-->

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Desastre: Fórum apagado.

Lamento informar a todos que devido a um erro grosseiro meu o fórum foi inteiramente apagado um minuto atrás.

Quando eu parar de me castigar mentalmente irei começar a recuperar tudo a partir do último backup. Mas não faço a menor idéia ainda de quanta coisa foi perdida.

Eu peço imensas desculpas a todos os que colaboraram com o fórum e porventura tiveram o seu trabalho perdido (intruder_A6, isso certamente inclui você).

Edit: Se o único backup do banco de dados que eu tenho for o que eu estou pensando, melhor pedir também desculpas antecipadamente a Zeurt, Jmaraujo e Rictad.

39 comentários:

  1. Intruder A63/11/09 00:38

    Ai ai ai ai ai, que tragédia !

    Pior que essa foi a atualização do firmware do M880 ( curiosidade mata, e não é a primeira vez que me ferro por causa de ser muito curioso ) que vai me dar uma tremenda dor de cabeça para fazer com que ele funcione direito a legenda com a língua portuguesa.

    Dependendo do que foi perdido no Fórum, vou demorar para repor no lugar ( fim de semana é quando tenho tempo ).

    ResponderExcluir
  2. Qualquer um que tiver uma página recente do fórum ainda aberta no browser, por favor SALVE! Pode ajudar a poupar muita digitação.

    ResponderExcluir
  3. Intruder_A6,

    Eu salvei quase todas as suas fotos (tenho 28 aqui) e a maior parte do texto pode ser recuperada a partir dos e-mails de notificação que eu, você, psr530fan e zeurt recebemos (não apaguem!). Somente o que você escreveu no primeiro post vai ter que ser reescrito a não ser que alguém tenha salvo a página.

    O que realmente está me tirando o sono são textos mais antigos de Rictad, Zeurt e jmaraujo. Qualquer um que tenha salvo páginas do fórum mais recentes que maio deste ano e quiser contribuí-las para a restauração por favor entre em contato comigo. Pode ser por aqui mesmo.

    Eu podia jurar que tinha backups mais recentes, mas eles não estão aparecendo em nenhuma de minhas buscas.

    ResponderExcluir
  4. Intruder A63/11/09 05:59

    As fotos não são problema, também tenho cópia de todas, não precisa se preocupar com elas. O texto é o verdadeiro problema, vai dar um trabalho tremendo para refazer. Se não sobrou nada para colocar vou ter que reescrever tudo de memória ( a minha é bem ruim ), e para fazer isso só no próximo fim de semana.


    Os e-mails de notificação já foram todos apagados, mas acho que no google consigo recuperar tudo.

    ResponderExcluir
  5. que merda hein... logo tu, brutus!

    ResponderExcluir
  6. Fico triste pela perda. Quando vi o título, achei que tinha sido um problema técnico, mas foi algo mais humano, a que todos estamos sujeitos, e todos já cometemos (mais de uma vez) erros semelhantes. Tente não se castigar: a perda já é o castigo; em vez disso, faça o melhor que estiver ao seu alcance, a seu tempo, sem exageros, sem exigir demais de si mesmo (leia-se: não deixe de dormir e de comer por causa disso! - já fiz isso, é horrível!!!)

    Sugestão, teste o cache do Google e de outros sites que arquivam sites.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Da pra encontrar a maioria no cache do Google, porém é preciso ter paciencia, pois é preciso procurar pela URL na maioria das vezes, ex.:

    http://74.125.47.132/search?q=cache:LiDVK0KCFUsJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D609.0+http://ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D609.0&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=br&client=opera

    http://74.125.47.132/search?q=cache:sckl_hz8dIsJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D606.0+http://ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D606.0&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=br&client=opera

    http://74.125.47.132/search?q=cache:b5j44_RwUWEJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D562.0+http://ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D562.0&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=br&client=opera

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Intruder A63/11/09 10:57

    Jefferson,

    Quando você colocar o fórum no lugar, avisa a gente.

