-->

sábado, 11 de outubro de 2008

Erro "Invalid Block Address" no Nero 6

O problema começou hoje e era total novidade para mim. Ao tentar gravar um DVD-R entupido de arquivos deu essa mensagem. Troquei de mídia duas vezes, incluindo outro fabricante, e nada mudou. Desliguei o computador, fui trabalhar e voltei 15 horas depois torcendo pro problema ter "sumido", mas não tive essa sorte.

Cenário:
  • Gravação em UDF (um dos arquivos é maior que 2GB);
  • O problema ocorre antes mesmo de iniciar a "queima" do disco;
  • Gravador Pioneer DVR115D v1.18;
  • Nero 6.3.1.6;
Fiz uma rápida pesquisa no Google e encontrei mais um monte de gente com o mesmo problema ou semelhante (algumas pessoas reportaram o problema acontecendo durante a queima). A maioria das possíveis soluções culpava a qualidade da mídia, mas eu estava usando o mesmo "pack" de 100 discos da Elgin do qual eu já havia gravado uns 20 discos, sem problemas. E o problema aconteceu igual com uma sobra de outro pack que estava guardada há semanas. Eu estava mais disposto a acreditar em um problema no gravador que na mídia.

Então eu vi uma sugestão de que o problema podia ser culpa de gravar com overburn. Eu não estava gravando com overburn mas isso tocou um sino na minha cabeça.

Eu estava tentando gravar um filme .MKV que já ocupava quase todo o disco, mas queria aproveitar o espaço que sobrava para colocar codecs e outros programas necessários para ver o conteúdo. Coloquei um monte deles e à medida que o Nero me dizia que o espaço era insuficiente eu tirava alguma coisa e tentava de novo, até que o Nero não reclamou mais da falta de espaço no disco.

Era esse o problema. Bastou remover mais algumas coisas para finalmente o erro sumir.
  • 4.488.7MB - "Espaço insuficiente"
  • 4.488.3MB - "Invalid Block Address"
  • 4.483.9MB - "Invalid Block Address"
  • 4.483.8MB - Grava
Eu suponho que o valor exato do ponto onde o erro some pode depender da mídia.

Gravar discos "lotados" é corriqueiro para mim, mas é a primeira vez que me deparo com esse erro. Eu suponho que isso tenha a ver com o fato de que estava gravando em UDF, que é algo que eu faço apenas em último caso. 

2 comentários:

  1. Cara, você foi direto no Overburn. A capacidade nominal de um DVD-R é de 4468MB, enquanto a de um DVD+R é de 4463MB. Você conseguiu gravar 20MB quase 20MB a mais que o suposto limite :D

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei ao certo, mas pelo DvdID todas as mídias DVD+-R tem exatos 4.707.319.808 bytes, nunca consegui gravar além disso. E sempre gravo em UDF :P... Parei com ISO nos dvds depois que descobri sua limitação com o tamanho dos arquivos...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.