-->

domingo, 21 de junho de 2009

A curiosa placa-mãe Foxconn LCIA (Lima).

Examinem com atenção esta foto:
Esta é possivelmente uma placa Mini-ITX

Notem que:
  • Só há um slot para memória;
  • A placa é pouco maior que um módulo de RAM;
  • Só há um slot PCI e nenhum AGP ou PCIe;
  • Só dois conectores SATA e nenhum conector IDE ou de floppy;
  • Não há conector de porta paralela ou serial;
  • O processador aparentemente usa ventilação passiva. Não há cooler na foto, nem um modo óbvio de se fixar um.
O que realmente se destaca nessa placa (e é por isso que eu a estou mencionando aqui) é que apesar de ser limitadíssima fisicamente, consegue reproduzir um BDRIP x.264 de 1280x528 usando menos de 40% da CPU. Na primeira oportunidade (está no PC de um cliente) eu vou medir o seu consumo de energia e como ela se comporta com x.264 de 720p e 1080p. Eu quero julgar se essa placa serviria para se montar um HTPC caso se possua uma TV com entrada VGA.

A descrição completa dessa motherboard está aqui, onde você pode constatar que o processador é um Celeron 220 soldado. Tem drivers para Windows XP.

Esta placa é usada pelo menos nos seguintes PCs Compaq:
  • SG3415BR 
  • SG3410BR
  • SG3611BR
Mas esses são desktops "normais" (grandes). Pelas suas dimensões, imagino que essa placa deve ser usada em outros modelos "compactos" da HP/Compaq também.

30 comentários:

  1. Caramba, esse tipo de placa tem alguma utilidade ainda!?!?! Quem diria

    ResponderExcluir
  2. Você viu aquele Fit PC2 ? que eu lhe enviei por email, pô aquilo é um sonho! o bichim toca HD e usa só metade da CPU, isso sem contar gastando apenas 8W em full load. Ele seria o irmão perfeito para aquele monitor AOC que vc fez o review. imagine 8w do pc + 15w do monitor! caraca!!
    review dele com 2 páginas:
    http://www.pcper.com/article.php?aid=718
    e um vídeo do youtube rodando full
    http://www.youtube.com/watch?v=QsijIVZ4MSk

    tô me coçando para comprar esse pc, mas R$700 sem HD ainda acho caro.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de conseguir uma dessas para montar um micro para downloads.. adorei o tamanho.. poderia ate customizar um gabinete para ficar menor ainda.

    ResponderExcluir
  4. Ryan Já que o blog é de gambirra e geringonça olha só essa que eu enntre na net é show
    www.belogic.com/uzebox

    ResponderExcluir
  5. Ryan, qual era a pl. de vídeo usada quando você fez o teste com o x264? Tem certeza de que não estava utilizando nenhuma aceleração pela gpu?

    Achei muito pouco para conseguir rodar um video h264, mesmo nessa resolução.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson,
    Observe que a placa não tem saída SPDI/F. Portanto para ter som 5.1 só emulando ou usando caixas analógicas amplificadas. Não tem como decodificar DTS ou DD(AC3).

    ResponderExcluir
  7. Essas plaquinhas tem sua utilidade. Pode montar roteadores, firewares, twin clients e até computadores. São placas de baixo poder de fogo, porém o suficiente para muitas tarefas básicas. Só me admira a compaq usá-las.
    Já o "sou" do comentário acima, mostrou um pequeno circuito que me parece um micro de 8 bits bem simples, Uzebox project, muito interessante.
    O que me lembra outro projeto que não foi pra frente: www.bdibbs.com.br/2008/msx-nostalgia
    Lauro Faria
    www.bdibbs.com.br

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    A placa de video é a onboard mesmo. Eu não abri esse PC e nem fiz a instalação física, mas não creio que a Compaq tenha colocado uma placa VGA *PCI* em uma motherboard que já tem video onboard. Não faz sentido.

    JorgeM,

    Eu percebi.

    Existem duas alternativas:

    1)Você deve estar ignorando o fato de que existem Receivers/Amplificadores com entradas de áudio analógicas multicanal, como o Philips LX600 (eu tenho um) e o Sony STR-DE345. Além de diversas outras opções mais baratas mas de qualidade questionável. A motherboard decodifica e entrega ao amplificador.