    Imagino que não tenha nada do meu review no seu backup, e para fazer outro só no próximo fim de semana ( se tiver tempo e saco para isso ).

    ResponderExcluir
  9. Google Cache não salvou nada?

    ResponderExcluir
  10. Sony,

    Na minha agonia, nem lembrei do Google!

    Graças a ele já pude recuperar todo o texto do tópico do LG 397H até 09 de outubro e estou trabalhando para recuperar outras coisas. Eu peço aos outro autores de tópico que também façam o mesmo com seus próprios tópicos e tópicos de seu interesse. O fórum foi criado para divulgar informação e é um grande golpe para mim ver tanta coisa se perder por culpa minha. Principalmente as contribuições feitas na confiança de que eu as preservaria.

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o título, achei que tinha sido um problema técnico,

    Outro tipo de pessoa teria jogado a culpa em um problema técnico qualquer, como um vírus semelhante ao que invadiu o fórum em maio. Mas eu não sou esse tipo de pessoa.

    Minha personalidade não me permite cobrar dos outros o que não cobro de mim mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Para encontrar páginas do fórum rapidamente no google (removam as aspas)

    "site:ryan.com.br/smf"

    "site:ryan.com.br/smf print page"

    "Print page" mostra versões de impressão de cada tópico. São muito convenientes porque tem todo o texto do tópico em uma página só, mas as versões "normais" da página no cache podem ou não estar mais atualizadas.

    ResponderExcluir
  13. logo tu brutus(2)!
    Ta me parecendo conspiração.
    Brincadeiras a parte desejo sorte na recuperação das informações. Ja perdi dados e sei bem como é isso.
    Em um ambiente colaborativo como o teu forum tenho certeza de que tudo será recuperado.
    Mas ta na hora de rever tuas rotinas de Backup...
    j-marcelo

    ResponderExcluir
  14. *não tenho nem idéia de como recuperar o estrago, só estou postando para prestar solidariedade.

    tanta bobagem por aí que poderia ser perdida e seria um favor... e acontece o desastre justamente com esse forum...

    ResponderExcluir
  15. Aproveite a "oportunidade" para fazer um backup (ou uma rotina de backup) do blog, também! :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Ryan,
    Os principais textos que eu gostaria que fossem recuperados estão nesses tópicos (em cache do Google):

    Saraiva Digital - Análise Detalhada: http://74.125.47.132/search?q=cache:1HyGgSfy8HIJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Faction%3Dprintpage%3Btopic%3D592.0+site:ryan.com.br/smf+print+page+saraiva+digital&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    Experiências com Download Legal de Filmes: http://74.125.47.132/search?q=cache:0ESg4fVMLzUJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D585.0+site:ryan.com.br/smf+print+page+saraiva+digital&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    Zinwell ZP-500: http://74.125.47.132/search?q=cache:21t5D2dDlYwJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Faction%3Dprintpage%3Btopic%3D568.0+site:ryan.com.br/smf+print+page+zp-500&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    LG DV457 e DV487 são Mediatek enquanto que LG DV497H é Sunplus: http://74.125.47.132/search?q=cache:5W8rdeEbXi4J:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D574.0+site:ryan.com.br/smf+print+page+DV457&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    Simple ARM Assembler: http://74.125.47.132/search?q=cache:ysl9rpsY67MJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D601.0+http://ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D601.0&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    Está sendo um pouco difícil encontrar as últimas 2 páginas do tópico do Firmware do LG DV256K. Achei desse jeito (mais ou menos aceitável):
    http://74.125.47.132/search?q=cache:yr8GKFm_SysJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D232.80%3Bwap2+Eu+cheguei+a+pensar+rapidamente+sobre+as+outras+tags+(negrito,etc.),+e+acabei+chegando+a+conclus%C3%A3o+que+eu+as+deixaria+sem+altera%C3%A7%C3%B5es+(ou+seja,+seriam+exibidas+como+j%C3%A1+s%C3%A3o+atualmente)+no+Plano+It%C3%A1lico+Light,+j%C3%A1+que+essas+outras+tags+s%C3%A3o+bem+mais+raras.+Por%C3%A9m,+se+n%C3%A3o+for+muito+dif%C3%ADcil,+talvez+seria+legal+filtr%C3%A1-las+e+desprez%C3%A1-las+(ou+seja,+n%C3%A3o+exib%C3%AD-las).&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    http://74.125.47.132/search?q=cache:TLumfQlHy-gJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D232.90%3Bwap2+Sinto+avisar+que+o+projeto+do+it%C3%A1lico+light+est%C3%A1+temporariamente+suspenso.&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    ResponderExcluir
  17. Citando Intruder A6:
    "Pior que essa foi a atualização do firmware do M880 ( curiosidade mata, e não é a primeira vez que me ferro por causa de ser muito curioso ) que vai me dar uma tremenda dor de cabeça para fazer com que ele funcione direito a legenda com a língua portuguesa"

