-->

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Windows Mail demorando muito para compor mensagens

Se ao clicar no botão "criar e-mail" do Windows Mail (leitor padrão do Windows Vista) aparece o frame da janela, mas leva um tempão para os campos aparecerem e conseguir digitar alguma coisa, verifique o número de contatos que você tem. 

O Windows Mail, para facilitar o recurso de autocompletar o nome do destinatário à medida que você digita, carrega todos os contatos na memória sempre que você tenta criar, responder ou encaminhar um e-mail. Isso funciona direito para uma quantidade razoável de contatos, mas se por qualquer motivo você tiver toda a torcida do flamengo na sua lista, vai ter problemas.

O problema aconteceu com uma cliente que tinha "só" 2600 contatos. O mais estranho é que ela não sabe de onde os contatos vieram, porque os contatos de e-mail dela eram apenas meia dúzia (isso eu constatei ao instalar o PC dela), mas de repente todos os contatos da lista telefònica da empresa (a maioria nem e-mail tem) foram carregados no seu Windows Vista. Meu melhor palpite é que como a lista telefônica da empresa é um banco de dados "address book" do Windows, ao abrir a lista no computador dela o Windows deve ter perguntado se ela queria importar os contatos para o seu catálogo de endereços particular e ela repondeu que sim.

De qualquer forma, existem duas maneiras de eliminar a longa espera:
  • Eliminar os contatos desnecessários;
  • Desligar o recurso de "autocompletar endereços" do Windows Mail;
A cliente optou por apagar todos os 2600 contatos e recriar os seus contatos particulares (mais fácil redigitar uma dúzia de endereços do que pescá-los no meio de 2600 outros)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.