-->

quinta-feira, 5 de março de 2009

Como fazer plástico velho ficar como novo.



Eu não testei isso ainda, mas parece tão promissor e útil que vou fazer uma exceção à minha regra e postar aqui. Uns malucos fãs do Amiga (um dos micros que eu teria comprado quando jovem se tivesse dinheiro para isso) descobriram um modo de remover o amarelado (ou o "amarronzado") de plástico ABS aparentemente sem efeitos colaterais e com custo relativamente baixo. Os resultados são impressionantes.

O processo todo, batizado de Retr0bright, é explicado com fotos aqui.

Eu sei que também é possível "branquear plástico" usando produtos de limpeza como o Veja Multiuso. Mas pelo que eu entendi do que é explicado aqui, isso não é tão eficiente e pode ter efeitos adversos (edit: o Veja não tem nada a ver com o alerta do link. Veja comentários.). Existem também pastas no mercado que permitem isso, mas elas agem mais ou menos como uma lixa, o que não ajuda muito a preservar por exemplo o que está escrito nas teclas de um teclado.

Sem contar que, ao contrário do Retr0bright, é preciso esfregar. E só de pensar nisso dá uma canseira...

OBS: Eu não entendo nada de química. :)

24 comentários:

  1. Olá Ryan.
    Você conseguiu descobrir se é fácil achar os produtos ou tratá-se daqueles produtos que só tem em laboratório de malucos. Vamos tentar descobri como faz o produto, pois no site deles só tem sugestões. Vamos ver se nossos amigos que entendem de química dão uma luz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/3/09 12:48

    Na boa, isso não é efeito de photoshop? Repare bem nas duas imagens. Na segunda foto, da direita para esquerda, note que a cor da parede e chão estão num tom meio que amarelado combinando com a carcaça do computador.
    Tô achando que isso é fake. :-P

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/3/09 15:32

    Ouvi dizer que que água sanitária ou cloro usado para lavar roupas remove esses amarelados mas nunca testei , prefiro deixar amarelado assim as chances de me roubarem o equipamento é menor...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/3/09 15:44

    Caros,

    Eu até acredito no produto sim.
    Uma vez fazendo minha barba no banheiro, acabou caindo um pouco da espuma que uso no plastico da balança que estava no chão. Depois de um tempo, quando fui limpar a parte onde estava a espuma ficou "brilhando".
    Tentei a "técnica" depois em um monitor velho e até que ficou melhor do que com produtos próprios para esse fim.

    ResponderExcluir
  5. Até onde consegui entender, a mistura é composta por água oxigenada, um gel (glicerina mais um "engrossador") e um composto encontrado no Vanish. Não deve ser difícil fazer por aqui.

    No fim de semana vou mostrar este artigo para o meu pai, que é engenheiro químico. Dependendo da careta que ele fizer, talvez eu procure um teclado antigo e faça a "compota de teclas"

    http://retr0bright.wikispaces.com/file/view/2008-01-15-atari130xl-keyboard-de-yellow-process.jpg

    ResponderExcluir
  6. Vou quebrar a cabeça também e dá uma de "Mythbuster". Vamos ver se isso funciona. O Daniel falou o que pode ser. Vamos ver se dá certo.

    ResponderExcluir
  7. Daniel,

    É. Pelo que entendi o ingrediente mais complicado é a tal da
    Goma Xantana, porque eu não consigo encontrar nenhuma referência a ela no varejo. Apenas encontrei ofertas de indústrias como esta. Até o Vanish (fonte do TAED) à venda no Brasil é igualzinho ao estrangeiro.

    ResponderExcluir
  8. O tal "ArrowRoot" da segunda receita é o que chamamos de Araruta. Que pelo que entendi tem o mesmo objetivo da Maizena (Cornstarch). Todos são "agentes espessantes".

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu comprei os produtos (exceto a tal goma xantana, que não acha no varejo) e estou fazendo alguns testes com o preparado na forma liquida e por imersão (a lá a "compota de teclas"). Pelo que eu estou avaliando no meu controle aqui esta branqueando sim, no caso é uma frente de um velho drive de 3 1/2 que é a cobaia.

    No proprio wiki, no final do texto que explica como fazer a mistura diz que você pode tentar usar qualquer outro agente espessante como até mesmo pasta de papel deve funcionar.

    Eu ainda vou tentar com mingau de maizena pra ver se consigo fazer em forma de gel.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/3/09 09:13

    Tenho algumas coisas em poderia fazer um bom uso disso ( uma Audigy Platinum, alguns teclados e outras coisas ), que estão bem amareladas.

    Não vejo a hora de poder botar a mão num produto milagroso desses ( com o sol aqui em Salvador deve clarear em minutos ).

    Será que vai dar para aplicar isso sem precisar desmontar tudo ???

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/3/09 17:50

    Alô pessoal,

    Bem, eu não tenho esses equipamentos antigos, mas uma coisa me chamou muito a atenção nessa (ótima) matéria.

    É sobre NÃO usar o Veja Multiuso em plásticos. Li o link lá dos Retrobrighters e fiquei alarmado.

    Será que limpar CDs/DVDs com Veja Multiuso tornará os discos quebradiços?

