-->

sábado, 7 de outubro de 2006

DVD Jon voltou, cutucando os cachorros grandes de novo

Se você freqüenta meu site há muito tempo, lembra da primeira vez em que falei de Jon Lech Johansen. Ele é o norueguês a quem se atribui a quebra do código CSS do DVD-Video sete anos atrás, quando tinha 15 anos, permitindo a existência de ferramentas modernas como o DVD Shrink e o DVD Decrypter.

Antes dele e de seu amigo alemão, era simplesmente impossível copiar um DVD-Video.

E DVD Jon está de volta, numa empreitada diferente. Ele conseguiu descobrir, por engenharia reversa, como funciona a proteção DRM chamada "fairplay" que a Apple usa no iTunes, mas em vez de criar um esquema para burlar a proteção (e ser caçado pela justiça e não ganhar nem um centavo) decidiu licenciar o esquema para outras empresas.

A idéia me causou espanto, porque eu achava que isso também não fosse legalmente permitido. DVD Jon está se aproveitando do fato de que a Apple não licencia a sua tecnologia e qualquer empresa de conteúdo que quiser produzir para os aparelhos da Apple, como o iPod, precisa submeter seu conteúdo para ser vendido pelo iTunes.

Licenciando a tecnologia para outras empresas, outros serviços online podem surgir que vendam material protegido, compatível com o iPod.

E DVD Jon ainda chamou o Steve Jobs para conversar e explicou o que vai fazer!

Eu ainda tenho dúvidas da viabilidade comercial desse negócio. A Real Networks fez isso uma vez e a Apple puxou o tapete deles com um update de firmware nos seus aparelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.