-->

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Alguém mais tem problemas com o corretor no FF 3.x?



Eu achava o corretor ortográfico do Firefox 2.x ótimo, mas desde o beta do 3.0 que venho tendo problemas. Só sublinha palavras quando quer e agora mesmo eu digitei "decalra" em vez de "declara" em outro post, mas o danado não sublinhou. Neste post ele sublinhou no início da digitação, mas depois que cheguei ao terceiro parágrafo o sublinhado sumiu.

Inicialmente eu pensei que fosse um problema do FF 3.0 beta que persistiu quando instalei a versão final por cima. Mas esta instalação é nova e limpa (pós virus) e o problema persiste.

Alguém mais notou esse problema? Eu estou usando o FF 3.0.3.

9 comentários:

  1. Eu já percebi essa esquisitisse dele, as vezes sublinha ou não palavras escritas erradas, principalmente no publicador do do blogger.com (onde esta o meu blog), muitas vezes eu tenho que publicar o post, e depois voltar a edita-lo para aparecer os erros.

    ResponderExcluir
  2. Também percebi os problemas com o corretor. Tenho a versão do corretor que abrange a maioria das palavras, mas o problema, é que parece que o Firefox resolve simplesmente ignorar a correção para algumas palavras.

    Por esse motivo, só uso o Live Writter para postar no meu blog!

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    Ontem eu tive a impressão de que o problema ocorre depois do primeiro "salvamento automático" do blogger, mas ainda vou ficar de olho para ter certeza.

    ResponderExcluir
  4. Então, esse problema se deve a versão lite do tradutor da mozilla, eles ainda não arrumaram, entretanto, existe o tradutor da maioria das palavras existentes, que está neste link:
    https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/6081

    Este pacote é bem mais completo e mais útil que o anterior, o único problema é que depois de 2Kb de texto digitado em um mesmo campo ele pára de obedecer(É, digite um pouco, envia, depois digite mais um pouco e envia:).

    Espero ter ajudado. Ha, e lógico, não se esqueçam de desabilitar o anterior, porque é um bug comprovado mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Ah, o FireFox está na versão 3.0.4 já. Não acho que essa atualização deva ter algo relacionado com esse problema mas... ;)

    ResponderExcluir
  6. Não é só em blogs que está dando problema não. Em foruns e formulários acontece a mesma coisa. FF 3.x anda dando muita dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Bruno,

    Eu estou testando sua solução e aparentemente o problema foi resolvido. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Dei uma aprofundada mais no caso e parece que não é um bug e sim uma sonegação que o software faz por ser lite.
    Faz sentido, como tem um número limitado de palavras ele não consegue saber se o que você digitou é certo ou não, e como o outro já é mais completo (Usa a biblioteca do Openoffice) ele pode entender que é errado, até nomes têm nele, e com o botão direito do mouse você consegue adicionar uma palavra ao dicionário e ainda pode receber sugestões de nomes certos, com um algarítimo bem eficiente (No momento não estou usando porque estou no trabalho:).
    Acho que é isso...

    ResponderExcluir
  9. O problema da extensão com a maioria das palavras existentes é que palavras como "intensão" e "mossa" estão certas pra ele. :)

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.