-->

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Instalando o Console de Recuperação do XP no HDD.

Qualquer power user que use o Windows XP já deve saber da existência do limitadíssimo, mas às vezes útil, Console de Recuperação (Recovery Console), que você pode acessar usando o CD de instalação. Eu imagino que a maioria já saiba também (mas eu vou explicar assim mesmo) que é possível instalar esse recurso no HDD de modo a não ser necessário usar o CD. E fica bem mais rápido usar dessa forma.

Para instalar basta procurar pela pasta I386 de instalação do XP (pode ser no CD, em uma cópia no HDD, etc), abrir um prompt de comando nela e digitar:

winnt32.exe /cmdcons

O instalador vai tentar se conectar com a Internet. Quando ele fizer isso basta cancelar que a instalação poderá prosseguir com o que você tem no CD.

Isso vai instalar os arquivos necessários em %systemdrive%\cmdcons e acrescentar uma opção ao menu de inicialização:



Eu instalo isso nos meus PCs particulares, mas se eu fosse instalar em um PC de cliente ajustaria o timeout do menu para apenas um ou dois segundos, de forma que suma rápido o suficiente para não chamar atenção mas ainda ser possível usar a opção quando você sabe que ela está lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.