-->

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Uma nova praga chamada CGMS-A

Já teve sua cota de aborrecimentos com Macrovision? Pois tem algo pior vindo aí. O esquema CGMS-A é um tipo de proteção analógica embutido na parte do sinal de TV geralmente destinada a "closed caption" que é completamente inofensivo se seu hardware não sabe o que é CGMS-A, mas silenciosamente muitos fabricantes já estão colocando no mercado gravadores compatíveis e a própria Microsoft está exigindo que os drivers de vídeo sejam compatíveis com CGMS-A para dar o "Certificado" de compatibilidade com Windows Vista. O resultado disso é que o equivalente moderno daquela inocente gravação que você estava acostumado a fazer com seu aparelho de Video-Cassete de um programa da TV aberta para assistir em um horário mais conveniente pode deixar de ser possível em um futuro próximo, a não ser que você continue usando um Video-Cassete.

3 comentários:

  1. Anônimo5/9/06 14:25

    Você matou a charada, Jefferson! Estava tendo problemas ao gravar o programa do Jô Soares em um DVD Recorder DR7923B da LG e tentar reproduzi-lo no DVD player DK9923N da mesma marca. Agora sei a causa. Percebi, após ler seu post, que todos os programas da Globo com closed captions embutidas davam o mesmo problema. E que o problema na reprodução era restrito ao player da LG, possivelmente porque, entre os DVD players que possuo, ele era o único com hardware projetado para reconhecer a restrição que o gravador embutia no arquivo VOB.

    ResponderExcluir
  2. Goldbach,

    Isso é curioso. Eu imaginava que o efeito do CGMS-A fosse impedir a gravação já no gravador de DVD e não atrapalhar a reprodução do material já gravado.

    Mas se você só está tendo problemas nos programas que tem closed caption...

    ResponderExcluir
  3. putz! os 'caras' são fodas!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.