-->

quarta-feira, 19 de março de 2008

Adicionando um prompt do DOS ao Gparted LiveUSB

Em um post anterior eu expliquei como se cria um pendrive de boot com o Gparted, mas ficou faltando um problema para resolver: Como o Gparted ocupa apenas 28MB do pendrive, seria bom se pudéssemos aproveitar o boot no pendrive para outras coisas além de iniciar o particionador baseado em Linux. Agora eu explico como modificar o pendrive criado naquele post para ter a opção de ir para o prompt do DOS e a partir daí elaborar algo mais complexo.

É muito fácil depois que você sabe como fazer. No fim do processo você só vai ter acrescentado um arquivo e colocado duas linhas em outro.

Você precisa de:
  • O pendrive de boot com o Gparted;
  • O programa copybs.com, do pacote syslinux (eu usei o syslinux-3.62.zip ). "copybs" significa "copy boot sector".
  • Um disquete de boot do DOS (pode ser o do Windows 9x) ou uma imagem dele;

Com o disquete de boot do DOS no drive A:, vá para o prompt na pasta onde está copybs.com e execute o comando:

copybs a: c:\dos.bss

Isso equivale ao seguinte comando no Linux:
dd if=/dev/fd0 of=dos.bss bs=512 count=1
E vai criar um arquivo de 512 bytes dos.bss com uma cópia do setor de boot do disquete.

Nota: Se você tem apenas uma imagem do disquete (.img, .ima, .bif, etc), com um editor hexadecimal qualquer que você saiba usar, copie os primeiros 512 bytes do arquivo da imagem para o arquivo chamado dos.bss

Copie esse arquivo para a raiz do pendrive.

Abra o arquivo syslinux.cfg com o Wordpad (o notepad não se dá bem com as quebras de linhas Linux) e acrescente no final as linhas:

label dos
kernel dos.bss

Dê boot pelo pendrive. Quando aparecer o prompt do boot do Linux, digite "dos" e dê ENTER. Você deverá cair no prompt.

Daí você pode elaborar mais, criando arquivos config.sys e autoexec.bat personalizados para executar os programas DOS que você quiser.

O que pode dar errado
  • Lembre-se: Linux é "CaSe SeNsItiVe". Escreva ou digite tudo exatamente como eu disse até se certificar de que funciona;
  • Se você tiver usado o "método alternativo" para criar o boot Gparted, vão estar faltando pelo menos dois arquivos importantes no pendrive. Certifique-se de que command.com, IO.SYS e (nem sempre necessário) msdos.sys estão na raiz do pendrive, senão o boot pelo DOS não vai se completar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.