    Oi Intruder A6, eu não fiquei sabendo o que de fato ocorreu após a sua atualização. Caso o problema tenha sido apenas a legenda não funcionar corretamente com os caracteres especiais e acentuados em Português, você tentou ir em System > Text Encoding e mudar para a opção desejada?
    Obs: Me desculpem o Off-Topic...

    ResponderExcluir
  18. Jefferson sei que é um infortúnio muito grande perder relíquias como essas e te digo que só está sujeito a isso os usuários avançados, pois estão sempre a manipular dados de forma constante.

    Agora fico curioso em saber (se vc quiser é claro - e tem todo direito em não querer) se o motivo da tremenda perda foi a manipulação de partições. Digo isso pq foi esse o meu último incidente de perda de dados.

    Agora te desejo toda sorte em conseguir reunir novamente as publicações de excelência contidas aqui. Conte conosco sempre! Abçs!

    ResponderExcluir
  19. Intruder A63/11/09 18:12

    Citando zeurt:

    ""Pior que essa foi a atualização do firmware do M880 ( curiosidade mata, e não é a primeira vez que me ferro por causa de ser muito curioso ) que vai me dar uma tremenda dor de cabeça para fazer com que ele funcione direito a legenda com a língua portuguesa"

    Oi Intruder A6, eu não fiquei sabendo o que de fato ocorreu após a sua atualização. Caso o problema tenha sido apenas a legenda não funcionar corretamente com os caracteres especiais e acentuados em Português, você tentou ir em System > Text Encoding e mudar para a opção desejada?
    Obs: Me desculpem o Off-Topic..."

    Já, e infelizmente não resolveu. Ficou com alguns caracteres não aparecendo, entre os que já senti falta estão ( ã; õ, ô ), devem ter mais algumas não identificadas ( pelo menos a maioria dos acentos aparece normal ).

    Já mandei um e-mail para o suporte da empresa Egeat pedindo ajuda ( até agora nenhuma resposta ). Talvez mande um e-mail para o vendedor ( mas tenho minhas dúvidas se adianta alguma coisa ), mas pelo menos ele talvez possa me dizer a versão do firmware original ( talvez ), e isso pode me ajudar a acha-lo na Internet.

    Acho que o tópico do Egeat M880 vai dar uma tremendo trabalho para recuperar, pelo Google não achei nada apresentável.

    ResponderExcluir
  20. rmadeira,

    Vou tentar explicar como tudo aconteceu.

    Eu estou (estava) trabalhando em uma série de textos interessantes e provavelmente inéditos sobre pendrives (identificação, formatação de baixo nível, etc) que começaram com o texto sobre o H2testw. Ontem eu fiquei em dúvida sobre o melhor lugar para publicar o próximo texto por causa do uso de imagens grandes e do fato de que ele provavelmente seria fortemente revisado. Decidi testar como ficaria no fórum mas o SMF, ao contrário do Blogspot, não possui um mecanismo de rascunhos e eu não tenho (prefiro não ter) nenhuma board "oculta", por isso todos os meus testes seriam visíveis. Decidi testar em outra cópia do SMF administrada por mim.

