-->

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Finalmente o Firefox abre uma nova aba do jeito que eu gosto.

Até a versão 3.5, se você selecionar "abrir em nova aba" o Firefox insiste em abrir a aba sempre lá no final da lista. Isso é um problema para alguém que como eu tem sempre dezenas de abas abertas. Mas a nova versão 3.6 agora faz como o IE e o Chrome ja faziam há muito tempo: a nova aba abre encostada à direita da aba que você está lendo.

A nova versão também traz suporte nativo a "personas" (o que a maioria das pessoas de cara chamaria de "skins") e supostamente é mais rápida que a versão 3.5.

18 comentários:

  1. Alguém já notou o consumo de memória nas últimas versões do Firefox? O meu aqui, agora, tá com somente 3 abas abertas e esta consumindo a bagatela de 184.776K e variando.

    ResponderExcluir
  2. Cada versão nova é 20%, 50% ou sei lá quantos % mais rápida que a anterior... nesse ritmo o Firefox já era para estar uns 500% mais rápido hehehe. Sou usuário do Firefox, mas ainda acho ele um browser que consome muitos recursos (especialmente memória) especialmente em sites com Flash (YouTube, jogos, etc...). O YouTube tentado se livrar desse devorador de recursos chamado Flash entrou na era do HTML5 com um projeto beta e pode ser ativado em http://www.youtube.com/html5. Como disse, sou usuário do Firefox, mas ele está ficando para trás em relação ao Chrome e de fato não troquei para o Chrome ainda por 2 fatore:
    1) Caixa Econômica não suporta ele ainda.
    2) Não descobri como desativa o histórico o ao menos limita o espaço dele... aqui reparei que ele atingiu 1GB de arquivos temporários... uma porção de arquivos pequenos desfragmentados e reduzindo o desempenho do meu computador.
    Mas para usuários básicos ele é ótimo... simples, faz update sozinho, leve, etc...

    ResponderExcluir
  3. PS: Minha nova aba continua abrindo no final.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu uso a extensão Tabs Open Relative para esse propósito. Não é 100% idêntico ao funcionamento do Chrome, mas é muito útil.

    Enquanto eu estou em uma aba e vou abrindo novas abas a partir de links, eles são agrupados, e as novas abas são abertas sempre no final do grupo. Até aí o funcionamento é igual ao do Chrome.

    No Chrome, se você vai para uma outra aba e depois volta à aba original e abre mais uma, ele coloca a nova aba no fim do grupo, enquanto que no Firefox ele esquece que havia um grupo e volta a abrir a primeira aba imediatamente à direita da atual.

    Mas agora isso não é mais necessário.

    Nesta página eu listo e comento alguns dos complementos que já usei no Firefox e recomendo. Atualmente são 15 na lista, mas não são todos que uso.

    ResponderExcluir
  5. Sony,

    Eu prefiro quando o browser tem suporte nativo e evitar o uso de extensões, até mesmo porque o Firefox tem o péssimo hábito de "quebrar" extensões a cada atualização. Esse tipo de surpresa me deixa irritado. Mas eu só não usei Tabs Open Relative porque não sabia que existia.

    ResponderExcluir
  6. Zow,

    Eu ainda não consigo tolerar o Chrome a não ser para navegação casual. Da última vez que usei ainda era inviável tentar gerenciar um grande número de abas abertas e quando estou estudando alguma coisa depois de um ou dois dias já ultrapasso facilmente as 100 abas.

    ResponderExcluir
  7. com tab mix plus dá pra escolher se você quer que abra antes ou depois

    ResponderExcluir
  8. Do que eu gosto no Google Chrome:
    - Abre mais rápido;
    - Cada aba é um processo independente;
    - Textarea redimensionável.
    - Omni Bar: uma barra p/ tudo.

