-->

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Office 2003 muito lento ao "salvar como" na rede.

Eu havia feito modificações na rede de um cliente visando resolver os problemas de lentidão e no dia seguinte ele telefonou reclamando que "o acesso ao servidor estava muito lento". Chegando lá fiz os testes do meu modo habitual e não vi nada de errado. Pedi então ao usuário que reproduzisse o problema e acompanhei quando ele abriu o Outlook, criou um e-mail e mandou "salvar como" em uma pasta na rede.

O Outlook ficou cerca de um minuto travado, exibindo a ampulheta. E havia repetibilidade. Você entra na pasta compartilhada imediatamente, mas ao clicar em qualquer pasta dentro dela, o programa fica aproximadamente um minuto parado.

Inicialmente eu achei que poderia ser o problema com Arquivos Offline, porque os cenários e sintomas eram muito parecidos, mas não era esse o caso. Deu trabalho entender exatamente o que estava havendo e não estou com saco para descrever tudo aqui. Para resumir, o problema só acontece se todos os requisitos abaixo forem satisfeitos:
  • Se nas configurações DNS estiver definido o servidor de domínio da empresa (foi essa configuração que fiz que trouxe o problema à tona) - Não ocorre se estiver configurado para DNS automático;
  • Ao "Salvar Como" usando programas do Office 2003 - Não acontece se usar o Bloco de Notas, por exemplo;
  • Se você salvar em uma pasta da rede usando o link "meus locais de rede" - Não acontece se você digitar o caminho UNC até a pasta;
  • Se na lista de Meus Locais de Rede existirem atalhos para locais que estão offline no momento (computadores desligados, por exemplo);
  • Se a caixa de diálogo "Salvar Como" estiver configurada para "detalhes" - O problema não ocorre no modo lista;

Para completar o quadro, eu encontrei quatro instalações do Office 2003 nessa empresa e apenas em duas o problema ocorre. Curiosamente são justamente as duas cópias que não tiveram nenhuma atualização. O problema só ocorre nas cópias onde o Office 2003 SP3 está instalado. Pode ser que tenha algo a ver, mas também pode ser apenas uma coincidência. Todos os computadores testados rodavam Windows XP SP3.

É importante salientar que eu não desfiz minha configuração. Pedi ao usuário que usasse o modo "lista" da caixa de diálogo para contornar o problema. Isso porque a definição do servidor DNS é necessária para contornar este outro problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.