-->

quarta-feira, 2 de julho de 2008

O genial Direct Folders

Analisando os outros programas do desenvolvedor do Teracopy eu não me interessei por nenhum deles baseado apenas no que li em suas descrições, mas uma série de elogios interessantes que li no blog do desenvolvedor despertaram minha curiosidade pelo Direct Folders.

E acabei descobrindo que era justamente algo que eu esperava há muito tempo.

1) Imagine essa situação, que deve ser familiar para a boa parte dos meus leitores: Você está manipulando um DVD-Video qualquer no HDD (depois da gravação, authoring, RIP, edição, transcoding, o que seja...) , está com o Windows Explorer aberto na pasta onde está o filme e quer abrir o resultado em algum programa, como o PowerDVD. Isso em geral requer dois passos: executar o programa através dos menus e depois usar o mecanismo OPEN do programa para achar os arquivos que você quer abrir. O fato de que você estava agorinha na pasta onde está o filme não ajuda em nada você a achá-lo, usando os mecanismos padrão do Windows. Não adianta apontar para a janela do Explorer ao lado e dizer ao programa: "está aqui, ó!".

Nota: Eu não estou falando de abrir os VOBs, porque basta clicar duas vezes neles. Para executar um DVD-Video como se deve (menus, etc), pelo menos no PowerDVD 5, você precisa usar o comando "Open DVD file on hard disk drive" do programa.

Usando o DF: Ao abrir uma caixa de diálogo para escolha de arquivos, basta clicar duas vezes com o botão esquerdo em um espaço vazio dela para abrir o menu do Direct Folders. Por ele você tem acesso a todas as pastas por onde você andou recentemente com o Explorer e até uma lista de pastas favoritas criadas por você. Clique em um item e a caixa de diálogo vai até aquela pasta;


2) Ou imagine que você gosta de usar o Explorer no modo "detalhe", mas o programa nunca lembra disso e sempre abre suas caixas Open e Save no modo lista (ex: Notepad, MtkTool, etc, etc...) ? Nota: Isso não é exatamente culpa do programador, pois muitos ambientes de programação não oferecem um método simples de se determinar essas características.

Usando o DF: Pelo menu Configure... você pode definir um tipo de exibição global e também individual a ser forçado para cada aplicação. O DF simplesmente monitora o programa e quando este abre uma caixa de diálogo o DF envia uma mensagem padrão do Windows para definir o modo de exibição;

3) O programa insiste em ter uma pasta default e nunca lembrar a última pasta usada (vmware server 1.04)?

Usando o DF: Para cada programa, você pode definir facilmente uma pasta fixa ou que os diálogos sempre abram na última pasta usada pelo programa. Assim aquelas aplicações que sempre abrem o comando "open" onde você não quer podem ser "domadas".


O Direct Folders tem diversas outras facilidades. Só mesmo usando para entender.


Problemas até agora:

  • Não funciona muito bem se você estiver usando múltiplos monitores. O recurso de auto-ajuste do tamanho das caixas de diálogo pode fazer a caixa abrir em um monitor diferente de onde está o programa. Eu ainda não consegui determinar por que só acontece algumas vezes.

[12/07/08] Muitos programas, incluindo o PowerDVD do 5 ao 7, usam uma caixa de diálogo para seleção de pasta que não tem opção "textual" para seleção e você é obrigado a selecionar com o mouse:



Direct Folders permite contornar essa limitação.

6 comentários:

  1. Acho que nem precisa tanto, se você já tem o PowerDVD. É só dar um duplo-clique no arquivo VIDEO_TS.IFO, que é o arquivo "Raiz" de todo DVD, que o PowerDVD irá tocá-lo corretamente, a partir do início.

    ResponderExcluir
  2. Marcio,

    Tem certeza de que o PowerDVD 5 faz isso? Comigo ele nem se associa a arquivos IFO, nem adianta associá-lo.

    E foi só um exemplo, de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  3. Eu deixo habilitado a opção de listar o caminho completo no explorer.
    Copio o caminho e colo no navegador do programa.

    ResponderExcluir
  4. LioZ,

    Eu também faço isso, quando possível.

    Mas isso não é possível no PowerDVD 5, por causa do tipo de caixa de diálogo usado.

    ResponderExcluir
  5. Wow! adoro esses programinhas que facilitam as nossas vidas ^^

    tbm gosto muito do Unlocker, que desbloqueia e/ou deleta arquivos que o windows teima em não deixar rsrs

    tipo, sabe quando vai tentar deletar uma pasta/arquivo o windows diz que este ainda esta em uso e não pode ser deletado/movido, com o unlocker sem que você precise fechar todos os programas ou ate msm reiniciar o sistema, vc pode deletar sem qualquer dor de cabeça

    http://ccollomb.free.fr/unlocker/

    ResponderExcluir
  6. Aqui utilizo um programa similar (Chameleon Folder), mas vou testar esse direct folders parece ter mais recursos.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.