-->

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Gigabyte GA-8VM800M - BIOS corrompido

Esta é a continuação deste post sobre a motherboard. Eu preparei um pequeno vídeo do comportamento da placa-mãe com o BIOS corrompido:




No vídeo eu mostro duas placas de diagnóstico apenas para exibir a ligeira diferença entre as duas. A placa menor é uma SOYO TECHAID, que embora não tenha os "extras" da placa maior (uma legítima xing-ling), é muito mais confiável.

Note que o primeiro som que a motherboard emite se parece com o de problemas com a placa de vídeo.

Minha GA-8VM800M já está consertada. Agradeço ao Jean Michel (ver comentários no post anterior) que forneceu o BIOS original F5DB.

Como o chip do BIOS vem soldado nesse modelo de placa-mãe, eu tive que removê-lo. Aproveitei para colocar um soquete no lugar.




2 comentários:

  1. Você pode fazer um tutorial sobre como remover e soldar esses chips PLCC32 com um ferro de solda?

    ResponderExcluir
  2. Eu não uso ferro para remover. Uso um soprador térmico.

    Mas até com soprador você precisa saber o que está fazendo. Temperatura errada, tempo demais ou falta de atenção podem danificar o componente que você está tirando, a placa e até os componentes em volta.

    Já para soldar eu uso ferro mesmo. Não uso nenhuma técnica especial. Paciência e habilidade básica com soldagem nessa distância entre terminais bastam. Mas o soprador térmico também pode ser usado para a soldagem.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.