-->

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Como descobrir de onde veio (ou o que danado representa) uma foto.

Eu tenho essa necessidade de vez em quando. Esbarro em uma imagem na internet e fico me perguntando:
  • O que danado é isso?! Ou sua variante: "O que eu deveria estar vendo?"
  • Qual e a história por trás dessa imagem?
  • Quem são as pessoas na foto?
  • Quem é o autor da imagem?
  • Etc.

Perguntas a respeito de imagens ainda são um tanto complicadas de expressar no Google (leia-se: não dá), por isso fiquei surpreso e animado ao encontrar neste post do Engadget uma referência ao serviço TinEye.

Comentaram sobre o serviço justamente porque muita gente queria saber (incluindo eu), o que raios é isso:



Ficaria perfeito como papel de parede do PC da sua sogra, não ficaria? ;-)

TinEye ajuda a responder essa questão e muitas outras. Basta fazer o upload da imagem ou dar o link onde ela se encontra. TinEye procura no seu banco de dados tanto por imagens idênticas quanto modificações dela. Pequenas alterações, mudanças no tamanho e formato aparentemente não enganam o algoritmo.

Por exemplo, esta foto de Emma Watson tem marca d'agua de "Emma Watson Online":


Mas será que eles são mesmo os detentores do Copyright? TinEye é capaz de encontrar uma versão sem a marca d'agua? Sim, é capaz.

E fica ainda melhor. Se você alimentar o TinEye com esta outra imagem:


Obtém estes resultados. Perceba a significativa diferença entre as imagens, mas ainda assim o TinEye acertou.

Infelizmente, o serviço não é perfeito (meus blogs não estão indexados por ele, imagine... :-P), mas já dá para fazer muita coisa. Agora há pouco eu fiquei curioso para saber a origem de duas imagens publicadas no Meio Bit. Esta "não foto" (óxente!) da mesma Emma Watson:


E esta caracterização do troll médio:


Clique nas imagens para ver o que estava lendo quando as encontrei.

Ambas estão indexadas pelo TinEye. Se você prestar atenção à segunda vai notar que a imagem na tela é uma montagem. TinEye ajuda a encontrar uma versão menos editada:


Infelizmente muitos resultados são em línguas indecifráveis ou estão em páginas que requerem registro para ver (só spiders como o TinEye tem acesso, como é normal) então encontrar outras referências à imagem pode ser apenas o começo de uma longa pesquisa.

Mas francamente é muito melhor do que nada, não é mesmo?

Para ficar muito melhor, basta a Google comprar a Idée...

3 comentários:

  1. E esqueci de dizer que existem plugins para facilitar a busca de imagens, compatíveis com todos os browsers que suportam extensões, incluindo o Firefox!

    ResponderExcluir
  2. Também esqueci de mencionar que é surpreendente que a Google tenha um algoritmo para reconhecer rostos em fotos, mas não faça o que o TinEye faz.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.