    Essa decisão foi o início do fim.

    Eu administo vários domínios que vocês não conhecem e todos estão na mesma conta, sob "ryan.com.br". Até o início deste ano eu tinha várias outras cópias do SMF instaladas sob esses domínios, que eu usava exclusivamente para testes. Porém quando o vírus PHP "Krisbarteo" invadiu o fórum em maio (só quem é cadastrado no fórum ficou sabendo disso) infectou todos os arquivos .PHP que encontrou sob meu domínio master (ryan.com.br), o que significa que todos os domínios hospedados por mim foram infectados (sim, era um vírus FDP mesmo).

    Nesse dia eu deletei todas as cópias extras do SMF que eu hospedava (e cópias de teste do PHPbb, joomla, etc) e desinfectei a do fórum, ficando apenas com ela. O problema é que a cópia do SMF usada pelo fórum sempre se chamou "SMF2" no banco de dados, porque a primeira cópia (SMF1) tinha sido um teste. Eu sempre soube disso e mais de uma vez confundi os dois bancos.

    Ontem eu precisei então criar uma nova instalação e me deparei com um pequeno problema administrativo: o instalador acusou que eu tinha uma cópia desatualizada do SMF (1.08) e que eu devia atualizar para 1.10. Como minha versão do SMF era a 1.09 e o instalador mencionou "SMF2" eu por alguma razão assumi que se tratava de um "resto" do apagamento que fiz em maio e mandei apagar essa instalação, que na hora achei que se tratava de uma referência órfã a uma instalação há muito inexistente, esquecendo completamente do fato de que eu estava no domínio master e aquela instalação só podia ser a do fórum.

    Quando a mensagem de erro que eu esperava (faltando arquivos) não veio eu percebi imediatamente que tinha feito uma grande besteira. Repentinamente eu me lembrei quem era "SMF2" e tudo o mais que eu deveria ter lembrado cinco segundos antes, antes de dar o último "OK".

    Entrei em contato por chat com o suporte do meu host, mas fui informado que porque meu domínio usa mais de 50 mil inodes (grosseiramente falando, 50 mil arquivos) eles o retiraram do backup semanal. Eu chequei e só estava usando 27 mil inodes, mas o restante provavelmente era usado pela instalação apagada.

    O conjunto de circunstâncias que me levou a apagar o fórum pode se repetir a qualquer momento no futuro. Eu seria um tolo se disesse que "depois dessa, nunca mais", porque eu ainda nem sei explicar como meu cérebro "se desligou" enquanto eu dava aqueles cliques. O que não me conforma, mesmo, porque eu poderia ter evitado e sempre poderei evitar, é a vergonha de descobrir que não tenho backups recentes.

    ResponderExcluir
  21. Jefferson,

    Como o pessoal já falou, tem muita coisa nos caches do Google. Muito print page. Consegui recuperar totalmente o texto do tópico do firmware do dv397h (procurar com a string "print page" ajuda). Consegui outros também, ressuscitar hdmi, parte do dv256k, filtros de tags itálicas para o firmware jmaraujo. Enfim, se precisar, no final te passo isso que consegui.

    Abraços
    Ricatad

    ResponderExcluir
  22. Rictad,

    Eu já salvei muita coisa, incluindo tudo isso que você pegou (e fiquei bem mais aliviado depois disso). As "print Pages" são mais convenientes mas sempre que possível eu estou salvando também as páginas "normais" por que as versões de impressão não preservam os destaques de cor que fazemos no código 8051/ARM.

    ResponderExcluir
  23. Certo!

    As print pages do dv383, do simple arm assembler e do log de descobertas também estão fáceis. E a página do 2 do dv256k também dá para achar com a string "ryan firmware dv256k rictad".

