes aconselho usar o aplicativo AFUWIN.exe para copiar o BIOS atual a título de segurança. Faça o Disquete de Boot e então use o comando AFUDOS 8B2427S3.ROM /P /X indicado pelo (A Silveira). Aqui tb deu 100% de correção nos Coolers parando com a fonte desligando. Visite tb o site www.bootdisk.com e obtenha outros Boots personalizados, uso um inicia o micro e prepara o drive de CD.

    ResponderExcluir
  37. Testado e aprovado a ultima dica do amigo Paulo Sérgio. Coloquei a BIOS ECS do link http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=830&CategoryID=1&MenuID=16&LanID=0
    e o comando AFUDOS 871827A1.ROM /P /X e funcionou td certinho. Observei que a 1ª tela da BIOS ficou mais rapida. Recomendo fazer o bakup antes (AFUDOS /o old.rom) letra ó.

    ResponderExcluir
  38. PERFECT!
    Fiz a atualização da BIOS recomendada pelo Paulo Sérgio e sacramentada pelo Douglas usando o AFUWIN e deu tudo certo. Agora a máquina desliga corretamente! Enquanto usava um Celeron D não tive problemas, mas foi trocar o processador para Core2Duo que não desligava mais. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo aqui tambem deu certo usei o AFUWIN

      Excluir
    2. eu tbm usei o afuwin e deu certo!

      Excluir
  39. Primeiramente peço desculpas por desenterrar um assunto antigo para deixar aqui o meu relato de que a solução apontada pelo colega Paulo Sérgio (de usar o BIOS da ECS 945GCM-T/1333) funcionou aqui também. Resolveu meu problema com essa placa que era de o boot via USB ser muito lento. Saudações.

    ResponderExcluir
  40. PQP, placa do kapiroto, essa disgraça ainda existe em pleno 2015, peguei uma hoje e vasculhei a net para encontrar uma BIOS pra essa minzéria q não aceitava uma placa de vídeo ASUS GEFORCE 210, fiz a atualização citada pelo Paulo Sérgio, ela funciona em partes, da vídeo na parte do boot mas quando chega na hora de carregar o windows 8.1 tanto para instalar como para entrar no dito ja instalado ele aparece a bandeirinha e aparece 2 bolinha do circulo que fica rodando quando esta carregando mas logo para e tipo reinicia, o teclado pisca como no boot mas não aparece mais nada no vídeo. ja a placa anterior uma GF 9600 funciona normal.

    ResponderExcluir
  41. galera estou aqui com a famigerada 945gcm que não desliga com um 2duo, seguindo o exemplo do Paulo Sérgio o afuwin não funicona no W7 x64. e via dos todos os comandos dão errro! Alguma dica/?? Esse afuwin roda no xp??/

    ResponderExcluir
  42. testei o afuwin no xp e da erro id incorreto. alguma sugestão??? alguem tem uma bios que rode legal com o 2 duo para me passar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego no app marque a opção "do not check Rom id"

      Excluir
    2. Obrigado viajemdamente,já havia tentado de tudo...mas sua dica foi oq realmente funcionou...!

      Excluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.