-->

domingo, 20 de setembro de 2009

Importantes avanços no "hacking" de DivX players.

O "conserto" das muitas omissões (e erros estúpidos) dos fabricantes de DivX players de mesa anda lento, mas não está parado. Como alguns já devem saber, o brasileiro Rictad foi, até onde sei, o primeiro do mundo a dar suporte a itálico em legendas DivX. E que seja do meu conhecimento seus firmwares para LG DV397H ainda são os únicos no mundo com esse recurso.

Mas isso pode mudar em breve, agora que Rictad terminou a documentação do processo. Se eu não fosse um completo ignorante quando o assunto é Assembly ARM, já estaria estudando como isso poderia ser aplicado aos meus firmwares. Aliás, são poucos os autores de modificações de DivX players (e não estou falando apenas de brasileiros) que se aventuraram pelo código ARM até agora.

Mas essa é uma coisa que também recebeu um avanço recente. Graças a uma contribuição de Zeurt, que encontrou uma boa documentação sobre Assembly ARM voltada a iniciantes (em ARM) e um Assembler ARM open source. Rictad complementou a contribuição de Zeurt, disponibilizando uma versão Windows do Assembler (originalmente feito para Linux).

Se você não entende nada de Assembly nem siga os links, porque não vai entender lhufas. Mas se você entende e pode dar sua contribuição, mesmo que seja apenas aplicando o que é ensinado em outro firmware, não deixe de dar uma olhada.

8 comentários:

  1. Intruder A620/9/09 01:57

    É nessas horas que dá vontade de voltar a meter as caras no assembler, pena que eu fiquei tão traumatizado em programar ( e programar em baixo nível é florida ), que é difícil voltar a ativa.

    Seria muito útil para melhorar o firmware do meu RJtech ( tem muitas coisas que gostaria de mudar ), mas não tenho mais coragem e saco para fazer uma coisa dessas, e imaginar que cheguei a fazer no passado uma rotina de gravação em fita cassete para o TK85 ( Z80 ), TK2000 ( 6502 ) e etc. , fora outras coisas ainda mais complicadas que fiz em assembler puro ( com assemblador bem tosco, em que eu tinha que calcular todos os saltos e codificar linha a linha no debuger, realmente era florida, coisa de escovador de bits fanático ).

    Hoje até para escrever em Delphi ( Pascal ) é complicado, perdi totalmente o traquejo, não consigo mais codificar com a eficiência de antigamente.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Ling20/9/09 09:19

    Porque os fabricantes não olham com mais atenção para as pessoas que contribuem para melhorar as firmwares?

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, o que falta pra começarem a mexer no Firmware dos Conversores de TV Digital (ISDB-T)? É tão diferente dos Player de DVD/DivX?

    Desculpa, mas sou leigo no assunto.

    Seu Blog é ótimo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Receptores de TV digital são como os receptores de TV por assinatura: tem diversas camadas de proteção, incluindo criptografia. Em alguns pode ser necessário saber a senha até para *ler* o firmware. Os fabricantes combatem ativamente as modificações.

    No caso dos DivX players, eles não dão a mínima importância.

    Não é impossível, mas é muitas vezes mais complexo. E as modificações tem que ser feitas na clandestinidade porque há um forte risco de processo.

    ResponderExcluir
  5. Intruder A621/9/09 07:43

    Porque esta restrição toda para os receptores de TV digital ? O que eles tem à esconder ?

    ResponderExcluir
  6. O principal motivo, até onde posso enxergar, é que as emissoras não querem de jeito nenhum te dar uma oportunidade de descobrir como gravar o material de alta definição sem criptografia, quer seja diretamente em HDD ou desligando o HDCP na HDMI.

    Sim, é paranóia. Mas até o Windows Vista embute uma enorme quantidade de paranóia desse tipo só para agradar Hollywood.

    ResponderExcluir
  7. Senha pra ler memoria? Isso é facinho de quebrar...

    ResponderExcluir
  8. Por favor, aponte um ou mais links.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.