-->

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O consumo de energia de um K6-2 500.

Lembrando que as medições do PMM2010 tem uma margem de erro na leitura de +-5W

Hardware
  • Processador AMD K6-2 500MHz;
  • Motherboard PC-Chips M598LMR;
  • 256MB de RAM PC133;
  • Placa de vídeo PCI baseada em ATI Rage Pro (o video onboard da M598LMR parecia estar com defeito quando comecei o teste);
  • Placa de rede PCI baseada em Realtek 8139 (somando-se à onboard);
  • HDD 2.5" IDE 6GB Toshiba MK6015MAP;
  • HDD 3.5" 10GB IDE Seagate ST310014ACE;
  • Drive de CDROM Creative CD5233E;
  • Fonte vagabunda AT sem identificação de modelo;
Os dois HDDs indicados nunca são usados ao mesmo tempo. Testes com processador configurado para 475MHz

Com HDD de 2.5"
  • Parado no Setup (drive de CD aberto): 40W
  • No prompt do BrazilFw, rodando do HDD 2.5", conectado à rede mas sem tráfego: 20W
Com HDD de 2.5"
  • Parado no Setup (drive de CD aberto): 40W
  • Inicializando o Windows: 30 a 40W
  • Em idle no Windows 2K: 20W
  • Rodando o SuperPI (100%): Oscila entre 40 e 50W

Com HDD de 3.5"
  • Parado no Setup (drive de CD aberto): 50W
  • Inicializando o Windows: 40W
  • Em idle no Windows 2K: 30W
  • Rodando SuperPI (100%): 50W

Notas
  • O drive de CD precisa ficar aberto porque, por exemplo, parado no setup e com um CD dentro ele pode girar sem necessidade (aconteceu nos meus testes), consumindo cerca de 10W a mais;
  • Mais tarde eu descobri que o video onboard não estava com defeito e refiz alguns testes sem a placa PCI da ATI. Em um dos casos a medição ficou 10W menor, mas em vários outros permaneceu inalterada, o que me leva a supor que a placa ATI consuma em torno de 5W;
  • É espantoso como o K6-2 roda extraordinariamente frio para os padrões atuais;

4 comentários:

  1. Jefferson, permita-me uma pergunta "besta" mas porque configurou o clock para 475MHz ao invés dos 500MHz nominais do processador?

    E sim, realmente K6 roda bastante frio para o padrão dos processadores de "prateleira" atuais.

    Eu tenho um K6-III que fica ali na bancada, e esta a calmos 38 graus.

    Mas tenha em mente que existem processadores atuais que não esquentam tanto. Eu tenho um Opteron 170 (que não é tão velho) que agora nesse exato momento com uma carga de CPU variando entre 50 e 60% esta a não tão tórridos 48 graus. Se fosse o meu velho athlon xp, estaria nesse momento lá nos seu 60 ou 65 graus.

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    A resposta é mais besta ainda: Eu me enrolei com a escolha de frequência X multiplicador no setup e simplesmente perdi a paciência :P

    Muito tempo sem precisar fazer esse tipo de coisa e a idade chegando dão nisso...

    Como esse computador foi literalmente salvo do lixo e eu não sabia porque havia sido jogado lá, decidi que também era prudente trabalhar algum tempo um pouco abaixo da velocidade nominal.

    E tenha em mente que o K6-2 usa um cooler ridiculamente pequeno e silencioso. Alguns processadores mais recentes até conseguem ficar na mesma temperatura, mas às custas de um monstro barulhento.

    ResponderExcluir
  3. Caro Jefferson,
    Já tive um desses e me arrependo até hoje de ter me desfeito dele. Rodava que nem um relógio suiço. O conjunto era muito bom. Foi uma das primeiras bolas dentro que a AMD deu (ótica minha). Um abraço, teu blog é 10!

    ResponderExcluir
  4. Nesta placa-mãe(m598) mesmo se for colocado o multiplicador 5x100, ela não vai colocar o processador realmente trabalhando a 500mhz e sim a 475mhz como se fosse 5x95mhz,é um bug dela, quem tiver dúvidas do que falo testa com o aida32, o sandra, e o everest(para não dizer que é bug dos programas), eu tenho duas m598 aqui ,consegui colocar para rodar o xp e ativar o udma dela e ficou usável, mas se você comparar a uma fic va503 ou uma asus p5ab ou asusp5sb, esta placa é uma carroça.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.