-->

sábado, 15 de março de 2008

Como criar um pendrive de boot DOS/Windows

Este procedimento vai criar um pendrive com um boot mínimo, genérico, com suporte a enxergar unidades FAT/FAT32. A parte mais chata do processo é obter os poucos arquivos necessários. Mas de posse deles tudo é muito simples. O resultado foi testado com sucesso nas seguintes motherboards:
  • FIC Conectado após ser desbloqueado (C:)
  • ASUS A7S266-VM (A:)
  • ASUS P4S800D-X (A:)
  • ASROCK K7S41GX (A:)
  • Gigabyte GA-8VM800M (C:)
  • Gigabyte GA-94GCM-S2C (C:);
  • Notebook Toshiba Satellite U305-S7446 (BIOS v3.90) (C:);
Você precisa de:
  • Um pendrive de qualquer capacidade. - Porém se você quiser criar um boot DOS puro (DOS 6.22, por exemplo) eu não acredito que funcione se o pendrive for maior que 2GB, por causa das limitações da FAT(16).
  • HP USB Disk Storage Format Tool - Daqui em diante vou chamar de HP Format Tool. Esse programa foi feito para pendrives HP, mas ainda não vi um pendrive que ele rejeitasse;
  • Um disquete ou pasta com os arquivos command.com, io.sys e msdos.sys de uma versão qualquer DOS/Windows que existem em qualquer disquete de boot. Eu testei com os do Windows 98, que o próprio Windows gera lá no Painel de Controle. Por comodidade, você pode usar um dos discos disponíveis em BOOTDISK.COM, mas com isso o boot e o prompt vão ficar em inglês; Nota: Se você quiser evitar criar um disquete virtual ou real, os .EXEs de BOOTDISK.COM podem ser descompactados com WinRAR, para obter o arquivo de imagem do disco. Vai dar erro, mas ignore. Depois basta abrir a imagem com o Winimage para extrair os arquivos individuais.

Use o HP Format Tool para tornar o seu pendrive um disco de boot. O uso do programa é simples e você só precisa indicar onde está o pendrive que vai ser formatado e onde estão os arquivos de boot (command.com, io.sys e msdos.sys). O HP Format Tool não é limitado como o Nero e não exige que os arquivos estejam em um disquete real. Tanto podem estar em um disquete virtual quanto em uma pasta qualquer.

Atenção: se você é o tipo de usuário que precisa ser lembrado de que esses arquivos geralmente são ocultos, então você nem deveria estar lendo isto aqui.

Depois disso, o pendrive já dá boot. Teste agora e se certifique de que funciona. Você óbviamente deve cair no prompt de comando. Lembre-se de que fazer com que um BIOS dê boot pela USB é uma ciência à parte e não não vou abordar isso aqui, ainda.

Com o pendrive dando boot, você pode partir para elaborar mais, colocando outros programas, personalizando config.sys e autoexec.bat, etc. Mas ainda existe um problema para se ter em mente: O pendrive criado pelo HP Format Tool tem comportamento que depende da motherboard:
  • No FIC e em algumas outras motherboards - não houve jeito de fazer com que ele aparecesse como drive A:. Sempre apareceu como drive C:. Não há nenhuma configuração no BIOS desbloqueado do FIC que possa ser tentada e talvez o problema ocorra porque o BIOS enxerga um floppy drive que não existe e não pode ser desativado;
  • Em outras motherboards - o mesmo pendrive não aparece de jeito nenhum como drive C: e sempre aparece como drive A:, não importando se você configura o boot no setup para USB-FDD ou USB-ZIP/Flash (quando há essa configuração). E olha que nessas máquinas existe um floppy drive em A: (ele se torna B:).
Você precisa levar em consideração o problema acima porque se você adicionar programas que esperam rodar de A:, vai dar pau quando o pendrive for montado como C: e vice-versa.


Posts relacionados:

9 comentários:

  1. Olá Jeferson, Li seu post e achei muito interessante, e gostei muito da sua frase, "quem sabe conserta, quem não sabe formata..." vc disse tudo, já pensava assim antes e agora estou convicto...espero podermos conversar um dia...tudo de bo m e até mais...

    Richard Thomas.

    As Vezes o que mostra ser nunca é o que o que se mostra...Pense Nisso...

    ResponderExcluir
  2. Alguém tem idéia de como fazer um Boot de win98/DOS6 numa pen drive através do linux, ou seja, sem o windows para ajudar?

    ResponderExcluir
  3. muito simples e deu certo, tem uns sites por ai q enrrolão tanto que termina dando errado, ja vc resumiu, basta usar o programa da HP pra formatar e ao mesmo tempo copiar os arquivos de boot simutaneamente e pronto! eu fiz e deu certo, olha que eu ja fucei muitos sites atras disso, tem uns que usam uns 10 programas pra xegar no boot, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/6/10 17:45

    Ótimo tutorial!!! Testado com a mb ASUS M2N-SLI Deluxe, o pendrive (antigo de 256mb) foi apontado como C:, lembrando que ao usar o programa da HP (no WinXP-SP2) a formatação deve ser feita em FAT e não em FAT32! Somente depois de formatar em FAT (16/12) consegui o boot em DOS. Em tempo, apesar do boot bem sucedido não consegui fazer o flash da BIOS (ver. 1302/06 pela ver. 5002/10) utilizando o AWDFLASH.EXE (da ASUS).

    ResponderExcluir
  5. Prezado,
    .
    É o seguinte: o HP Tool formata a pen totalmente. Há como somente reparar o boot sector da pen fat32 sem eliminar o conteúdo já existente na pen. Essa já contém os arquivos de boot citados e é ativa/mbr. O MKBT -c e o MKBT -x não trouxe o resultado desejado...
    .
    Abç

    ResponderExcluir
  6. O melhor do seu post para os dias atuais, é quando diz que, os pendrives acima de 2Gb vão dar pau.
    Cara eu estava apanhando há 3 dias por causa disso. Eu sabia claramente que FAT era limitado aos 2 Gb mais nem me toquei.
    Amanhã mesmo vou atrás de um Pendrive de 2 Gb para poder voltar ao meu velho DOS 6.22 (amado).
    Obrigado.
    E Viva Bill!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Velho, este blog está morto. ùltimo post decente foi em 2010. Este aqui é de 2008. Boas recordações daquele tempo

    ResponderExcluir
  8. a partição FAT32 tem suporte sim a midias de grandes capacidades, tantoque é altamente recomendavel vc deixar seu HD externo em formato fat32, o que não dá suporte a midias grandes é a FAT16, na época nem havia o pq de este sistema ter suporte a unidades de grande capacidade.

    depois de ter problemas com sistma NTFS ao jogar meu hd externo de um PC para outro resolvi manter meu HD externo de 2TB com partição em FAT32, e nunca mais tive problemas de perda de dados, claro que em NTFS o gerenciamento émelhor e o desperdicio de espaço é menor porem acontecem estes problemas dem versões de winodws em NTFS, perda de dados ou corrupção dos mesmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estou conseguindo ver onde foi que eu me referi a limitações da FAT32 no meu texto.

      Excluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.