-->

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Google e as mudanças no blog pessoal.

Transferir um blog hospedado no blogspot para um blog wordpress tem algumas implicações que não são óbvias a princípio. Se você não se preocupa com seu ranking no Google ou com os links que podem existir para textos no seu blog, sua única preocupação é importar corretamente seus textos no wordpress. E isso o wordpress faz com uma facilidade extraordinária, pois basta dizer o endereço do seu blog anterior que a instalação nova vai lá "chupar" tudo, incluindo comentários.

Mas se você se preocupa com seu ranking, mesmo que seja apenas com o que você deseja alcançar no futuro, e/ou tem links que quer preservar, as coisas se complicam. Você não pode simplesmente criar um novo blog e abandonar o anterior, porque o Google vai perceber que o segundo é uma cópia do primeiro e penalizar você por "conteúdo duplicado". Também não adianta escrever, mesmo que seja em cada página do blog antigo, que o conteúdo foi movido, porque o spider do Google não é humano e não entende o que siginifica o link (você poderia estar dizendo que um FDP copiou você). É preciso sinalizar todas as páginas com "Redirect 301" (movido permanentemente) para que o Google saiba que se trata do mesmo autor movendo o conteúdo.

E aí você tem um problema quando o blog antigo está no blogspot.

No blogspot (ou qualquer serviço de blogging gratuito) você não tem acesso ao arquivo .htaccess (ou ao console do IIS) onde é feito o redirecionamento. Para mover o meu blog pessoal eu fiz uma breve pesquisa a respeito e encontrei esta página, descrevendo um meio de resolver isso com javascript inserido no template do blog (a isso os autores tem acesso). Como vocês podem ver se tentarem acessar o blog pessoal pelo antigo endereço, o método funciona, mas tem dois problemas:
Edit: na verdade tem três problemas. Leia no final deste post
  • A página antiga é carregada e, enquanto você já está lendo, é "ejetado" para a mesma página do blog novo. Incomoda e confunde o leitor, mas não dá para evitar isso com um redirecionamento feito no lado do cliente, com javascript.
  • Mutos redirecionamentos acabam em erro 404, porque na importação o wordpress escolheu um nome para a página ligeiramente diferente do atribuído pelo blogspot.
Por exemplo, esta página do blog antigo agora dá erro 404 ao redirecionar:

http://jeff-ryan.blogspot.com/2006/06/expresso-do-tdio-polar.html

Porque o gerador de URLs do wordpress parece ser mais inteligente que o do blogspot e não se perde com letras acentuadas. A página destino no wordpress (gerada automaticamente) é esta:

http://ryan.com.br/blogs/jeff/2006/06/expresso-do-tedio-polar/

Por conta de uma única letra dá o erro 404. Para preservar o exemplo, não vou corrigir esse redirecionamento. Acabo de perceber que a página acima era uma das mais populares do blog (é, também não sei o motivo), por isso corrigi o redirecionamento. Use as duas abaixo como exemplo agora:

http://jeff-ryan.blogspot.com/2007/12/kristen-bell-verso-star-wars.html

http://ryan.com.br/blogs/jeff/2007/12/kristen-bell-versao-star-wars/

Existe um outro método de mover um blog do blogspot para o wordpress, que consiste em usar o mecanismo de "FTP publishing" do blogspot como passo intermediário. Esse método eu pretendo testar com o meu blog Linux. Edit: Não funcionou.

Tudo isso servirá como aprendizado para a empreitada mais arriscada de todas: mover este blog para o meu domínio.

Mas isso não deve ocorrer em um futuro próximo.



Edit: o terceiro problema:

Eu não sei onde eu estava com a cabeça quando acreditei que um Redirect 301 por scripts poderia funcionar com o Google. Não há como. Você pode verificar por si mesmo usando estas duas ferramentas online:

http://www.internetofficer.com/seo-tool/redirect-check/
http://www.seoconsultants.com/tools/headers.asp

Ambas vão mostrar que http://jeff-ryan.blogspot.com não redireciona. E é assim que spiders como o Google vão ver as minhas páginas. Ainda bem que o blog pessoal não tinha um ranking que fizesse falta. E é por isso que eu tenho que testar soluções bem antes de usá-las em meu blog principal.

