Isso é conhecimento básico do Windows (funciona assim desde o DOS), mas como eu vou fazer uma mudança brusca no meu modo de escrever, achei melhor deixar registrado aqui.
- AllUsersProfile
- UserProfile
- APPDATA
- CommonProgramFiles
- ProgramFiles
- SystemDrive
- SystemRoot
- TEMP
- Windir
Estas estão presentes desde o Windows 2000.
Eu vou passar a usar esses nomes de variáveis em meus textos no lugar dos caminhos reais, usando o formato padrão. Por exemplo, vou passar a me referir ao diretório "system32" do Windows assim:
%WINDIR%\System32
Se você copiar e colar exatamente desse jeito na barra de endereços do Explorer ou na janela Executar e der ENTER, verá que o Explorer vai expandir a variável e abrir o alvo indicado. Também funciona exatamente assim em arquivos batch.
Motivos:
- Encurta o texto na maioria das situações;
- Independe do layout da instalação - Se eu colocar o caminho "c:\windows" e por algum motivo no sistema alvo o Windows estiver em D: é claro que não vai dar certo.
- Permite fazer atalhos que independem do nome do usuário corrente;
- Independe do idioma do Windows - %ProgramFiles% aponta da mesma forma para"C:\Arquivos de Programas" e "C:\Program Files"
Vou substituir os diretórios "hardcoded" por variáveis também à medida que eu for editando textos antigos.
Eu sou muito esquecido.
ResponderExcluirPrecisei de algo assim estes dias, pois estava tentando instalar uma atualização de um programa, mas o burro que fez a atualização - em .bat - apontou ela para "c:\arquivos de programas\'pasta do programa'", só que eu estava usando o Win7, e nele a pasta é "Programa files", procurei na internet, mas não me lembrava como era o nome - variáveis de ambiente - até que vasculhando o help do Windows, encontrei uma descrição onde era citado o %windir%.
Muito bom você colocar isto aqui, vai ajudar muitas pessoas - eu inclusive - obrigado mais uma vez.
Hawk,
ResponderExcluirVocê só precisa lembrar de uma coisa: o comando SET.
Eu mesmo nunca decorei essa lista.