    Não sei se os plásticos de CD/DVD e do ABS teriam uma diferença de densidade tão grande que significasse que os primeiros ficariam imunes à ação do Veja Multiuso. Se alguém aqui entende do riscado, explique, por favor.

    Mas se for isso mesmo, então... pelamordedeus! Vou perder tudo que tenho em CDs e uns duzentos filmes...

    Alguém me dê uma boa notícia, por favor!

    E Jefferson parabéns pela tua pesquisa.
    Há anos que uso esse produto pra limpar meus discos e nunca tinha visto nada a respeito até hoje.
    Sempre tem coisas novas e muito pertinentes por aqui.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  12. SeteCordas,

    Eu não tenho certeza de que o Veja Multiuso esteja incluído naquela alerta. Eu supus que o Veja fosse baseado em Hipoclorito de Sódio, mas estou com uma embalagem aqui e ela diz que na composição entram "Alquil Benzeno, Sulfonato DE Sódio, Alcool Etoxilado" e outros trecos.

    ResponderExcluir
  13. Meu pai deu uma lida no site e confirmou as explicações (o que me deixa animado, pois ele é extremamente cético). Ele também não conhecia a Goma Xantana, mas gostou da idéia de usar maizena.

    Assim que tiver um tempo vou fazer um teste.

    ResponderExcluir
  14. Já usei muitas vezes Veja, e a impressão que tenho é que amarela mais rápido depois de passar Veja. Com pasta de limpeza de fogão (Aquela que queima a mão ^^)eu tenho certeza que isso acontece, quando pega muita luz, não reparei se é luz indireta do sol mas parece que é, minhas coisas amarelas demais em poucos meses no lado onde a luz incide. Se viro as caixas amarela por completo, tenha paciência de fazer o teste e veja como é curioso amarelar onde pega luz depois de limpar com um Easy-off da vida :-)

    Sempre achei que deveria esconder da luz do sol enquanto passo os produtos, então vou ter que jogar fora da mente todos os testes que já fiz.

    ResponderExcluir
  15. Comprei a água oxigenada em gel de 40 volumes. Falta o Vanish, e tou querendo comprar a lâmpada UV. Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  16. Quanto a galera ai nunca use nenhum composte que tenha alcool em seus cd,s pode queimar , nada de plástico.

    ResponderExcluir
  17. boa tarde a todos, sou leiga no assunto e gostaria muito de saber se aquela parte plastica do microondas e maquina de lavar louças é semelhante ao dos computadores e se posso utilizar a mistura, mais uma coisa, esse vanish é aquele produto de limpeza ou é um produto q tenho q comprar em loja de quimicos.
    Grata.

    ResponderExcluir
  18. O Vanish em questão é o ajudante de detergente, mesmo.

    O plástico usado em gabinetes de aparelhos micro-ondas é ABS, portanto, passível de usar o método mencionado.

    Rogério Kauer

    ResponderExcluir
  19. Eu coloquei na minha casa esquadrias de plástico pvc da Tigre, que têm muitaa durabilidade. Sendo plástico e pegando sol, elas ficam um pouco amarelas. O vendedor me ensinou a usar polidor de metais para limpá-las. Nunca experimentei no computador. Mas eu queria saber se alguém tem experiência com teclado de sintetizador.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo3/3/12 19:40

    Amigos. Fiz uma camara de clareamento com um balde de lixo com tampa. Coloquei no fundo da tampa a lampada UV e revesti todo o interior do balde com papel aluminio. La dentro coloquei meu game boy classic de 1989, só a capa dos fundo, de traz e da pilha. Fiz a solucão de vanish com a agua 40 de farmacia. Ela ja fica pegajosa e aderiu muito bem ao plastico. Antes da operação eu lavei todo o game boy com sabao neutro para retirar a sujeira e deixar a luz reagir em todos os pontos. Ficou como novo depois de 1hora e 30 minutos.
    As letras impressas ficaram intactas. Podem fazer que funciona. Abraços. Se precisarem de algo ou quiserem mais detalhes: psnetworkneto@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se essa mistura pode ser aplicada em uma pulseira de relógio...

    ResponderExcluir
  22. Anônimo das esquadria Tigre
    Tenho um problema semelhante com os perfis de cozinha planejada, que são em ABS, e que poucos anos após a instalação amarelaram. Apenas os perfis, o restante das peças não. O fabricante alega que os perfis amarelam mesmo com o tempo e que não há solução. Ia experimentar a mistura comentada aqui- água oxigenada, Vanish e Maizena, mas se o polidor funcionar acho mais prático.
    Agradeço a ajuda de quem souber de uma solução para este problema.

    ResponderExcluir
  23. Algumas dessas soluções funcionam mesmo, mas quase sempre o plástico fica fosco.Para recuperar o brilho, aplique com algodão massa automotiva para polir n° 1, deixe secar alguns minutos e dê polimento com um algodão seco. Pronto! Fica brilhando! Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  24. Para utensílios de cozinha, de plásticos, que ficam amarelados... vai uma dica:
    Passe com uma esponja dupla face, X14 (cloro ativo - não é água sanitária) e deixe agir por um tempo. Se puder, coloque de molho o utensílio numa vasilha com água e X14. Deixe agir por um tempo. Depois é só lavar normalmente. Fica branquinho como novo.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.