-->

domingo, 31 de janeiro de 2010

Como exibir dispositivos ocultos no Gerenciador de Dispositivos.

Esta informação não deve ser novidade para muitos. Só estou fazendo esse post para servir de referência para um outro que estou preparando para o blog Sete Problemas.

No Windows 9x isso era muito simples. Bastava entrar pelo Modo de Segurança que o Gerenciador de Dispositivos exibia automaticamente todo o hardware que já havia passado pelo computador, estando presente ou não. Eu usava muito essa facilidade para remover completamente do Registro referências a dispositivos não mais usados que muitas vezes estavam atrapalhando a instalação de dispositivos novos ou a execução de programas relacionados com eles.

No XP isso mudou (na verdade, desde o 2000). Nem mesmo entrando pelo Modo de Segurança esses dispositivos ficam visíveis. Alguém pode até supor com isso que no XP as referências a hardware removido não sejam mais guardadas ou que isso não crie mais problemas como acontecia no XP.

Ficam guardadas sim. E continuam criando problemas. Podem até criar menos, mas criam.

A diferença no XP é que a MS complicou tanto o procedimento que tornou impossível esbarrar nos dispositivos ocultos por acaso. O "novo" procedimento é explicado neste artigo da KB.

Em resumo:
  • Defina a variável de ambiente "devmgr_show_nonpresent_devices" com o valor "1". Existem dois métodos para isso explicados no texto da MS;
  • Marque em seguida "exibir dispositivos ocultos" no menu do gerenciador.
Embora o texto da MS mencione apenas o XP eu já confirmei que funciona no Windows 2000, XP e Seven. E provavelmente também funciona no Vista, 2003 e 2008.

Edit: Após definir a variável de ambiente você pode precisar fechar completamente "Propriedades do Sistema" antes de abrir o Gerenciador de Dispositivos para que a mudança passe a valer. Se estiver enrolado, reinicie o Windows. Mas isso não é realmente necessário. Se ainda assim os dipositivos ocultos teimarem em não aparecer, abra um prompt de comando, digite o comando SET [ENTER] e verifique se "devmgr_show_nonpresent_devices" está mesmo aparecendo na lista de variáveis do sistema.

Um comentário:

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.