-->

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O poderoso Console de Recuperação do Vista.

Se você já instalou o Windows Vista, deve ter reparado que ele também conta com um Console de Recuperação, como o XP. Porém se você não explorou as possibilidades desse console talvez não saiba de algumas coisas importantes:
  • Ele também serve para fazer reparos no Windows XP e 2000;
  • Ele não tem as limitações do console do XP e pode rodar muito mais programas, incluindo programas com GUI, como o Regedit e o Notepad. Você também está liberado para rodar programas de terceiros;
  • O console "monta" todas as unidades FAT32/NTFS que encontrar, incluindo dispositivos USB Mass Storage. O Console do XP também, mas ele é tão limitado que isso passa despercebido.

No lugar de Instalar Agora, clique em Reparar o Computador.



Se você rodar em um PC que não tenha o Vista instalado, esta lista vai aparecer vazia. Simplesmente clique em Avançar.

Atenção: Se houver uma instalação do Vista listada na tela abaixo, para entrar no console você vai ter que clicar em Avançar e recusar a oferta que o Windows vai fazer para usar a Recuperação do Sistema. Só depois disso e de perguntar se você quer enviar informações sobre o problema para a MS é que vai aparecer o link para as "opções avançadas", que permite entrar no console.





Clique em Prompt de Comando:






A partir do prompt você pode rodar diversos outros programas:



Como eu disse antes, a partir do console (e dos programas abertos a partir dele) você acessa todas as suas unidades, incluindo pendrives. O Windows ainda acrescenta uma:
  • X: - Unidade virtual com o boot do Vista. Quando você executa o Notepad, é o desta unidade que roda e não o do HDD.
Atenção: O Registro que o Regedit enxerga é o virtual em X: e não o da instalação do Windows no HDD. Mas explicarei como esse problema pode ser contornado em outro post.

Explorer.exe não está disponível, mas não faz falta. Qualquer caixa de diálogo "Abrir" serve. No pior caso você tem que habilitar "todos os arquivos" para poder ver os executáveis (usando o diálogo "Carregar Hive" de Regedit isso não é necessário). E usar a opção "Executar como Administrador" no menu de contexto.



No exemplo eu estou executando o programa Movie Maker da instalação problemática, mas apenas para ilustrar. Movie Maker nem roda (faltam codecs e outros arquivos de suporte) nem tem qualquer utilidade no reparo.

Você pode usar esses diálogos para copiar, recortar e colar como se estivesse no Explorer.

Se você acha que o fato do Vista vir em um DVD limita a utilidade desta dica, leia este artigo e procure por "Windows Vista Lite" no Google. Você verá que não é tão difícil ter o boot do Vista em um CD (eu ando com um na minha bolsa de ferramentas).

6 comentários:

  1. estou fazendo um topico em uma comunidade do orkut,com parte do seu conteudo e vou colocar um link ,dando credito a ti .

    ResponderExcluir
  2. Outra excelente dica. Como ainda não tinha precisado, não sabia que o console do Vista era tão mais poderoso assim. Show de bola :D

    ResponderExcluir
  3. Que dica paulada.

    Cara, será que tem como colocar esse console pra bootar de uma unidade USB?

    ResponderExcluir
  4. Sim e não.

    Sim, você pode usar o USB/DVD Download Tool para transferir uma imagem do Seven para um pendrive e dar boot por ele.

    Não, você não pode instalar somente o console. Pelo menos não que eu saiba.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/2/10 03:55

    "Atenção: O Registro que o regedit enxerga é o virtual em X: e não o da instalação do Windows no HDD. Mas explicarei como esse problema pode ser contornado em outro post."

    Amigo, esse novo post já foi publicado? Não encontrei... E parabéns pelo blog, excelentes dicas!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.