-->

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

A porta serial do Zoran (uma luz no fim do túnel?)

Desde que não seja um trem... :)

Já faz um mês que o Cesar, do Rio, me enviou o manual de serviço do P355K (obrigado!), mas só agora parei para publicar algo interessante que pode ser visto no diagrama, ao redor da CPU:


Segundo o diagrama, existem em algum lugar na placa dois jumpers dedicados a debug/download e se você colocar em curto JP1, coloca o aparelho em modo de download. Pelo menos nos aparelhos Mediatek, "download" significa "carregar o firmware" e como o aparelho não se conecta à internet suponho que no caso da Zoran seja a mesma coisa. ;)

Mas ainda tem mais:


J1 é a "download port" e ainda temos uma porta onde podemos conectar com o Hyper Terminal (o software de comunicação do Windows)!

A existência dessa porta nos chips Zoran é muito interessante e aumenta as esperanças de que um dia seja possível "brincar" com o firmware dos aparelhos Zoran, como se faz hoje com os aparelhos Mediatek. Mas ainda precisamos saber como estabelecer a comunicação, pois não basta ligar três ou quatro fiozinhos entre o o PC e o DivX player para já sair lendo ou gravando o firmware. Se o software usado para esse fim ou o datasheet descrevendo o protocolo de comunicação não "vazarem", a porta continuará sendo inútil para o usuário.

O manual de serviço inteiro (18MB) será colocado no drive de manuais outro dia. Eu avisarei no blog quando estiver lá.

Por favor, não criem expectativas exageradas, não façam perguntas do tipo: "quando será que..." e tenham em mente que eu não tenho nenhum aparelho Zoran!

A propósito, a CPU Sunplus também tem uma porta serial, como pode ser visto na placa do meu GOTEC 5990. Mas sabe-se ainda menos sobre o seu papel.

10/06/09: Até esta data, ainda não existe informação de como usar essa porta.

5 comentários:

  1. Estou planejando trocar meu Samsung p240k (tenho 99% de certeza que usa chip Zoran) por um modelo mais novo no ano que vem (ainda não sei ao certo o mês, mas vai sair ;-)
    Bom, eu acompanho o seu blog a algum tempo, bem como os seus outros sites. A proposta, se é assim que poderiamos chamar, seria eu fazer uma doação desse aparelho pra você poder brincar com ele e divulgar os resultados. O "pagamento" seria só mesmo vc divulgar o que descobrir. Se topar, podes responder a este tópico confirmando. Acho que ainda tenho seu e-mail de uma mensagem que te mandei antigamente. A partir daí, conversamos por ele. :-)
    Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Silmar,

    O p240K usa Zoran Vaddis 778. Isso é certeza, porque tenho fotos dele aberto. E existem duas furações para conectores à esquerda da CPU, próximo ao loader, que correspondem ao esquema do P355K. Podem ser a porta de download e a porta HyperTerminal.

    Mas eu preciso deixar claro para você que é possível que NUNCA ocorra nenhum avanço e que eu NUNCA descubra nada de interessante, mesmo tendo um Zoran comigo. è possível que eu até inutilize o aparelho durante as experiências como inutilizei o meu Gotec, por pura bobeira. Por exemplo, a simples manipulação com os dedos da porta serial Mediatek pode apagar o firmware. Se a porta Zoran for tão sensível assim, a chance é GRANDE de que eu apague o firmware e inutilize o aparelho antes de descobrir como fazer para gravar.

    Mas também é óbvio que sem ter um aparelho eu não posso testar coisa alguma.

    Eu realmente agradeço a oferta, mas se vai me presentear com o aparelho, você precisa ter certeza de que é isso que você quer fazer. Pode ser muito mais proveitoso para você doá-lo a alguém que for realmente usá-lo para assistir filmes, porque comigo ele pode passar meses encostado esperando que eu esbarre em algo que valha a pena testar nele.

    Eu não tenho nenhuma mensagem sua aqui. Ou foi anterior a jan/05 ou você se apresentou com outro nome.

    ResponderExcluir
  3. Opa, é provável que a mensagem seja anterior a isso... era exatamente sobre o upgrade da firm do p240k pra resolver o problema com caracteres acentuados das legendas que ele tinha. Bom, de volta ao assunto em pauta, eu entendo perfeitamente as restrições técnicas de se mexer neste aparelho, eu só não mexo eu mesmo nele por dois motivos:
    1 - Não vou ter tempo livre até pelo menos o final do ano que vem, quando terminarei a graduação;
    2 - Mesmo se tivesse tempo, acho que não teria a habilidade manual necessária pra manusear o arsenal de equipamentos necessário, como estanhadores, gravadores de eprom, etc...
    Agora me ocorreu uma questão, seria possível ler diretamente o firmware através de um leitor/gravador de eproms ?
    Tenho um amigo que trabalha muito com isso, e acho que seria possível, se eu conseguir achar o chip que guarda a firm, remover ele e "ler" a firm para um arquivo. Sei que isso é possível pq ele vive regravando firmwares de tudo que é coisa, de placas mãe a centrais de carros.
    Bem, de qualquer forma, acho q seria um bom investimento colocar ele em suas mãos, mesmo que nada ocorra, já que comigo ele provavelmente ficará parado também.
    De qualquer forma, essa decisão só deve ocorrer lá por março/abril de 2007, que é quando devo trocar ele pelo HD860 da própria Samsung, que é um player que faz upscaling pra 720p/1080i, exatamente o que estou procurando, a não ser que vc possa me indicar outro aparelho que suporte DivX HD.
    Bem, podemos trocar umas idéias sobre isso via e-mail: noalter at gmail dot com

    Abraço

    Silmar

    ResponderExcluir
  4. O modelo d-680 Gradiente, também usa Zoran e o manual possui a mesma observação e as entradas de Hyper e download, no meu caso fui atualizar o firmware pelo procedimento da gradiente e o aparelho ficou inutilizado, se já descobriram como carregar gostaria de informações, pois já me disseram que a placa deve ser trocada, mas acredito que exista como se carregar, basta saber como...

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, passado um ano, não há absolutamente nenhuma novidade. As únicas referências à porta serial Zoran no Google ainda são deste blog.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.