-->

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Procurando arquivos no XP, do jeito óbvio e intuitivo.

A segunda "característica" mais irritante do Windows XP para mim (a primeira é o modo de lidar com arquivos ZIP) foi a mudança que a Microsoft fez nos critérios para se procurar texto em arquivos.

No Windows 95/98/ME, se você fizer uma busca por *.* e especificar um texto, o Windows procurará em todos os arquivos pelo texto. Esse é o comportamento óbvio e intuitivo, que funciona desde o DOS.

No Windows XP, a busca será feita apenas nos tipos de arquivos especificamente registrados. Mas não dá qualquer aviso disso, não diz que arquivos registrados são esses, e muito menos oferece um meio fácil de registrar novos tipos. Ou seja: tentar achar texto em arquivos .pas, .php e diversos outros tipos que são comumente arquivos de texto no Windows XP é perda de tempo. Você sempre vai receber uma resposta de que nenhum arquivo foi encontrado. Esse filtro não é de todo uma má idéia, mas o usuário deveria ser informado de que os arquivos estão sendo filtrados, seu uso deveria ser opcional e o comportamento padrão deveria ser com o filtro desligado!

Em contraste, mesmo quando você não espera e não quer que o XP procure dentro de arquivos ZIP, ele procura. O responsável pelo design da busca do XP deve ser um burocrata que nem sabe usar um computador direito.

Meses atrás, quando busquei uma solução para o problema, a única que encontrei foi registrar uma a uma todas as extensões onde eu queria que o XP procurasse. Eu achei isso muito tedioso e de confiablidade duvidosa, por isso desisti e prefiri usar um programa à parte especializado em buscas de arquivos.

Ontem, por não conseguir achar esse programa no meu HD, resolvi pesquisar de novo como consertar o problema e acabei rapidamente me deparando com a resposta que eu queria: um jeito de desligar o filtro do XP e fazer ele procurar nos arquivos onde eu estou mandando procurar e não onde ele quer procurar.

Usando o REGEDIT.EXE, procure por:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\
ContentIndex\FilterFilesWithUnknownExtensions

Mude o valor de 0 (zero) para 1 (um) e reinicie o PC

Perfeito! Finalmente o XP está procurando arquivos do mesmo jeito que no 95/98 (para vergonha da MS, isso é um grande avanço).

5 comentários:

  1. Outra alternativa seria, utilizando o console DOS, digitar a partir do diretório raiz:

    dir *.* /s /p

    :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que você não entendeu, Roberto.

    Onde eu especifico o texto a procurar em "dir *.* /s /p" ?

    ResponderExcluir
  3. Que vergonha pra MS! Fiquei P da cara quando queria procurar um texto em 24 arquivos SRT e o meu XP simplesmente NÃO PROCUROU.

    Com certeza "O responsável pelo design da busca do XP deve ser um burocrata que nem sabe usar um computador direito."!!!!!!!!

    Muito legal isso: eu estava com o problema, acabei desistindo de arrumar as legendas SRT semana passada, e agora me deparo, sem querer, com a solução, aqui no teu blog. Hehe!

    ResponderExcluir
  4. Isso é suficiente para ele não procurar nos arquivos .zip?

    ResponderExcluir
  5. Não. Para evitar isso siga o primeiro link do meu texto.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.