-->

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O "FTP Publishing" do blogspot não é o que eu esperava.

Este texto descarta uma possibilidade que eu havia deixado em aberto neste post.

O procedimento é muito simples para quem já gerencia seu próprio domínio. Basta criar uma nova conta FTP (não é seguro usar sua conta master para isso) apontando para o diretório onde você quer que o blogspot instale os arquivos e passar os dados, incluindo senha de acesso, para o serviço. Em alguns segundos o blog foi exportado para o meu domínio e eu podia ver os arquivos por FTP:



Os arquivos estavam no meu domínio, mas eram apenas cópias estáticas. Todo o banco de dados continuava no blogspot e a administração do blog continuava sendo feita pelo dashboard geral.

Parecia ter tudo corrido bem, até eu testar tentando acessar um endereço de página do blog. Em vez de redirecionar para a página específica no novo local, o blogspot redireciona para a raiz do destino.



Eu ainda pensei: "ahhhhh... mas quando eu clicar em SIM devo ir para a página certa..."

Que nada.

Completamente improdutivo. Algo assim no meu blog principal seria um desastre. Links e buscas no Google caem no lugar errado e o visitante fica se perguntando onde está o que ele veio ler.

Ainda bem que o blogspot me permite reverter isso com facilidade. Já foi desfeito. Meu próximo passo é testar se dá para fazer o que quero através do recurso "custom domain". Só que não pretendo continuar a encher o saco de vocês com esse assunto por enquanto.

4 comentários:

  1. Cara to achando um empenho danado
    essa sua migração.
    Espero que todo esse empenho valha a pena.
    Voce obtenha o ganho esperado.
    Porque aqui pra nós, só pelo aprendizado nao parece valer a pena

    ResponderExcluir
  2. Zalmiro, acho que vale a pena sim. O ganho com a liberdade de poder modificar o blog a vontade, e instalar plugins, etc. é muito grande.

    Jefferson, uma pergunta: Quando você moveu os arquivos para o FTP, o blogspot copiou as imagens também?

    Faz uns anos eu importei para o Wordpress um blog do Blogger, mas ainda não fiz a mudança dos arquivos de imagens (o Wordpress somente fez o linking das imagens).

    Saudações e parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  3. jmaraujo,

    Nenhuma imagem foi copiada, entretanto eu não tenho nenhuma imagem hospedada no blogger. Todas estão no meu site.

    ResponderExcluir
  4. Usando custom domain você teria de utilizar um subdomínio tipo gg.ryan.com.br, não da pra fazer ryan.com.br/blog pq tem de ser no root do domain...

    Inicialmente poderia manter o blog no blogspot só ativando o custom domain, os endereços antigos seriam redirecionados pro subdomínio novo automaticamente...

    Depois é só corrigir os links com acento, um update no db do wp resolveria (talvez)...
    E redirecionar o subdomain pra sua hospedagem...

    Depos é só manter o blog no blogspot para manter o redirecionamento dos links antigos, a única dúvida é se você poderia manter um custom domain no blogspot sem ele apontar pro blogspot...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.