-->

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A MS finalmente permite desabilitar completamente o Autorun.

Atenção: Este post está em rascunho ainda. Estou liberando agora pois se trata de algo muito importante. Mas o texto pode mudar substancialmente .


Qualquer Power User Windows deve estar careca de saber que desabilitando o Autorun pelo método oficial da Microsoft (NoDriveTypeAutorun no Registro) ainda era possível ser infectado por um vírus de Autorun caso não se tomasse certos cuidados (que o usuário comum em geral não toma). Por isso o hack "@SYS:DoesNotExist" era usado, pois efetivamente fecha todas as brechas por onde o código malicioso apontado por Autorun ainda podia ser executado por imperícia/ignorância/descuido do usuário. Infelizmente esse hack, como visto no post anterior, tem efeitos colaterais.

Pois graças à preocupação mundial com a ameaça do Conficker a MS finalmente elaborou um patch que faz o Windows 2000/XP/2003/Vista/2008 respeitar completamente o desligamento do Autorun. Até onde pude apurar esse patch foi liberado em 24 de fevereiro, que é a data do respectivo Security Advisory. Segundo teste feito pelo US-CERT, esse patch tem exatamente o mesmo efeito do hack "@SYS:DoesNotExist" e (isso quem acrescenta sou eu) presumívelmente sem os efeitos colaterais.

O que fazer agora?
  • Se você tinha aplicado o hack "@SYS:DoesNotExist", desative-o;
  • Leia com atenção o Artigo 967715 da Knowledge Base . Lá você encontrará o link para o Hotfix correspondente à sua versão do Windows e o procedimento completo para desativar o Autorun. Se você deixa o seu Windows atualizar automaticamente (eu não deixo) você já tem o Hotfix instalado mas precisa seguir o procedimento manual de desligamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.