-->

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Como identificar o servidor de e-mail de um domínio.

Se você trabalha com manutenção de PCs, provavelmente já ficou em dúvida na hora de preencher isto para um cliente:



A configuração do BOL, por exemplo, supostamente é esta:

POP3: pop3.bol.com.br (ainda funciona)
SMTP: smtps.bol.com.br (isso não funcionou nos meus testes. Provavelmente a documentação do BOL está desatualizada).

O problema é que "quase" não existe um padrão para isso. E é com esse "quase" que você perde tempo e se aborrece. Muitos servidores facilitam as coisas permitindo que você simplesmente coloque o nome do domínio nos dois campos e eles decidem pela porta de conexão (25 ou 110) do que se trata. Mas em muitos outros você precisa saber o FQDN (host.domínio) correto.

Nota: cuidado para não se atrapalhar. Do ponto de vista do usuário (e do Outlook Express), SMTP é saída, mas do ponto de vista do servidor, é entrada. Para evitar confusão, não vou me referir a saída ou entrada mas sim a SMTP e POP3.

Servidor POP3

Eu não conheço um meio automatizado para descobrir e possivelmente isso não existe, visto que quem pega os e-mails no protocolo POP3 é sempre o usuário e nunca um outro servidor em nome dele. As suas alternativas são ligar para o provedor e perguntar, consultar a ajuda no site dele, ou "chutar" as alternativas mais comuns:

nome_do_domínio
pop.nome_do_domínio
pop3.nome_do_domínio
mail.nome_do_domínio

Servidor SMTP

Para este existe um procedimento automatizado, porque a mesma conexão que o usuário utiliza para enviar seu e-mail é usada por outros servidores no mundo inteiro que se conectam para deixar e-mail para ele.

Vamos ver qual é o servidor SMTP atual do BOL. Abra um prompt de comando e digite:

nslookup -type=mx bol.com.br [ENTER]

A resposta será parecida com isto:

Servidor: resolver1.opendns.com
Address: 208.67.222.222

Não é resposta de autorização:
bol.com.br MX preference = 10, mail exchanger = mx.bol.com.br

O FQDN em negrito é o servidor SMTP atual do BOL.

Você também pode chutar os mais comuns, se preferir (ou não lembrar como se usa o nslookup):

nome_do_domínio
smtp.nome_do_domínio
smtps.nome_do_domínio
mail.nome_do_domínio
mx.nome_do_domínio


Como funciona

nslookup (Name Server Lookup) é uma ferramenta genérica de diagnóstico DNS. No nosso exemplo estamos pedindo que seja feita uma consulta ao servidor DNS corrente (no meu caso, resolver1.opendns.com) para obter os registros MX (Mail eXchange) associados ao domínio bol.com.br. Nos registros MX o domínio informa que hosts são encarregados de receber e-mail. Podem ser vários, numa hierarquia. No caso de bol.com.br só há um: mx.bol.com.br.

Mas se você experimentar com o Gmail verá cinco:

nslookup -type=mx gmail.com

gmail.com MX preference = 10, mail exchanger = alt1.gmail-smtp-in.l.google.com
gmail.com MX preference = 20, mail exchanger = alt2.gmail-smtp-in.l.google.com
gmail.com MX preference = 30, mail exchanger = alt3.gmail-smtp-in.l.google.com
gmail.com MX preference = 40, mail exchanger = alt4.gmail-smtp-in.l.google.com
gmail.com MX preference = 5, mail exchanger = gmail-smtp-in.l.google.com

Por sorte, smtp.gmail.com (que não aparece na lista, não me pergunte o motivo) também serve.

3 comentários:

  1. Olá!

    A imagem da configuração do BOL só aparece no browser se sua URL (a da imagem, não a do link junto a ela) for colada diretamente na barra de endereços, mas não aparece diretamente no seu blog (ao menos para mim). Aparentemente há uma proteção contra hotlinks, pois, no Chrome, depois que carreguei a imagem diretamente, ela apareceu no seu blog, após atualizar a página (usou a imagem do cache). No Firefox, descobri que, através do blog, no lugar da imagem vem o erro "403 forbidden". Acho que é o caso de carimbar uma cópia com "ryan.com.br", rsrsrs.

    Uma vez encontrei um interessante tutorial sobre como evitar hotlinks em PHP. Talvez o BOL esteja usando algo parecido. Talvez você possa usar algo parecido, também, ou criar um script que carimbe as imagens do seu site automaticamente.

    Outra coisa: embora o significado de FQDN esteja a um clique de distância (obrigado pelo link à wikipédia!), senti falta de um "(Fully Qualified Domain Name)" à frente da primeira aparição da sigla.

    ResponderExcluir
  2. Sony,

    Não sei por que, mas eu já esperava por algo assim, por isso coloquei a informação relevante textualmente abaixo da figura. Eu só fiz o link para amenizar a "concentração de texto", que está grande hoje.

    Depois eu decido se troco por uma cópia local ou se deixo sem imagem mesmo.

    Eu tenho como configurar que todas as minhas imagens só apareçam por link direto ou solicitadas por páginas minhas (meu site, meu blog), bloqueando assim completamente os hotlinks (como fez o BOL), mas não quero fazê-lo. Enquanto eu tiver banda para isso, prefiro carimbar as imagens.

    Agora, um script para carimbar automaticamente, no servidor, seria ótimo. O procedimento todo de redação dos posts com imagens é um s-a-c-o e não ter que carimbar manualmente simplificaria bastante.

    Eu só coloquei "FQDN" porque estava com preguiça de escrever o palavrão inteiro. E como ia ter que fazer um link para a wikipedia de qualquer maneira... :)

    ResponderExcluir
  3. Jefferson,

    Esse método para achar o servidor SMTP nem sempre funciona. Alguns serviços de e-mail usam servidores distintos para receber e-mail para usuários do servidor (que são aqueles listados nas entradas MX do DNS) e para enviar e-mails dos usuários para outros servidores (o que é conhecido como 'relaying'). É o caso do Gmail, aqueles servidores só aceitam e-mails para usuários do Gmail ou Google Apps; para um usuário desses serviços enviar e-mails, ele deve usar o smtp.gmail.com (e precisa autenticar-se com o e-mail e senha).

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.