-->

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Melhorando (um pouquinho) o Console de Recuperação.

Quem já tentou usar o Console de Recuperação do XP sabe o quanto ele é ruim. Seria uma tentativa patética de se fazer um prompt de comando, não fosse o fato de suas limitações serem propositais. Por exemplo, não é possível copiar nada para disquetes, nem usar coringas em certos comandos (copy *.* é proibido por default). Mas dá para melhorar um pouco.

Nota: Como você verá, isso só é possível se você estiver em condições de editar o registro. E se você tem condições de fazê-lo geralmente não precisa do Console. Então é bom fazer isso ANTES de ter um problema.

Estando no Console, se você digitar o comando SET verá que só existem quatro variáveis de ambiente, com nomes sugestivos:

AllowAllPaths = false
AllowRemovableMedia = false
AllowWildCards = false
NoCopyPrompt = false

E se você tentar passar qualquer uma delas para TRUE, verá que não tem permissão. Isso pode ser resolvido alterando um valor no Registro na chave:
HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Setup\RecoveryConsole
Configure o valor SetCommand para 1 (dword)

Isso permitirá que você mude o valor das quatro variáveis para TRUE, eliminando pelo menos essas limitações.

Se você não quiser ter que digitar os quatro comando SET, crie um arquivo qualquer (digamos que seu nome seja "enable.txt") com este conteúdo:

SET AllowAllPaths = TRUE
SET AllowRemovableMedia = TRUE
SET AllowWildCards = TRUE
SET NoCopyPrompt = TRUE

Para "executar" esse arquivo use o comando BATCH do Console assim: Batch enable.txt

Isso é necessário porque o Console do XP não permite a execução de comandos arbitrários (que não estejam em sua lista de comandos e programas permitidos), então você não pode criar um .bat com esses quatro comandos SET, mas pode obter o mesmo efeito usando esse método indireto.

Nota: O Console de Recuperação do XP enxerga dispositivos USB Mass Storage, desde que o hardware da motherboard ajude. Então você pode ter esse "batch" em um pendrive.

Só existe mais um valor do Registro que vale a pena conhecer. Se você configurar sob a mesma chave "SecurityLevel" para 1 (dword) o Console não pedirá mais a senha de Administrador ao se conectar a essa instalação do Windows.

Resumindo: são dois valores no Registro que você pode mudar, como mostra a figura abaixo:


Um comentário:

  1. Anônimo9/5/09 08:36

    Muito bom Ryan!

    Esses segredinhos do Windows são uma mão na roda!

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.