-->

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

HDCP: Paranóia que só atrapalha o consumidor.

Edit: Para os leitores que não sabem ainda, HDCP é um protocolo de proteção contra cópias usado nas conexões HDMI e DVI que só permite a transferência de dados se todo o caminho (player, receiver, switch, etc.) da fonte até o display for compatível e "autorizado". Geralmente o HDCP só é ligado quando a fonte (o player) determina que o conteúdo deve ser protegido.

Hoje um cliente me pediu para verificar a viabilidade de instalar um monitor no seu receiver Harman/Kardon AVR254. O objetivo era evitar ter que ligar o projetor e baixar o telão para efetuar tarefas simples, já que nesta sala não existe TV. Logo constatei que no AVR254 saída "monitor" é o que não falta. Ele tem:
  • S-Video;
  • Video Composto;
  • Video Componente;
  • HDMI
Então eu conectei um dos monitores do cliente (uma TV de 5" com entrada AV) à saída video composto do receiver e pusemos um disco no blu-ray player SONY BDP-S550. Para nossa decepção não foi exibida imagem nenhuma (nem mesmo o background gerado pelo player) e o receiver mostrou a seguinte mensagem:

"COPY PROTECTED INPUT
USE HDMI OUT"

Desconfiado que que isso podia ser uma "desculpa" do AVR 254 para não fazer a conversão HDMI->Video Composto, testei de novo usando a saída DVI de um macbook, que eu tenho boas razões para acreditar que não tem HDCP ativo exibindo o "desktop". E desta vez apareceu imagem no monitor. Realmente a imagem não aparece porque o BD player não autoriza.

Depois acham que eu estou exagerando quando digo que o desaparecimento dos gravadores de DVD é fruto de uma conspiração. Video Composto é a saída de menor qualidade existente, que nem suporta alta definição e está sujeita a diversos tipos de problemas com cor, "sharpness" e contraste, mas mesmo assim você não pode usá-la para ver conteúdo protegido? Edit: O que me dizem as pessoas que não acreditam que gravadores de DVD limitados a entradas de vídeo composto (a maioria) incomodam a indústria do entretenimento?

A saída para meu cliente é descartar os dois monitores que ele vinha usando normalmente no seu antigo receiver e comprar um monitor LCD que tenha DVI ou HDMI com suporte a HDCP. E providenciar uma montagem para ele no rack, porque outro problema é encontrar um monitor com essas características que tenha menos de 19". O maior monitor convencional dele, uma SEMP Toshiba 1022 portátil CRT de ótima qualidade de imagem, tem 10" e é relativamente fácil de encaixar no rack.

O mais assustador é ver que o player da SONY aparentemente ativa o HDCP até mesmo sem disco inserido.

8 comentários:

  1. Esse HDCP é uma verdadeira praga! Tenho um projetor Infocus X3 com entrada HDMI(através de adaptador) que infelizmente não tem compatibilidade com HDCP. Comprei um DVD player philips-DVP 5965(por causa do HDMI+USB+DIVX+upscale) e fiquei ancioso para ver se os DVD´s com upscale tinham alguma melhora na qualidade de imagem e pra minha frustração recebi uma mensagem do tipo "DISPLAY HDCP INCOMPATIBLE". Tudo bem que o player, em 480p, já me dá uma imagem muito boa, mas um dos motivos de escolher ele foi o upscale, que até hoje não tive chance de avaliar.

    Achei uma mancada muito grande habilitar HDCP em um DVD player levando-se em conta que o HDCP foi desenvolvido para proteger conteúdo de alta definição! Desde quando um DVD com upscale se tornou conteúdo de alta definição? Gastaram dinheiro para desenvover o blu-ray à toa?

    Fica aqui o meu protesto contra essa "anomalia" tecnológica denominada "HDCP"!!!

    Valew!!!

    ResponderExcluir
  2. Intruder_A616/10/09 22:50

    São estas coisas que me fazem pensar:

    Compensa pagar uma fortuna para ter um leitor de Bluray cheio de restrições e de enorme custo, enquanto que se acha na Internet centenas de filmes em alta definição que não tem bloqueio ou restrição de alguma espécie, e o melhor de tudo, de graça ???

    A minha opinião é que não, e até já encomendei um Media Player fullHD ( no Ebay, e deve demorar mais umas 3 semana para chegar ) para ver os filmes que baixo na Internet, sem precisar plugar o computador na TV, com controle remoto, e ainda servindo como gaveta de HD e servidor de arquivos ( e o melhor de tudo, gastando menos de 20W ).

    ResponderExcluir
  3. Intruder,

    Pois é. Se eu quiser assistir a um DVD-Video na minha Philips Cineos 29PT8422 com o upscale do Proview DVP-858 eu preciso fazer uma cópia em DVD-R, porque com o original eu sou proibido de fazer o upscale.

    ResponderExcluir
  4. Intruder A617/10/09 06:49

    Com este tipo de atitude eles vão acabar matando o Bluray. Mas eu não teria nada a lamentar, a não ser que ficaria mais difícil baixar filmes em alta definição ( os blurays costumam ser a fonte principal dos filmes na Internet em FullHD ).

    A Sony adora tratar os consumidores como gado de corte e vender coisas cheias de restrições ( DRM e outras sandices ).

    ResponderExcluir
  5. Se você achar um monitor pequeno com HDMI ou DVI, por favor poste a dica. Eu tenho um problema semelhante ao do seu cliente: sala com projetor, sem TV, e não quero ligar o projetor só para escutar música (eu toco música no media player, e preciso navegar visualmente pela GUI). Por enquanto, resolvo o problema controlando o media player remotamente com um notebook.

    ResponderExcluir
  6. O que vc´s estão enfrentando é um típico problema da fase de transição no qual estamos passando.

    O HDCP é algo bem natural, e do meu ponto de vista, necessário para proteger a tecnologia.

    Uma vez que o legado desaparecer de sua residência, vc não terá qualquer problema com o HDCP.

    A maioria de vc´s devem enxergar o fato de ter que trocar seus equipamentos 100% funcionais, como um disparate. Eu não vou discordar a respeito....mas esse é o revés de vivermos em uma fase de transição de tecnologia.

    ResponderExcluir
  7. Geno, realmente o HDCP protege a tecnologia. Milhares de tecnologias protegidas são baixadas a todo momento por um meio chamado torrent...

    Eu não vou dizer que baixar filmes é correto ou legal. Mas é óbvio que o usuário que paga é o único prejudicado por essas "proteções da tecnologia".
    Quem baixa o filme não precisa se preocupar com HDCP. Quem baixa o jogo pra PC não precisa se preocupar em ficar enfiando o disco do jogo toda hora que quer jogar, ou em alguns casos estar conectado na internet.
    Quem baixa o Windows não precisa se preocupar quando for trocar algum peça da máquina se a licença OEM dele permite isso ou não, ou ficar lendo o que ele pode ou não pode fazer com a licença que ele pagou.

    Em suma, quem quer copiar, copia e pronto. Só quem paga o pato por essa paranóia de "proteção" são os consumidores que pagam.

    A única e HONROSA exceção é o PS3, que eu tenho com muito orgulho. Não permite cópia e até hoje nunca me encheu o saco com "proteção". Sinal de que a Sony também é capaz de fazer algo que proteja os interesses dela sem prejudicar os do consumidor.

    ResponderExcluir
  8. evb62,

    Até o momento, o menor e mais barato que já encontrei com HDMI foi o AOC L19W931. Mas por R$799 ainda está muito caro. E 19" ainda parece bem grande para essa aplicação.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.