-->

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Diferença de hora impede Vista de acessar XP

A descrição do problema feita pelo cliente era muito estranha. Ele me disse que durante boa parte da manhã era impossível acessar o compartilhamento no PC da recepção (XP) a partir de uma máquina Windows Vista (a única), mas que não tinha problema nenhum para fazê-lo a partir da máquina XP que ficava ao lado. A parte estranha é que, segundo ele, deixando a janela do Explorer minimizada, horas depois ele conseguia acessar o compartilhamento.

No momento em que eu cheguei, o acesso já funcionava normalmente. Mas bastou reiniciar o Vista para a máquina da Recepção recusar as mesmas senhas que aceitava um minuto antes. Como eu nunca tinha visto nada parecido, parti logo para uma busca no Google e, por sorte, logo na primeira página de resultados encontrei esta, onde um usuário que tinha o mesmo problema afirmava ter resolvido apenas sincronizando as datas nas máquinas.

Eu sabia que uma diferença de horário impedia você de autenticar em um servidor de domínio, mas eu nunca havia me deparado antes com essa limitação em uma rede ponto a ponto e com máquinas 9x, 2K e XP. Mesmo desconfiado, pedi para o usuário atrasar o relógio dele em 10 minutos e tentar acessar o compartilhamento de novo. Funcionou na hora, literalmente.

Nota: A regra geral em domínios Windows é que não deve haver uma diferença maior que 5 minutos entre os relógios das máquinas.

Ainda cético, liguei na manhã seguinte para ver se realmente tinha resolvido o problema. Ele disse que aconteceu de novo, mas que bastou sincronizar os relógios novamente para fazer o logon.

Putz... eu esquecera da sincronização de hora que o Windows faz pela internet.

O problema é que a máquina da Recepção precisa ficar com o relógio 10 minutos atrasado por causa da programação do relógio de ponto da empresa (necessidade deles na qual não me meto). Quando a máquina Vista acerta seu relógio via Internet, o compartilhamento deixa de funcionar no próximo boot.

Mais uma frescura do Vista para a minha lista. Eu entendo que sincronização de horários é muito importante em certas aplicações e eu mesmo já escrevi um programa de automação industrial que requeria isso, mas na maioria dos casos essa "imposição" é um estorvo. Se a máquina Vista não pudesse ficar também 10 minutos atrasada eu teria um pepino ainda maior para desentortar.

O que falta explicar: Por que depois de algumas horas o compartilhamento funcionava? Isso poderia acontecer se o relógio do Vista estivesse atrasando uns 10 minutos por dia ou se o relógio da Recepção estivesse sendo atrasado manualmente todos os dias pela manhã e automaticamente corrigido horas depois. Mas a recepcionista disse que ninguém interfere com a hora do computador dela.

Vou checar na próxima visita.

2 comentários:

  1. O que já aconteceu aqui em casa, com 2 pcs com XP, foi que, se não cadastrar uma senha pra ambos, eles não se enxergam na rede, não tem jeito. A conexão aqui é assim: Fio do telefone pro Router. Do Router sai cabo de rede pra um HUB e desse HUB sai cabos pros 2 pcs. Ambos estão com IP fixo pra regras NAT pra programas P2P. Não uso domínio, apenas grupo de trabalho, mas não sei se isso influencia.

    ResponderExcluir
  2. Juliano,

    A necessidade de senha (por mais simples que seja) para que a rede ponto a ponto funcione é uma diretiva de segurança do Windows que não existe no 9x, não sei se existe no 2K, mas tenho certeza que existe do XP em diante. No início eu achei isso desnecessário, mas depois percebi que era muito importante, principalmente em redes pequenas. Já aconteceu de uma vez eu pensar comigo mesmo ao analisar a segurança de um compartilhamento: "ainda bem que é preciso ter senha, ou isso aqui estaria escancarado para o mundo..."

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.