6 comentários:

  1. Jefferson, diga aí as vantagens que você teria ao ter o Geringonças e Gambiarras em WordPress, versus Blogspot.

    Eu entendo que dá vontade de fazer, que no Wordpress você é o mestre do Universo, mas... poxa, o Blogger não tá legal? Funciona tão bem!

    Hehe. Sei lá. Eu gosto daqui.

    ResponderExcluir
  2. Rafa,

    Eu também gosto daqui, como já havia explicado antes ao Ygor (siga o link deste post). Porém eu estou pensando no futuro. A vantagem não está apenas no uso do wordpress, mas em trazer tudo para o meu domínio (no sentido de URL também e não apenas de "controle").

    Hoje, uma pessoa que me conhece por um trabalho pode levar algum tempo para perceber que eu sou o mesmo Jefferson do outro onde ela esbarra de vez em quando (o Wagner me disse que demorou a notar que eu era o mesmo de ryan.com.br). Trazer tudo para o meu domínio dará uma mesma identidade para tudo o que faço.

    Havia a preocupação desde o início com ter o controle sobre o conteúdo, por isso desde os primeiros posts aqui tomei a decisão de hospedar no meu site todas as imagens usadas neste blog. Levar o texto também para o site é uma evolução lógica, mas não me obriga a fazê-lo. Eu não tomo decisões apenas baseado em estética. E usar wordpress tem seus riscos (leia o que disse ao Ygor).

    Entre outras coisas, o Wordpress tem um plugin que me permite agendar backups diários enviados para o meu e-mail do Gmail. O blogspot tem backup, mas eu preciso me lembrar de fazê-lo. Depois do desastre quase ocorrido com meu fórum eu não estou mais disposto a deixar a integridade de dias ou meses de pesquisa dependendo exclusivamente da minha memória e de minha disposição. Perder um único post desse blog pode ser uma grande perda, dependendo do trabalho mental que tive para criá-lo e do empenho que outros tiveram para comentar.

    E o fato de me tornar "mestre do universo" não é algo para se desprezar ;-)

    ResponderExcluir
  3. Eu percebi um erro gritante na minha avaliação do script de redirecionamento. O post foi editado para explicar o problema.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, os spiders costumam ignorar completamente os scripts.

    Na verdade eu gosto muito daqui. O visual, a organização, os comentários e o modo de acompanhar os comentários. Ainda não consegui acompanhar satisfatoriamente comentários pro e-mail no wordpress; tenho usado o RSS, mas não é a mesma coisa. É verdade que eu gosto de algumas coisas do wordpress, como link automático para URLs e conversão de emoticons em smileys. Mas eu sugiro que você não tire este blog do blogspot.

    O problema do domínio parece ser o principal, mas o blogspot permite nativamente que você use um domínio pessoal para ele.

    Quanto ao backup, realmente é uma grande deficiência do Blogger a falta de um backup automático com opção de restauração. Há como receber as notificações de tudo o que é postado por e-mail, mas ele não pega as postagens anteriores e não fornece uma opção de restauração. Há, no entanto, um software open source específico para fazer backup e restauração do Blogger, o Blogger Backup, com opção de restauração, mas ele não é automático, até onde consegui pesquisar.

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu acho que o nome "Expresso do Tédio Polar" é tão intrigante que chama pela curiosidade. O que o Jefferson, que escreve sobre computadores e aparelhos de DVD, quer expressar com um título desses? Algum computador congelou? Jamais desconfiei que se tratava de um filme, até ver o post. E, claro, só cliquei pela curiosidade do título, no link deste post.

    ResponderExcluir
  6. ... Achei que você nunca pensaria em mudar o blog principal para WordPress...
    Mas lendo os seus comentários realmente acho que agora faz sentido.

    Embora ainda não tenha pego as manhas, mesmo porque eu devo ter uns 5 ou 6 posts no meu blog - o Wordpress parece ter se consolidado como uma plataforma.

    Eu já vi sites grandes, que com um bom trabalho de layout / templates - o wordpress atende bem, e se comporta como um Joomla que acho complicado D+.

    Realmente se tivesse uma forma de migrar mais facilmente seu blog para o WordPress acho que seria muito produtivo ter tudo no seu dominio.

    FAZER UM NOME é tudo hoje na Web.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.