    Do que eu gosto no Firefox e não tem no Chrome:
    - extensões na versão oficial (não quero instalar uma versão provisória só para usar extensões);
    - O FF faz bordas redondas mais bonitas (bordas redondas "arredondadas") com CSS (round border).
    - A barra de endereços do FF é incomparavelmente mais inteligente, procurando palavras no meio de urls do histórico (e não só no começo, como faz o Chrome), e aprende, trazendo em primeiro lugar o link acessado da última vez que comecei com a mesma sequência de teclas.
    - O textarea do FF não come espaços quando apago uma palavra. (Isso provavelmente não mudará no Chrome.) Se eu seleciono copiar ou recortar uma palavra e um espaço adjacente, eu quero que exatamente isso seja recortado e exatamente isso seja colado em outra parte, mas o Chrome quer tentar adivinhar o que eu quero fazer e geralmente erra.

    Nunca usei com tantas abas (100), mas dá pra imaginar o problema. Geralmente abro uma janela por assunto, e as abas em cada janela não passam de 30.

    Na prática uso o Firefox como navegador principal, devido a extensões indispensáveis como XMarks, EchoFon e FireBug, à barra de endereços e a outras vantagens. É o melhor para usar com o Gigawiki, que uso direto. Uso o Chrome apenas para pesquisas rápidas de apoio, por ser leve e rápido de abrir e sua barra servir automaticamente como busca do google. Aí os resultados daquela busca ficam nas abas daquela janela, e isso tem me sido bastante prático.

    ResponderExcluir
  9. Faça como o governo alemão recomenda, não use o Internet Explorer, proteja sua segurança. Use outro navegador...
    Que tal o Firefox? :-)
    Lauro Faria
    www.bdibbs.com.br

    ResponderExcluir
  10. Desde da versão 3.5 não utilizo a o FF mais, a consumo de memória é bem superior que o Opera, eu acho o FF melhor que o Opera(não nativamente melhor, mas com as extensões fica melhor) abrindo o mesmo número de páginas, a versão 3.5 no tempo em que eu abria o FF dava para abrir 3 instâncias do Opera, mas pelo changelog do 3.6 e que eu testei, eles consertaram essa lentidão da abertura, mas o consumo de memória continua na mesma.

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do novo jeito que o Firefox abre uma nova aba, mas sempre tem quem vai preferir o jeito antigo. Quem quiser voltar pode fazer o seguinte:

    Entre no about:config, pela barra de endereços, procure por browser.tabs.insertRelatedAfterCurrent e mude o valor pra "false".

    ResponderExcluir
  12. A extensão Tabberwocky é a melhor, é leve e também faz as novas abas herdarem o histórico da aba "mãe".

    ResponderExcluir
  13. Jefferson, estava esperando uma oportunidade pra te perguntar.... como é que você consegue (ou precisa) usar centenas de abas abertas ao mesmo tempo? Eu simplesmente não consigo conceber isso. Posso imaginar coisas como 10, 20 abas abertas, mas 200 eu não consigo entender.

    ResponderExcluir
  14. Rafael,

    Já me perguntaram isso antes e não estou pronto ainda para dar uma resposta melhor do que a que dei nos comentários deste post.

    ResponderExcluir
  15. O Chrome 4.0 tem suporte a extensões, e tem extensões para lidar com muitas abas.

    Aqui descrevo algumas.

    ResponderExcluir
  16. Dica (Firefox 3.6):
    Em about:config mude o valor browser.search.openintab para true, assim é só você digitar uma palavra na barra de busca que ele abrirá o resultado em uma nova janela (não precisa mais Alt+Enter ou clicar com a rodinha do mouse) e o melhor é que se você selecionar uma palavra num site e arrastar e soltar na barra de busca ele automaticamente irá abrir o resultado em uma nova aba (sem precisar dar Enter)

    ResponderExcluir
  17. Valeu Henzo você é o cara,
    Tinha desistido de atualizar o Firefox só por causa dessa mudança. Acho uma desvantagem abrir as abas proximo da "aba mãe" porque elas ainda estão carregando enquanto voce poderia estar acessando outras abas que já estão carregadas. Com certeza a maneira antiga de abrir as abas torna a navegação mais rápida.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.