-->

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Finalmente, Velox.

Eu não deveria estar contente com isto, mas estou.

fazia quase um ano que meu acesso à internet era via rádio e apesar do "esforço" inicial que meu provedor fez para atender as minhas necessidades, os problemas ainda eram muitos:

Excesso de pontos sensíveis - Como meu acesso depende de várias repetidoras e várias antenas, sem chance de redundância, parava de funcionar pelos mais variados problemas. Faltou energia no bairro de uma das repetidoras? Sem internet para mim

Não ter IP próprio é um saco - Apesar do meu provedor ter feito configurações de modo a rotear duas portas direto para mim, isso ainda não bastava. Eu não conseguia usar VNC, nem testar apropriadamente o monitoramento remoto do sistema de câmeras de CFTV que quero instalar em casa. Além disso não podia usar serviços como o Rapidshare. Minha irmã mais nova teve que desistir de um jogo online que ela estava usando mas que de um dia para outro deixou de conectar ao servidor e o meu provedor não conseguiu (ou não quis) resolver o problema.

Problemas com HTTPS - Como o provedor usa links diferentes (com prioridades diferentes) para HTTPS, HTTP, P2P e skype, volta e meia ele mudava alguma configuração que comprometia o funcionamento do HTTPS e ou ficava extraordinariamente lento ou não funcionava (principalmente por causa do balanceamento de carga). Imagine estar com pressa para acessar o banco e não conseguir.

Problemas com upload FTP - Passei meses com o acesso FTP ao meu site extremamente lento e eu mesmo não fazia idéia de como o provedor "conseguia" fazer isso. Ele sempre dizia que ia resolver mas não resolvia nada e o problema só foi resolvido mesmo quando numa última conversa com ele eu citei que o Velox já havia chegado no meu bairro. Aí ele parou uma noite comigo ao telefone mexendo nas configurações até achar o problema. Eu tenho uma meia dúzia de reviews aqui que nunca foram publicados porque eu não consegui por online as imagens e acabei perdendo o interesse nos respectivos assuntos antes do acesso ser restabelecido.

Problemas para administrar meu site - O meu host requer a porta 2082 aberta para acesso ao painel de controle (cPanel). Como o provedor via rádio não direcionava essa porta para mim, o acesso ainda era possível, mas mais lento do que numa conexão discada carregada. A cada link onde eu clicava, dava tempo de comer um sanduiche.

Além disso, toda vez que o provedor decidia fazer algum teste para resolver o problema de um cliente, derrubava todos os outros repetidas vezes.

No início, estava bom. Eu tinha um problema, ligava para ele e era resolvido, além de ser bem atendido. Era muito mais do que eu espero normalmente do atendimento da Telemar. Cerca de três meses depois de ter contratado o serviço ele, sem falar nada, aumentou minha banda em 30% e reduziu a mensalidade em R$10. Ainda por cima, por umas duas semanas, de madrugada ele roteava para mim um link de 2MB (meu contrato era de 400KB). Ele disse que se tratava de um novo serviço "corujão" que ele estava testando e que ia oferecer a alguns clientes como eu por um pequeno adicional na mensalidade.

Por conta dessas coisas, quando eu soube que finalmente a Telemar estava oferecendo serviço Velox para o meu bairro, eu relutei em fazer a troca, porque ter problemas com a Telemar, mesmo sendo esparsos, é desesperador.

Mas nos últimos meses minha confiança no provedor via rádio foi sendo minada. Os problemas eram frequentes e ele não atendia minhas ligações, principalmente nos fins de semana. A principal vantagem entre ele a Telemar sumiu.

Juntando-se a isso o fato de que o Velox, num período de 12 meses, sai mais barato que o serviço dele, mesmo com velocidade 50% superior, acabei contratando o Velox de 600Kbps.

