-->

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Wallpaper para quem usa múltiplos monitores.

O Windows tem suporte a múltiplos monitores desde o Windows 98SE, mas pelo menos até o XP tem a absurda limitação de não poder exibir um wallpaper diferente em cada tela. Pelo menos não de forma nativa, pois como Raymond Chen explicou em seu blog, isso ainda pode ser feito por meio de um truque, que consiste em criar uma única imagem grande, cuidadosamente montada, que irá "vazar" pelos monitores extras. O Painel de Controle da Nvidia explora isso, mas se você não usa Nvidia ou quer ter um pouco mais de flexibilidade os programas a seguir podem ajudar, pois todos sabem como fazer isso. E eles também funcionam para quem tem apenas um monitor.

Todos os programas listados são gratuitos ou tem uma versão gratuita com a funcionalidade necessária.
  • John’s Background Switcher (JBS) - O melhor que conheço. Configure Change Every para "30 segundos" e experimente as opções em Picture Mode. Eu fiquei especialmente impressionado com Create Polaroid Pile e Create PostCard Pile. Não esqueça de explorar as possibilidades clicando em More. Edit: Tem o grande defeito de requerer o maldito .NET.

    Exemplos das montagens feitas pelo programa quando configurado para Create...Pile. O Programa gera um para cada monitor:









    Edit: Em um computador modesto JBS pode usar CPU demais. No meu Celeron E3200 o JBS dá uns surtos de 30% da CPU a cada vez que que muda o wallpaper. E montagens consomem mais CPU por mais tempo.Se o intervalo entre mudanças for alto o consumo pode ser considerado desprezível.

  • Display Fusion - Mesmo a versão gratuita já tem o suporte necessário para exibir um wallpaper diferente em cada monitor, mas tem um grande defeito: requer também o maldito .NET (v2.0). 
  • Random Background - O mais simples de todos. Bem simples mesmo.

Sites com papel de parede

O problema de papéis de parede "prontos" é que para o efeito funcionar corretamente é preciso que os monitores sejam do mesmo tamanho e resolução e estejam lado a lado. Se esse é o caso e você não quer instalar nenhum programa, dê uma olhada no que esses sites oferecem:

7 comentários:

  1. Este é outro site muito bacana para Imagens não somente de Dual Monitor - mas que exploram o máximo em resoluções e tipos.


    http://interfacelift.com/wallpaper_beta/downloads/date/any/

    ResponderExcluir
  2. Será que já existem Wallpapers desse tipo para dual-monitor, sendo ambos os monitores Full HD? Seria sensacional... descobre pra gente e atualiza o post! Não creio que tenha, e se tiver deve ser BEM difícil de achar, afinal a resolução vai pra quase 4000x2000 né?

    []s

    ResponderExcluir
  3. Eu posso estar enganado - ou nao soube fazer as contas corretas.

    Mas 2 monitores FullHD é

    3840x1080

    Afinal é 1920 de Largura por 1080 de altura

    2 Monitores full, dobra a largura a altura é a mesma.

    Os maiores que vi foi 2560x1600, que alias acho que é a resolução do Apple CinemaDisplay de 30"

    ResponderExcluir
  4. Dúvida off: Resolução de 1680x1050 pode ser considerada FullHD? Meu monitor é de 22" e chega a esta resolução, mas já vi monitores deste mesmo tamanho que chegam à resolução de 1920x1200.

    ResponderExcluir
  5. Desculpa galera, Ygor Almeida tem razão, postei errado multiplicando a altura também por 2, isso seria 4 monitores Full HD (que só de imaginar... hehe sensacional também). Era o sono. Mas o certo é isso aí que ele falou mesmo: 3840x1080.

    Mas então, alguém sabe da existência de Wallpapers assim? Deveria já existir, pois esses monitores estão bem baratos atualmente, ficando relativamente fácil alguém comprar 2 full HD

    ResponderExcluir
  6. Hawk,

    O que se chama de "FullHD" não é normatizado, mas no meu entendimento algo "FullHD" precisa ter pelo menos 1080 linhas.

    ResponderExcluir
  7. full hd é resolucão 1920x1080

    diferente disso apenas HD para abaixo.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.