-->

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Motorola F3 - MOTOFONE


Precisando do telefone ideal para presentear aquele parente que não tem a menor afinidade com tecnologia?

Precisa de um telefone celular para usar apenas como... quem diria... um telefone celular?

Está querendo desembolsar pouco?

Então o MOTOFONE pode ser uma boa escolha para você.

Eu estava procurando por um aparelho de baixo custo (menos de R$100) para usar com meu segundo chip OI e estava difícil. As melhores opções até o início da semana eram de aparelhos usados à venda no ML. Eu não queria, e nem quero, um aparelho para competir com meu TREO650. Eu só queria um telefone barato e foi isso que eu encontrei no Motorola F3.

Lembra do Motorola PT550? Eu não sei no resto do país, mas entre as pessoas do meu convívio ele era "carinhosamente" apelidado de "tijorola", por sua leve semelhança em tamanho, peso e tecnologia com um tijolo. O MOTOFONE é semelhante, sendo a principal diferença que se parece mais com um azulejo :)

Eu estou dizendo essas coisas para que você não se engane com o display enorme e com a elegância do design ultra-fino: o telefone tem apenas "o basicão" mesmo. O display enorme exibe caracteres também enormes, ideais para aquele seu parente que já não enxerga direito, mas gigantescos para alguém que, como eu, se sente confortável com uma resolução de 1600x1200 no Windows. O design ultra-fino se deve em parte à adoção de um display com tecnologia "papel eletrônico" (EPD).

A principal diferença prática entre EPD e a tecnologia LCD é que o EPD só precisa de energia para mudar de um estado para outro, mas não para manter o que está escrito. Se você remover a bateria com o telefone ligado, pode se espantar com o fato de que "magicamente" o que estava na tela no momento não se apaga. Essa característica do EPD é um dos fatores que torna a tecnologia preferível nos "e-book readers", pois uma vez "virada uma página", o display não precisa de energia para mantê-la indefinidamente visível. O mesmo ocorre com o Motofone, daí a autonomia anunciada de 12 dias em stand-by (lembre-se que um telefone gasta energia com outras coisas e não apenas com o display) ou cinco horas de conversação com uma única carga da bateria.

Eu mencionei que a bateria é removível? Já vi telefones mais "grossos" que esse cujo design impede isso.

Mas voltando aos recursos do aparelho: além de telefone (com agenda alfanumérica, sete toques polifônicos e vibracall), temos relógio com alarme (tudo tem relógio hoje em dia) SMS e... mais nada. Nem mesmo uma calculadora o bicho tem.

Na verdade, existe uma coisa a mais, que parece completamente deslocada em um telefone tão espartano: ajuda de voz. O telefone "fala" para você , em português, espanhol ou inglês bem claros, o significado de algumas coisas, mas não vai muito além disso. É bom para mostrar aos amigos que o aparelho não é tão "tosco" e talvez para lembrar aquele seu parente de memória curta o que significa aquele ícone que parece uma carta fechada, mas ainda bem que pode ser desligada, porque eu já fiz isso.

O aparelho não é ruim, se você tiver comprado pelos motivos certos. Seu design fino e o peso de menos de 100g me permitiram sair com ele no bolso baixo da bermuda (aquele pouco acima do joelho) sem fazer aquele volume e balanço incômodos que celulares maiores e mais pesados fazem. O volume do toque e da conversação é alto. E eu só pretendo usá-lo para fazer ligações.

Por R$75, novo, com garantia e entregue na minha porta em Recife sem custo adicional? Está de bom tamanho.

Editado: esqueci de mencionar que o aparelho custou isso desbloqueado, livre de planos e sem chip.

16 comentários:

  1. Realmente um ótimo custo beneicio, esse Motorola F3! Comprei 4 desses pra dar de presente pro pessoal da familia de mais idade!
    Uma dica: Na Americana.com ta com preço muito bom; ta saindo por R$ 49,00 com frete de grátis na faixa!!!
    Segue o link: http://www.americanas.com.br/prod/579692/TelecomStore
    Forte abraço e até mais!...

