Quando eu tento mover ou renomear uma pasta e recebo a mensagem de acesso negado, às vezes é complicado descobrir que processo está usando essa pasta e algumas vezes tive que reiniciar o PC porque apesar de ter (supostamente) fechado todos os programas que poderiam estar fazendo o bloqueio, este persistia.
Ontem eu descobri um jeito mais simples: o freeware Unlocker.
Nota: Eu tenho a impressão de ter usado uma versão anterior do Unlocker há muitos meses, mas não devo ter ficado impressionado com ele na época, para não tê-lo colocado em meu "cinto de utilidades".
Unlocker não apenas "quebra" o link entre processos. Ele mostra a você antes que links são esses, assim você tem a oportunidade de aprender quem são as aplicações responsáveis pelos seus problemas.
Unlocker pode ser usado de duas formas:
- O assistente - monitora mensagens de bloqueio do Windows e se apresenta automaticamente para ajudar quando isso ocorre;
- Extensão do shell - Clique com o botão direito sobre a pasta ou arquivo bloqueado e escolha a opção "Unlocker" no Menu;
E ele faz o trabalho muito bem. Somente de ontem para hoje Unlocker desbloqueou duas pastas que de outra forma eu só teria conseguido desbloquear "matando" o Explorer ou reiniciando o Windows. E eu não sou um fã de nenhuma das duas opções. Numa terceira vez ele me mostrou rapidamente que o bloqueio era culpa do Mpeg4ModifierMod, assim eu não precisei sair fechando programas que não tinha nada a ver com o problema para descobrir por tentativa e erro.
Nem lembro mais quando comecei a usar o Unlocker.
ResponderExcluirJá estou tão acostumando com ele, que, se tento apagar, renomar ou mesmo mover uma pasta (ou arquivo) e recebo uma mensagem de que não é possível, já vou logo clicando com o botão direito e apelando para ele!
Em tempo: Notei que ando precisando mais dele no Vista do que precisava no XP...
Obrigado, vai ser muito útil.
ResponderExcluirAcontece muito de eu querer apagar algum arquivo AVI grande (> 1 GB) e não consigo pelo Explorer, mas pelo prompt de comando, costuma dar certo. E em outros casos, só reiniciando o Windows mesmo.
aparentemente a versao 1.8.8 (incluindo a portable) esta vindo direto do site do desenvolvedor com virus.
ResponderExcluiruma pena