Aí ainda tive minha derradeira decepção com o provedor via rádio. Quando eu informei que estava desligando o meu acesso, fui informado que eles iam passar para "buscar o equipamento". Eu jurava que por R$200 de instalação isso tinha que incluir a antena e a placa de rede wireless e que isso fosse meu. Mas como eu não perguntei por isso especificamente na época e simplesmente "assumi" que assim fosse, o errado era eu.

Deixei que levassem sem brigar.

Como vantagem extra de ter ADSL, finalmente posso testar modems. Até agora eu precisava testar e configurar os modems no próprio acesso dos clientes ou com amigos.

9 comentários:

  1. Feliz você.
    Minha cidade inteira (Interior do ES - uns 25.000 habitantes) não tem Velox.

    A única forma de acesso aqui é Via Rádio (existem 3 provedores) ou discadona.

    Fiquei muito tempo na discada, pois a Rádio FM para a qual presto serviços tem acesso a quase 5 anos, através do primeiro provedor via rádio a chegar à cidade, e nesse tempo sempre tive dores de cabeça.

    Ficava sem sinal quando mais precisava, a conexão ficava tão lenta que nem era possível navegar, servidores de e-mails parava de funcionar, etc, etc.

    Agora instalei uma conexão de um provedor novo na cidade (via rádio também) e estou até satisfeito. Melhor que a discada está (hehe).

    Mas Velox, nem sinal. Já trocaram os equipamentos da central telefônica, o que possibilitaria o serviço, mas até agora nada.

    Enquanto isso pago R$ 80,00 por 128k!!! Dava pra pagar Velox de 1MB em Vitória (capital do ES).

    ResponderExcluir
  2. Silvinho,

    O instalador que veio retirar minha antena comentou que o meu bairro (pobre e isolado) só ganhou a estrutura para ADSL por causa da escola pública que fica a 100m da minha casa. O governo supostamente está pressionando as operadoras de telefonia fixa a prover a estrutura para dar banda larga ao ensino público.

    Não sei se é verdade, mas faz sentido.

    Ele também disse que eu só consegui o acesso porque moro muito perto da escola, pois do contrário não conseguiria. Aí eu já acho que ele está forçando a barra, porque não interessa à Telemar prover estrutura e não vender o serviço. Qualquer pessoa que more mais longe do que eu da escola mas mais perto da central, tem melhores condições do que eu de ter Velox. Longe da escola e mais longe ainda da central, aí faz sentido. Teoricamente, mesmo a 6Km da central, ainda é possível ter ADSL de até 1MB.

    E é bom ter em mente que hoje "central" não implica em "prédio". Hoje é perfeitamente possível ter uma "central" em um armário metálico na calçada ou dentro do terreno de um centro comunitário. Essa central é conectada à próxima por fibra óptica. Ou seja: De repente eu posso estar a 100m da central (a escola).

    Se for o caso, desde que haja uma escola pública aí nas suas redondezas, ainda há esperança :)

    ResponderExcluir
  3. A central aqui é uma espécie de container próximo à antena da Telemar.

    Há um armário metálico desse descrito por você na praça central. Ambos foram reestruturados para funcionar com fibra ótica, o que possibilita distribuição do Velox.

    Tenho uma escola a menos de 300 mts da minha casa e essa central fica a uns 2 Kms (em linha reta, uns 5 vindo de poste em poste).

    Quem sabe, algum dia eu tenha a felicidade de ver o instalador aqui perto... (hehe)

    ResponderExcluir
  4. Jefferson,

    Aqui em Salvador, estamos finalmente livres da "Telemá". Finalmente chegou a GVT e vem arrasando (www.gvt.com.br), e com preços e links que são competitivos até com a Telemá nos grandes centros (Rio, São Paulo e Belo Horizonte). E para mim, o melhor de tudo é que já está disponível na minha rua, acho que vou mandar a Telemá a merd@ (ontem já tinha dois técnicos da GVT instalando telefones aqui no meu prédio, segundo eles, já foram tomados 12% dos clientes da Telemá aqui na área).