    2)Quem só dispõe de amplificador com entrada digital pode usar o slot PCI para isso. Mas ainda é preciso determinar uma placa barata que tenha a saída SPDIF (até as velhas Creative Live tem) e que permita o passthrough de audio AC3 e DTS multicanal. Infelizmente muitas placas só permitem audio digital stereo, por isso a placa tem que ser escolhida com cuidado.

    ResponderExcluir
  9. Jefferson,
    você diz que "o processador aparentemente usa ventilação passiva" e que não há como fixar uma ventoinha. Porém as máquinas da HP (temos uma grande quantidade na minha empresa) usam uma ventoinha EXTERNA, presa ao gabinete e dotada de um duto para soprar o ar sobre a CPU e eventualmente outros componentes sensíveis. Aliás acho que isto é uma prática comum em computadores "de marca", lembro de ter visto isso já nos Unisys no fim dos anos 90.

    ResponderExcluir
  10. Ainda nao vi isso montado ,tem fotos?Eu tenho um micro que fica on o dia inteiro ,por falta de espaço ,uso um thin client.


    Qual o custo disso ai?

    ResponderExcluir
  11. Saída digital pode ser até mesmo o plug P2 verde, ou qualquer outro bastando chavear pelo software/driver.

    Percebi na foto uma gambiarra com um fio e cola quente acima do slot PCI. Também, na placa da foto, o CI do BIOS está meio fora do soquete.

    Uma placa dessas tem tudo pra fazer sucesso em escritórios.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/7/09 09:50

    Ue...htpc com uma entrada VGA para full hd?
    Tem adaptador direto de VGA para HDMI?

    Eh...pq para a maioria das tvs do mercado, full hd so no hdmi. A minha pana mesmo de 37, so pega full hd no hdmi. No VGA vai 720p.

    Essa placa ae esta muito longe de servir para htpc. Nao tem entradas usb´s nem para outros dispositivos como camera ou leitor de cartoes.
    Sem hdmi digital audio...

    Certamente que existem placas padroes mini atx muito melhores para se montar um htpc.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo,

    Você está sendo um tanto "elitista". Entre os meus leitores existe muita gente que me acompanha desde o DVP642 e estamos acostumados com resultados satisfatórios bem abaixo dessa linha que você traçou.

    1)Um HTPC não precisa ser "FullHD". Essa "regra" não existe e HTPCs existem desde muito antes dos próprio termo "FullHD" existir.

    2)Uma TV que suporte 1920x1080 (1080 linhas) na HDMI e só suporte 720 linhas pela VGA é uma TV "complicada". A Sony Bravia de que falo em outros textos suporta 1080 linhas na VGA.

    3)Muita gente tem um sistema pronto bastante satisfatório que não é "FullHD". E a maioria das TVs LCD/Plasma/LED existentes no mercado só vai até 720p.

    4)HDMI Digital audio? Não me faz falta. Som de verdade é produzido por um Receiver e não nos raquiticos (e estereo) falantes da TV. Basta colocar uma placa audigy SE SB0570 naquele slot PCI sse quiser uma conexão digital.

    5)Não tem entradas USB? Como assim? As seis portas que ela tem não bastam?

    6)Não pega leitor de cartões? Por que isso precisa estar na placa? Você vai usar isso em um gabinete, certo? Já ouviu falar de leitores de cartão internos com conexão USB? Custam R$30 reais aqui em Recife.

    ResponderExcluir
  14. Jefferson,

    essa placa parece ser do padrão ITX, desenvolvido pela via, e ja adotado por vários outros fabricantes. Eu tenho uma placa Intel com processador Atom nesse padrão ligada 24/7 em casa nos torrents e estou feliz da vida !!!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/7/09 17:22

    Link da Via com informações sobre o padrão Mini-Itx : http://br.viatech.com/br/initiatives/spearhead/mini-itx_2.0/index.jsp

    ResponderExcluir
  16. Tiago Campos e Anônimo,

    No meu texto há um link para o artigo na Wikipedia e de lá existem links para os textos da VIA. Eu acho que vocês não viram isso.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/7/09 09:14

    Jeferson...o seu receiver vai gerar audio de onde? Que seja, pelo menos, de uma fonte digital como a do hdmi.

    E a tendencia hj eh que a maioria das tvs saiam full hd. Isso eh fato...eh so olhar os lancamentos.

    O que eu acredito, eh que se alguem quer gastar dinheiro montando um HTPC, nao vale a pena economizar montando um que tenha limitacoes obvias. Ainda mais montar um pensando no 720p.