    ResponderExcluir
  2. ahahah..que celular deoidera...nem conhecia esse modelo basicão ultra-fino (que é o que mais me agrade em aparelhos assim)
    Eu também acabei entrando na promoção do ligador também, mas aparentemente eu consegui um nokia 1100 parado de um amigo, mas pra quem não tem frescura e precisa de um outro aparelho esse certamente é uma ótima pedida.
    Essa tecnoligia EPD caso eu não esteja enganado está ainda no início, tendo bastante o que evoluir ainda

    PS: comprou o aparelho em alguma loja local ou foi em algum super-mercado daqueles que tem em várias cidades (tipo Fortaleza)eeehhee

    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Aloisio,

    O das Americanas está indisponível e é bloqueado para uso na Claro. Para mim não serviria, porque meus chips são da OI e os dos meus familiares também.

    ResponderExcluir
  4. Rafael,

    Eu comprei numa loja pequena aqui de Recife, que encontrei pelo Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  5. O meu raciocínio também foi sempre parecido Jefferson...

    Se eu não preciso destruir um tanque de guerra na rua, não preciso andar com uma bazuca no bolso.

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Jefferson, comprei um pro meu pai com uma promoção do Hiperbompreço em que eu usei pontos do bomclube e ele saiu por R$19,00, mas bloqueado para Claro. O aparelho é interessantíssimo, tem até viva-voz! A localização dos medidores de bateria e nível de sinal também é ótima. Legal é ler uma mensagem de texto nele: uma palavra por tela. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. aqui no Rio custa $50 um destes desbloqueado na loja

    ResponderExcluir
  8. Bom, na Vivo do Rio Grande Sul, na loja virtual, está R$ 44,00 à vista, frete grátis e chip incluso.

    https://lojavirtual.vivo.com.br/index.asp

    E a Vivo também abondou o TDMA e está trocando aparelhos de usuários por modelos novos GSM.

    Pretendo trocar um Nokia 1220

    http://www.nokia.com.br/cda1?id=33535

    que estava abandonado há alguns anos por esse motorola, avaliaram o meu Nokia em R$ 50,00, fiquei satisfeito.

    ResponderExcluir
  9. CORRIJA A INJUSTIÇA: O startac era pequeno, dobrável e com uma antena fina. O Tijolão/tijorola era o modelo anterior, acho que se chamava "elite", que só aquela bateria que grudava nas costas no aparelho era aproximadamente do tamanho de um maço de cigarros.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, diga onde vc viu esse celular custando R$50,00 desbloqueado aqui no Rio, estou querendo um pra botar meu chip da Oi. Te agradeceria muito pela informação (se tiver o telefone melhor ainda). Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. O desbloqueio desse aparelho parece ser feito utilizando um código. Não sei se já existe um uma calculadora de códigos para esse modelo/marca, mas vi relatos que pela web vc paga e a pessoa manda o código pra vc. De duas uma: a pessoa tem acesso aos códigos da fábrica ou já existe essa calculadora de códigos.
    Tb existe o fato de a claro estar bloqueando o aparelho no hardware (hard lock).

    Anatel proíbe a Claro de vender aparelhos com hard lock.

    Agência Estado - 16/08/07

    "Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro está proibida, desde o dia 12, de fazer o bloqueio permanente dos aparelhos, o chamado hard lock, que impede o cliente de usar o celular com o chip de outras operadoras."

    LAMENTÁVEL !!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Você está metade certo. "Tijorola" não era o Startac, mas também não era o Elite.

    Era o PT550.

    O Startac é menor que o Elite e era caríssimo na época. Eu tive um PT550 e um Elite, mas não pude ter um Startac.

    Vou corrigir o post. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Vejam mais modelos antigos da Motorla aqui:
    http://www.persocom.com.br/millennium/celular.htm
    Eu tive um Lite II, mas não tive o StarTac que, por sinal (pra quem não sabe) teve esse nome em homenagem aqueles comunicadores da série Star Trek original! :)

    ResponderExcluir
  14. Aqui em Londrina esse celular já esta sendo dado como brinde.....comprei um ingresso pra festa metamorfose e com mais R$ 10,00!!!!! ganhei o celular....pra mim tá ótimo
    Ps bloqueado pela VIVO

    ResponderExcluir
  15. Comprei o meu novo, na caixa, com garantia e nota fiscal por 50 CENTAVOS em curitiba. Definitivamente, o melhor custo benefício da história!

    ResponderExcluir
  16. eu tinha um F3

    mas quando estava andando de moto perdi o infeliz...

    acho que caiu dentro de uma possa de água pq liguei e dava com desligado....

    acho que ninguem iria querer uma maquina dessas

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.