-->

quinta-feira, 16 de abril de 2009

"Algumas chaves estão abertas pelo sistema ou outros processos."

Você muitas vezes pode se deparar com uma mensagem como esta ao tentar importar um arquivo .reg:

Não é possível importar [arquivo_reg]: nem todos os dados foram gravados com êxito no Registro. Algumas chaves estão abertas pelo sistema ou outros processos.

Esta mensagem é um exemplo de mensagem de erro do Windows que por não ser suficiente esclarecedora, te coloca no caminho completamente errado de resolução do problema.

Se mesmo indo para o Modo de Segurança a mensagem persiste, seu problema provavelmente não tem nada a ver com chaves abertas: é de permissões.

Abra o Regedit na chave que você está tentando modificar e escolha permissões no menu de contexto:



Normalmente, SYSTEM e Administradores tem permissões totais sobre todas as chaves, mas às vezes você encontra anomalias como esta:



Assim não pode ficar. Esse estado impede completamente o acesso à chave e suas sub-chaves. Para corrigir basta marcar as duas opções destacadas, tanto para SYSTEM quanto para Administradores.

Edit: Esse mesmo problema é responsável por mensagens de Acesso Negado ao tentar editar o registro.

IMPORTANTE:
  • Quando uma chave está com permissões faltando pode parecer vazia ou que várias sub-chaves ou valores estão ausentes, mas está tudo lá. Quando você definir as permissões corretas os valores e sub-chaves aparecerão.
  • Não existem permissões para valores (e segundo a MS nunca vão existir). Preocupe-se apenas com as chaves.

Feito isso, tente importar o arquivo .reg novamente. Se funcionar, o problema está resolvido. Se não funcionar verifique outras chaves envolvidas que podem estar com permissões incorretas. Tenha em mente que um mesmo arquivo REG pode fazer a importação de várias chaves completamente independentes.

5 comentários:

  1. Estou usando um usuário com permissões de administrador aqui no serviço, usando o Win2k, este menu 'Permissões', não aparece no meu registro.

    Existe alguma (outra)forma de excluir uma chave bloqueada?

    Alguém usou o site do BB aqui no meu PC e instalou o G-Buster, eu consegui eliminá-lo de ser executado automaticamente e excluí seu arquivos, mas não consigo eliminar algumas chaves do registro que referenciam a ele.

    ResponderExcluir
  2. este menu 'Permissões', não aparece no meu registro.No Win2K você precisa usar o Regedt32.exe. Permissões está no menu Segurança.

    Existe alguma (outra)forma de excluir uma chave bloqueada?
    Sim. No XP com a ajuda de Secedit ou SubInAcl (Microsoft) ou SetACL (terceiros).

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Jefferson, funcionou.

    Usei o Regedt32.exe e setei as configurações de permissão como você explica no artigo.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde

    Jefferson

    Uma duvida como faço para alterar as permissões de uma chave via linha de comando (cmd) que esta com esse problema descrito.

    Teria alguma sugestão?

    Obrigado!

    Juliano

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.