-->

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

reCAPTCHA: o "bem maior" por trás do incômodo.

Todo usuário avançado de computadores já deve estar bem ciente do objetivo de um CAPTCHA: proteger o site/serviço contra uso automatizado (SPAM, roubo de informações, leeching, etc). É um incômodo que toleramos porque é necessário para garantir a viabilidade do site/serviço.

O projeto reCAPTCHA vai além disso. Cada resposta que você dá está contribuindo no esforço de digitalização de publicações (tudo publicado antes da era da informática) iniciado pela Google. No momento reCAPTCHA está terminando a digitalização de 130 anos de edições do The New York Times.

Em um CAPTCHA como este:



Uma das palavras é conhecida pelo sistema e a outra foi digitalizada e não pôde ser entendida. Se você responder a palavra conhecida corretamente o sistema considera que você tenha acertado ambas e deixa você prosseguir, mas a palavra desconhecida só é considerada decifrada se outras pessoas responderem a mesma coisa.

Estou pensando em colocar reCAPTCHA em todos os downloads do meu site, só para contribuir com o projeto.

7 comentários:

  1. O Projeto reCAPTCHA daria um belo salto se fosse adotado por esses serviços de hospedagem de arquivos populares (MegaUpload etc).

    Outro ponto positivo do reCAPTCHA é que, na grande maioria das vezes, uma palavra real é apresentada (ou próximo disso). Para o usuário, é extremamente mais confortável lidar com isso do que um amontoado aleatório de letras e números distorcidos e em várias cores. Deixa de ser um obstáculo e se torna parte do processo.

    ResponderExcluir
  2. Úvatar,

    Hotfile já usa reCAPTCHA. Não sei quanto aos outros.

    ResponderExcluir
  3. O problema é que não é tãaaao simples. Eu vou ter que parar para estudar algumas coisas novas em PHP. Será feito, mas não me perguntem quando! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. Não sabia disso.
    Pode usar sem problemas, eu adoraria participar deste projeto.

    ResponderExcluir
  5. Uso no fórum que administro. Acho uma boa alternativa para os captchas horríveis que tem por aí.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da brincadeira. Vou trocar todos os captchas de meus sites pelo reCaptcha.

    Eu andei usando um sistema free em php que encontrei nos foruns de ajuda de php. Como meus sites todos estão em php não creio ser difícil adaptar.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.