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sábado, 27 de março de 2010

Gmail implementa "detecção de atividade suspeita" nas contas.

Mas isso está longe de ter a utilidade que poderia ter.

O nome é enganador. Na verdade a Google agora monitora se as contas são usadas fora de sua região geográfica habitual e dispara um aviso na própria conta (esse é o problema). Isso obviamente depende da pessoa que teve acesso à minha conta não ter mudado minha senha.

O que realmente me deixaria confortável seria poder optar por bloquear qualquer atividade na minha conta fora de minha região geográfica. Caso eu fosse viajar, removeria o bloqueio antes. Adicionalmente a Google me avisaria dessas tentativas de acesso. Então se eventualmente eu fosse vítima de um keylogger qualquer, o safado precisaria estar em Recife para tirar proveito e eu saberia que em algum lugar minha senha foi comprometida, tendo algum tempo para mudá-la antes que o %$#@$ arrumasse um cúmplice em Recife.

Eu gostaria que isso também existisse para cartões de crédito e bancários.

9 comentários:

  1. Na verdade, já existe algo como você quer para cartão de crédito. Já me aconteceu da administradora pedir confirmação de compras feitas fora da minha cidade ou fora do que eles consideram os meus "padrões de compra".

    O mais curioso foi uma vez que eu estava viajando e a caixa do posto de gasolina não conseguiu passar o cartão pis dava um "erro de sistema". Após duas tentativas, paguei de outra forma. Logo depois recebi uma chamada no celular avisando que alguém tinha passado meu cartão mas com o código de segurança incorreto. Até perguntaram se o código estava legível (estava, era problema de BIOS).

    Uma outra alternativa para cartão de crédito é receber um SMS sempre que uma compra é feita. Ainda não usei isto, mas conheço gente que usa e diz que funciona direitinho.

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  2. Daniel,

    Eu já vi isso acontecer com um cliente do Branco do Brasil. Mas eu mesmo já fiz de repente compras no Bradesco Visa muito fora do meu padrão normal e nunca, nunca confirmaram nada comigo.

    E me parece que essa coisa de SMS não está disponível para o Bradesco/Bradesco Visa. Se está, não me informaram ainda.

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  3. Na maioria dos Bancos existe a opção de SMS, mas as vezes chega a levar mais de uma hora para se receber a mensagem.

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  4. Intruder_A627/3/10 21:48

    Tenho conta e cartão do BB, e já ligaram perguntando por compras no cartão e cheques também ( cheque em valor alto, o que para mim é uma operação bem rara ). Acho este tipo de procedimento interessante, pois diminui a possibilidade de fraude, e atrapalha pouco.

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  5. O Bradesco tem opções de SMS. Eu é que não tinha visto.

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  6. O Ricbit um dia viajando pra India teve o cartao bloqueado...O gerente do banco achou que era hacking.

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  7. Existe a opção de aviso de uso do CC por e-mail e SMA. E já recebi alguns telefonemas da operadora, confirmando compra 'fora do meu padrão'.

    Mas, da primeira vez que isso ocorreu, deixaram uma msg na sec.eletr. pedindo-me para ligar para o telefone XXXX. Não fiz isso, e liguei para o número SAC que consta no cartão. Era mesmo deles, mas sugeri que a msg na sec.elet. deveria dizer "favor ligar para o número de sua operadora". E não para outro.

    Finalmente: neste novo aplicativo do gMail (que não habilitei; como o Jeff falou, preferiria um aviso para outro e-mail), gostei de saber que, no pé da página da nossa conta, tem um link para 'details', ao lado do IP, com o registro dos IPs dos últimos acessos

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  8. O Bradesco/Bradesco Visa já me ligaram algumas vezes, para comprar normalmente fora do meu padrão. Mas com certo Delay (a compra foi efetuada, mas a ligação foi só para confirmar se era eu Operando o Cartão nos locais indicados).

    Mesmo assim acho interessante tanto para bancos quanto para e-mails, o tempo deve fazer as coisas melhorarem. :D

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  9. Só posso dizer uma coisa: cuidado com o Google!

    O que parece bom, pode se tornar um bicho de sete cabeças. Gostaria de compartilhar dois cases com vocês sobre o péssimo atendimento prestado pelo GOOGLE.

    Case 1 - Denúncia de site
    Estou há 59 dias tentando resolver um problema com a equipe do Suporte Adwords e não consigo uma resposta.

    O fato é que sou cliente, tenho um gasto altíssimo com anúncios no Adwords e fiz a denúncia de uma empresa que viola os termos de serviços e políticas do adwords, promovendo diversos anúncios se utilizando de páginas ponte que direcionam ao seu site. Esta situação acaba resultando em prejuízo a minha empresa, visto que o anúncio no Google é uma forma de capitação de clientes e quanto mais anúnciantes, maior o custo gasto nos lances do Adwords.

    A única resposta que tive foi que o assunto estava em análise. Notem: 59 dias em análise sem uma solução!

    Para quem não sabe o Google somente atende seus usuários via e-mail, tentei contato telefônico (f: 11-3797 1263) e fui mal atendido pela funcionária Daniele que se recusou a me ouvir e se limitou a informar que o atendimento é por e-mail, além de afirmar que não adiantava vir ao escritório do Google que eles não autorizariam minha entrada.

    Case 2 - Propaganda enganosa - bônus R$ 100,00
    http://www.dihitt.com.br/barra/off-topic-corner-google-adwords--para-a-google-usuario-e-cliente-sao-a-mesma-coisa

    Fiquem atentos,
    os próximos podem ser VOCÊS!

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