    E nao cara...minha tv nao eh complicada pq poe 720p no vga. Isso eh
    MUITO comum nas tvs do mercado brasileiro pelo menos.

    Quanto a sony bravia...parabens se ela pega os 1080p no vga....Mas se eh para gastar tanto em uma bravia full hd como tv, pq economizar com essa placa que nem hdmi tem. Apenas para ganhar espaço? Nao faz sentido.

    Faz menos sentido ainda montar um htpc para vicar usando uma interface analogica de video., e pior.

    Isso nao eh ser elitista...eh uma questao de bom senso. DInheiro bom..eh o dinheiro bem gasto, indiferente se a quantia foi baixa ou alta. E essa placa ae para htpc, eh um dinheiro mal gasto.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo,

    "Que seja, pelo menos, de uma fonte digital como a do hdmi."

    Não é preciso ser uma fonte digital. Um receiver com entradas analógicas dá um resultado indistinguível do digital para a maioria das pessoas.

    "Ainda mais montar um pensando no 720p."

    Eu não consigo compreender como você pode fazer tanta questão por 1080p e se contentar com um audio que na maioria das vezes é 2.0 (no máximo, 3.1) de uma TV. Custa-me crer que uma TV LCD, mesmo quando tem subwoofer embutido, possa se comparar a um receiver. Não há separação suficiente entre as caixas e o subwoofer não tem volume (litros) nem rigidez mecânica suficiente para não vibrar, por isso tem uma severa limitação de potência.

    "Quanto a sony bravia...parabens se ela pega os 1080p no vga"

    Você está "focado" em alguém que tem uma TV 1080p, porque você tem uma, e não está enxergando mais nada.

    "Faz menos sentido ainda montar um htpc para vicar usando uma interface analogica de video., e pior."

    E de repente, com o advento do digital, o analógico passou a ser intolerável? Para você, talvez.

    "DInheiro bom..eh o dinheiro bem gasto, indiferente se a quantia foi baixa ou alta"

    Discordo completamente. Se a placa pudesse ser encontrada por um preço razoável (uns R$250), tenho certeza de que 720p estaria bom demais para muitos de meus leitores.

    "E essa placa ae para htpc, eh um dinheiro mal gasto."

    Na sua opinião.

    A todos: se vai dar sua opinião, deixe claro que é sua opinião e aceite o fato de que existem outras. O próximo que insinuar que "não há a menor possibilidade de eu ter alguma razão" terá seu comentário vetado.

    ResponderExcluir
  19. Hoje eu estive diante do mesmo PC por uns 10 minutos e trouxe mais alguns resultados:

    Consumo de energia da torre: 50W inicializando. 40W em "idle" no Windows. Isso incluindo HDD, drive de CDROM, perdas na fonte, etc. Esqueci de medir com a CPU a 100%, mas não creio que passe dos 60W.

    Capacidade de reproduzir 720p: Alguma coisa mudou desde a última vez que estive lá. Eu instalei o driver do "barramento SM" e depois fui testar videos, mas o de 720p já foi para 100% da CPU. Então eu testei o mesmíssimo filme que tinha dado apenas 40% no meu primeiro teste e este também estava saltando para 100% da CPU na execução. Inclusive o áudio estava vários segundos fora de sincronismo. A única coisa que evidentemente havia mudado nesse PC é que eu testara com o WMP9 e quando cheguei lá hoje estava instalado o WMP11.

    Agora, só quando eu tiver outra oportunidade com mais tempo diante da máquina para determinar o que houve.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/7/09 00:41

    O que houve é o directshow.

    O windows media player faz uso dele para selecao dos codecs apropriados. A nao ser que vc tenha um htpc muito bom....nao vale muito a pena usar o media player.

    Eh melhor usar algum player que faca uso de bibliotecas proprias do que do direct show. A performacen fica muito melhor.
    Experimente instalar o k-lite e use nesse mesmo pc o media player classic.

    Tenho quase certeza que vc vera um uso bem menor de processamento. No meu htpc a diferenca foi grande nas fontes full hd´s (que diga-se de passagem, sao bem mais pesadas do que as de 720p)

    ps: ainda acho que essa placa eh um dinheiro mal gasto para htpc ^^

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/7/09 01:07

    Sim companheiro..sobre o seu audio 2.0 ou 3.1 ...nao entendi o que vc quiz dizer.