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Rictad,

    A página 2 eu já tenho. O que eu não consigo achar é a página 3 :(

    ResponderExcluir
  25. Pois é, Ryan,

    A página 3 tá bem difícil. Mas eu acho que só havia 1 ou 2 posts que eram sobre a "morte" do dv256k do zeurt. Tem que ver se ele confirma. Veja que na página 2 já tem boa parte do desenvolvimento da proposta de itálico que a gente havia discutido. Isso já é ótimo!

    Abraços,
    Rictad

    ResponderExcluir
  26. Achei!

    Últimos posts do dv256k:
    16 de 19 (final da página 2):

    http://74.125.113.132/search?q=cache:E4tpNoPdxo8J:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D232.75%3Bwap2+firmware+dv256k+it%C3%A1lico+teste+site:http://ryan.com.br/smf&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    17 de 19:

    http://74.125.113.132/search?q=cache:yr8GKFm_SysJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D232.80%3Bwap2+firmware+dv256k+it%C3%A1lico+teste+site:http://ryan.com.br/smf&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    18 de 19:

    http://74.125.113.132/search?q=cache:hUalAM8wovoJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D232.85%3Bwap2+firmware+dv256k+it%C3%A1lico+teste+site:http://ryan.com.br/smf&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    19 de 19 (string "firmware dv256k matei site:http://ryan.com.br/smf"):

    http://74.125.113.132/search?q=cache:TLumfQlHy-gJ:ryan.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D232.90%3Bwap2+firmware+dv256k+matei+site:http://ryan.com.br/smf&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Jefferson, se precisar de alguma ajuda tipo pesquisa de material, classificação, catalogação etc, é só dizer o que devo fazer. Minhas contribuições são antigas, na maior parte sobre assuntos já passados e só tem importância histórica para o fórum. Recomendaria concentração de esforços nos tópicos mais recentes, ainda em discussão, tais como os de desenvolvimento de firmwares. PSR530FAN

    ResponderExcluir
  28. PSR530FAN,

    Por ora, ninguém precisa se preocupar com nada anterior a maio deste ano, porque disto eu tenho o backup. Depois que eu restaurar esse backup eu vou vagarosamente reinserir todos os posts de discussões importantes que ocorreram do início de junho para cá.

    Eu estou enrolado com a importação do backup, porque nunca tinha feito antes e está dando erro no SQL. Mas existem vários detalhes que tenho que checar ainda, por isso não há ainda motivo para preocupação quanto à "saúde" desse backup. Os testes estão sendo feitos em outro domínio porque se eu reativar o fórum agora posso "contaminar" o cache do google e perder algo importante.

    Quando o fórum de teste estiver minimamente aceitável eu direi qual é o endereço.

    ResponderExcluir
  29. Caramba... Por essa eu juro que não esperava.

    Apenas por curiosidade Ryan, o seus sites ainda são hospedados naquele antigo servidor do seu amigo da epoca do DVP642!?

    Eu jurava, que você ja teria mudado como muitos de nós da blogsfera, e forums em geral para Hosts mais robustos. Alias por isso iria ate questionar o porque manter o BlogSpot e não ter o seu proprio dominio de Blog.

    De qualquer forma, embora imagino que você ja conheça, já pensou em considerar a DreamHost - www.dreamhost.com - ou semelhante ?! - Pelo número de recursos e possibilidades de gerenciar não só 1 mas varios outros sites.

    Vou ver o que guardo do meu arquivo pessoal - mas ultimamente estava meio relaxado então não devo ter muito mais que algumas citações interessantes.

    Att

    Ygor

    ResponderExcluir
  30. Ygor,

    Meu site está hospedado no hostgator (um dos "grandes") desde dezembro de 2006. Meu amigo !Bruno "jogou a toalha" há muito tempo porque meu tráfego estava atrapalhando.

    E eu só uso ainda o blogspot por dois motivos:

    1)Eu acho que o fato de estar hospedado sob uma conta Google me garante indexação imediata e certa. Independente de qualquer coisa que eu faça, quando eu clico em "Publish" o Google indexa meu post.

