-->

domingo, 14 de janeiro de 2007

E a animação durou pouco...

Como eu comentei alguns posts atrás, comprei o RJTECH especificamente para ligar em uma tv velha, que só pega PAL-M. Já é o segundo aparelho de DVD que eu compro para essa TV (sendo que o primeiro eu decidi manter para meu uso), uma Gradiente GT-2011.

Hoje de manhã finalmente parei para fazer todas as ligações de antena e energia elétrica para a TV, porque ela vai ficar do lado de fora da casa. Deixei tudo funcionando tocando um MP3 e sai para procurar o controle remoto. Quando voltei, ainda havia imagem, mas parecia que havia algo cozinhando dentro da TV, tamanho era o fumaceiro. Desliguei da tomada e ainda continuou saindo fumaça por um bom tempo.

Pelo cheiro e pela fumaça, desconfiei logo que era algum transformador. Suspeitei de que houvesse entrado água de chuva na TV, porque ela estava no quintal há semanas, mas quando abri para checar não havia nenhum sinal de água no monte de pó que cobria todas as placas. E o único ponto onde não há mais pó é ao redor de um pequeno transformador denominado LL19 (por baixo da placa), próximo ao fly-back.

Eu não entendo nada de TV, mas alguém tem pelo menos o esquema elétrico da GT-2011 para que eu possa dar uma olhada antes de jogar no lixo? Não acho que pagar para consertar valha a pena (é velha, só pega PAL-M, é mono e está com a imagem amarelada faz tempo).

7 comentários:

  1. É sempre assim, os equipamentos duram anos se não precisamos deles, assim que requisitados eles pifam, eu estava com uma tv samsung encostada aqui a alguns anos, depois q comprei uma sony de 29, recentemente adquiri um ps2 e fui usar nela, resultado, a tv fica com a tela azul toda hr.

    ResponderExcluir
  2. Bom, como você deve saber aparelhos eletrônicos não devem ficar encostados em paredes externas ou outros lugares onde haja condensação de água (não precisa estar escorrendo água, mas a umidade faz um grande estrago)Agora ficar no quintal? Mesmo estando protegido da chuva, mas e o sereno? O orvalho? A umidade do ar aumenta muito ao amanhecer, não conheço o clima do nordeste, mas aqui no sul deixar um aparelho eletronico em um ambiente que não seja isolado das interpéries e pedir para o Fly-back estourar ou ao menos provocar algum curto-circuito.

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor de Deus.... essa tv ta te implorando pra ir pro lixo...tira o escorpião do bolso...

    ResponderExcluir
  4. Ao anônimo,

    Honestamente, não havia me ocorrido que colocar uma TV (abrigada) no meu quintal poderia ser inviável. Mas de fato o clima do NE tem características diferentes. Nós, por exemplo, precisamos nos preocupar menos com eletricidade estática que os paulistas.

    Vou checar com outras pessoas aqui do NE. Obrigado pela observação.

    ResponderExcluir
  5. Edgar,

    Essa TV sobrou de um "upgrade" que fiz na sala. Foi colocada no quintal porque as alternativas eram limitadas.

    Na verdade eu havia instalado duas TVs no quintal. A primeira estava operacional há mais tempo (instalada em outro local), mas foi removida para o quarto de minha irmã porque a TV dela (bem mais nova) pifou.

    Eu ainda estou desempregado e gastando mais do que deveria. Não é realmente importante termos uma TV no quintal, por isso se essa não tiver um conserto barato, vamos continuar sem ter uma TV naquele ponto.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson,

    mandei o esquema pra você. Tá numa pasta. Pode ter sido o flyback,mas hoje em dia eles eles estão muito baratos. Cuidado com a alta tensão.

    ResponderExcluir
  7. Marcos,

    Eu já peguei. Obrigado!

    Vou abrir um tópico sobre isso no fórum.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.