    Acho que em breve deve chegar ai em Recife (deve ser por isso que a Telemá resolveu disponibilizar o "Lerdox" ai no seu bairro). Tenho um colega gaúcho, e segundo ele o serviço da GVT é ótimo na terra dele (pesquisei na Internet e parece ser mesmo uma das melhores), e com links que começam por 1MB (A Telemá por aqui só oferece até 1MB) e que são de 1MB de verdade (o contrato tem várias pegadinhas e cláusulas até ilegais, mas todas tem). Não vejo a hora da poeira assentar para mandar a Telemá a merd@ .


    Dessa vez a Telemá vai se arrepender de ter aproveitado o tempo que não tinha concorrência, ter sacaneado os seus clientes, e desdenhado os milhares de interessados no seu Lerdox. Aposto que eles vão perder fácil fácil 50% (ou mais) dos seus clientes em poucos meses. Vai dar muito trabalho para eles segurarem os seus clientes (vão ter que melhorar muito o callcenter, baratear o serviço e oferecer links maiores e com velocidade real, traduzindo, eles estão ferrados).

    ResponderExcluir
  5. Intruder,

    Eu sem dúvida vou ficar contente quando houver concorrência na telefonia fixa de Recife. Ainda mais com a portabilidade numérica, que reduz o problema a apenas "preço e serviço".

    Porém eu não tenho nenhuma esperança de que mesmo com a GVT iniciando a operação em Recife, ela vá chegar mais rápido a um bairro pobre e isolado como o meu do que a Telemar.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson,

    Pode até demorar um pouco mais, mas certamente a GVT vai chegar ai na sua rua (Recife é um mercado tão bom como o de Salvador, e certamente está nos planos deles), é só ter alguma paciência. Mas pode ter certeza que só a ameaça da GVT já vai fazer eles tratarem os clientes melhor.

    No meu caso eu já sofri muito com os imbecis robotizados do call center da Telemá (a GVT não terceiriza o atendimento aos clientes), tanto que fiquei até com trauma. E não vejo a hora de ver eles pelas costas. Nem me importo de ter que trocar o número (de muitos e muitos anos), ver a Telemá pelas costas compensa tudo.

    Eu sabia que isto iria acontecer em algum momento (e imaginava a hora da vingança), mas acabou vindo bem antes do que eu esperava. Certamente os imbecis que comandam aquela empresa asquerosa (Telemá) devem estar tendo pesadelos com a GVT aqui em Salvador. Porque a vaca está mesmo indo para o brejo por aqui, acho que vai ter uma debandada tão grande que a GVT não vai dar conta das solicitações de novos assinantes (deve atrasar um pouco), vai vazar mais assinantes que em caneca furada.

    ResponderExcluir
  7. o porem da GVT é que ela prioriza centros e bairros com bom poder aquisitivo pra colocar telefone com cabos,no resto é via radio,e não tem adsl nesse,pra quem pode,empresas por exemplo,eles tem um serviço com fibra que entrega la dentro da tua casa,por conta deles,incluindo telefone e internet,por um preço imbativel,aqui no rs,a brt ta rebolando pra conquistar e manter os clientes.

    ResponderExcluir
  8. Eles tem que priorizar onde da mais retorno ( $$$ ) para viabilizar e retornar mais rápido o investimento, mas certamente depois nada impede que eles expandam o serviço.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma da Telemá

    Soltaram os planos de 2, 4 e 8MB mas...

    Aos mesmo preços de antes para o de 1MB, e nos planos de 2, 4 e 8MB com uma obrigação contratual de fidelidade por 1 ano e com multa contratual de R$1.000,00 por rescisão de contrato.

    Pelos preços que eles estão cobrando só vale a pena para os planos Corp ( e mesmo assim tem a acintosa fidelidade ), porque para o planos Home a desvantagem é grande ( não tenho saco de copiar os preços do site aqui ).

    Do jeito com eles estão agindo, não vai demorar muito para mandar eles a merd@ . Me sinto até ofendido com o que eles colocam lá no site, estão me chamando de idiota.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.