    Vc pode pegar a saida hdmi da placa e espetar no seu receiver de boa...Ou ate algo mais simples....no caso do htpc, pegar sua saida optica da placa de som e espetar no receiver, caso sua plaquinha de video nao tenha o hdmi audio, ou nao tenha duas saidas dvi.

    Eu ainda nao entendi o seu raciocinio sobre os beneficios do 720p, entrada vga ou audio analogico.

    Nao faz sentido isso hj, na hora de montar um htpc...as interfaces digitais de audio e video estao presentes em qualquer placa de video atual..e nao precisa ser muito cara. Para tocar um full hd, basta um processador dual core...e nem precisa ser muito novo. O meu opteron 170 roda as fontes full hd sem problemas.

    O que eu quero dizer eh: Hj em dia, no htpc vc nao economiza nada visando essas tecnologias defasadas de interface vga ou audio analogico.

    Vc so economizaria na compra da tv, no caso de uma 720p.

    Esse plaquinha ae....na minha opiniao, tem um perfil de computador de boca de caixa. Tamanho...baixo consumo, baixo aquecimento e processamento mais do que suficiente.

    ResponderExcluir
  22. "Sim companheiro..sobre o seu audio 2.0 ou 3.1 ...nao entendi o que vc quiz dizer."

    Sua TV tem quantos alto-falantes embutidos? Dois? Três? Quatro? Eu "chuto" uma probabilidade de 95% de que tenha apenas dois.

    "Vc pode pegar a saida hdmi da placa e espetar no seu receiver de boa"

    Qual receiver?!

    Você sabe qual o percentual de receivers no mercado que suporta HDMI? Eu tenho dois receivers e nenhum deles tem isso.

    "Ou ate algo mais simples....no caso do htpc, pegar sua saida optica..."

    Você agora está defendendo que posição? A minha ou a sua?

    "Eu ainda nao entendi o seu raciocinio sobre os beneficios do 720p entrada vga ou audio analogico."

    Não se trata de "benefício". Se trata apenas de não haver o "problema" que você acha que existe.

    "O meu opteron 170 roda as fontes full hd sem problemas."

    E por causa disso eu não posso procurar por uma opção de baixo custo e consumo, que nem precise de ventilação forçada?

    "essas tecnologias defasadas de interface vga ou audio analogico"

    Muita gente acha HDMI indistinguível de uma conexão analógica de boa qualidade, dependendo do equipamento. Quanto ao audio analógico, ainda não inventaram o alto-falante digital, então uma curta conexão analógica entre o player e um receiver é, para quase 100% das pessoas, indistinguível de uma conexão digital.

    ResponderExcluir
  23. A todos,

    Na minha resposta a JorgeM eu citei dois modelos fora de linha de receiver com entradas 5.1 analógicas. Hoje eu esbarrei em um exemplo que ainda é comercializado pelo fabricante. O Yamaha VSX-518-K (R$699 no MercadoLivre, sem as caixas), tem uma entrada 5.1 analógica, além das três entradas digitais e das convencionais estereo.

    ResponderExcluir
  24. o fit-pc2 me encheu mais os olhos...

    ResponderExcluir
  25. BetoWender1/9/09 10:50

    Olha, na loja onde trabalho aqui no ES tem desta placa, eu não recomendo a compra se vc mora em região quente, pois a mesma esquente muito, principalmente o chipset. O processador nem tanto.

    ResponderExcluir
  26. BetoWender,

    E quanto a placa custa aí?

    ResponderExcluir
  27. Uma ótima placa mãe para usar em um htpc é está: http://pden.zotac.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage_images.tpl&product_id=185&category_id=7&option=com_virtuemart&Itemid=1

    Até hoje não achei uma que compare com ela :).
    Já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  28. tenho uma dessa processador 1.2 só aguenta até 250gigas de hd placa de video onbord com 251 de video nao roda windows xp nem 7 o windows vista é o unico com os drives para ela anao ser que vc use internet a cabo ae tem o drive agora wirelees nao

    é uma boa placa mas galera me dizem ela suporta até qual porcessador

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber qual a placa de memória ela usa e até quantos MB de memória RAM ela aceita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é do padrão ddr2, o maior módulo (pente) tem 2GB, como ela só espaço para 1 pente, 2 gb é o máximo que consegue colocar nela. Como um rapaz citou lá em cima a BGA esquenta mais que o capeta! tô esperando uma asus q comprei na net chegar, enquanto isso essa fezes tá me ajudando.

      Excluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.