    2)O blogspot funciona, sem requerer que eu me preocupe com segurança e outros detalhes miúdos. Desde 1996 meu site só foi invadido uma vez e por culpa de uma vulnerabilidade no SMF (fórum). Hospedando meu blog eu teria que me preocupar também com suas vulnerabilidades.

    Não estou dizendo que a idéia esteja descartada. Por ora eu estou apenas "acomodado" no blogspot.

    ResponderExcluir
  31. Jefferson

    Era mais pela curiosidade mesmo. Eu tive boas experiências com a HostGator também. Mas achei estranho "te retirar do backup mensal". Não tenho este probleminha com a Dreamhost por exemplo. Embora meu site mesmo ja tenha mudado varias e varias vezes, por não decidir exatamente o que fazer com ele. Tenho outros sites sob a minha conta que se mantem sempre atualizados.

    Pelo menos esse tipo de problema não tenho, inclusive se acidentalmente ou propositalmente apagar em DB - ele não é apagado na verdade vai para um tipo de lixeira que demora alguns dias antes de ser removido. Mas conto com backups constantes, e posso solicitar a qualquer momento.

    Pela capacidade quase ilimitada, mais de 750 Gigas de hospedagem - o que eu não devo usar 2%, e os quase 7 TB de transferencia mensal - pelos 5 US$ mensais ( logicamente pago pacote por ano ). é bem vantajoso.

    PS: Nunca parei para olhar por este prisma no que diz respeito a ser indexado, mas usando as ultimas ferramentas do google, como adsense, e alguns recursos de index preparados pelo google, a publicação também é quase "on the fly".

    De qualquer forma, boa sorte da recuperação dos dados, embora eu esteja fora do núcleo de usuarios capactidados a encarar os posts sobre Assembler, ARM, e etc que dominam o forum, eu "perco" - quer dizer separo alguma parte dele lendo todos os posts, mesmo que alguns não façam o menor sentido pra quem não entende do assunto.

    Att

    ResponderExcluir
  32. Na minha mente eu separo o backup da base de dados e o backup dos arquivos do site. Não sei se meu provedor faz backups separados, mas meus backups manuais são separados. Na verdade me intriga o fato de o seu provedor não fazer backup da BD por causa do número de arquivos (que na minha mente é outra coisa).

    Se eu entendi bem você só perdeu a BD, e não os arquivos .php, .jpg, etc. do fórum. Basicamente há duas maneiras de se salvar as imagens na BD: salvando-as diretamente num campo BLOB, ou deixando-as como arquivos (.jpg etc.) e usar um campo pequeno que aponta para o nome do arquivo. Se este for o caso, talvez as imagens não tenham sido perdidas.

    ResponderExcluir
  33. Fórum recuperado!

    Detalhes no próximo post!

    ResponderExcluir
  34. Intruder A65/11/09 08:46

    Ótimo, agora já dá para começar a recuperar as coisas.

    No caso do meu tópico sobre o Eaget M880, tentarei recuperar ( reescrever ) com o que eu me lembro, as fotos eu recoloco todas ( tenho as originais ).

    Jefferson, conseguiu achar alguma coisa no google ? Eu não consegui achar nada que prestasse ( do meu tópico ).

    ResponderExcluir
  35. Um novo tópico no fórum só é indexado pelo Google quando este encontra um link apontando para ele. Não houve tempo para isso.

    Quando eu "anunciasse" seu tópico aqui no blog ele estaria no cache imediatamente.

    ResponderExcluir
  36. Intruder A65/11/09 10:44

    Recuperou a maior parte ( o principal ), o que preciso fazer serão uns ajustes para limpar o tópico, que ficou meio poluido, com mensagens demais a toa só para colocar as fotos. Vou agrupar as fotos onde for possível para diminuir a quantidade de mensagens.

    ResponderExcluir
  37. Que ótimo que conseguiu recuperar! Parabéns!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.