-->

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Não, eu não abandonei o blog.

Alguns leitores tem entrado em contato (obrigado pelo interesse!) perguntando sobre esse longo período que passei sem postar nada aqui.

A explicação curta: 

Eu continuo blogando, e até tenho escrito mais que o habitual, mas no Google Buzz.

A explicação longa:

Como meus leitores de longa data devem saber, o que me diferencia de muitos "blogueiros" por aí é que eu não copio os outros. A maioria de meus posts é fruto de pesquisa e experimentação própria. Uma pequena quantidade é baseada fortemente no trabalho de outras pessoas, mas eu sempre acrescento alguma coisa e dou o devido crédito ao trabalho original.

Mas pesquisa e experimentação própria levam tempo (muitas vezes, tem até um custo em dinheiro). Eu tenho uma centena de posts neste blog em rascunho há meses ou anos que estão assim porque falta alguma informação que não pude obter ou experiência que não pude fazer. Alguns eu nunca irei concluir, mas a maioria tem informações que seriam úteis assim mesmo, incompletas.

No Buzz eu faço diferente. Desde o primeiro dia eu uso o Buzz como "rascunho"; e deixei isso mais ou menos claro quando anunciei que estava fazendo testes com ele (leia meu post sobre o twitter também). Uma boa parte dos posts que fiz no Buzz, principalmente os que tem análises "em tempo real" de produtos, acabará virando posts aqui no Geringonças e Gambiarras. O Google Buzz é terrivelmente limitado e nunca passou pela minha cabeça usá-lo para hospedar o resultado final do que eu faço e penso.

Assim, este blog não está morto. Está apenas "em sono criogênico" enquanto espera por mim :)

Os que não me seguem ainda no Google Buzz apenas porque "perderam minha deixa" meses atrás e por isso não sabiam que eu estava ativo lá, tem agora a oportunidade de engrossar minha lista de 105 seguidores.

Isso não chega nem perto dos 700 e tantos (quase 800) que assinam meu feed aqui, mas eu asseguro que não me esqueci de vocês :)

18 comentários:

  1. OLá Jefferson,

    Bem, se depender de mim para acompanhar no buzz, twitter ou coisa que valha, me desculpe mas não vou, eu não me engracei com essa trolha que você só pode escrever 2 linhas e acabou, tem os que dizem: Ahh.. mas você pode escrever o inicio no post e o resto no comentário que não tem limite. Me desculpe mas isso pra mim é gambiarra. Eu continuo firme como assinante do feed do blog, espero que você volte a postar com mais frequência por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Rafael Rolim26/8/10 01:17

    Ae...achei que tinha abandonado mesmo aqui, felizmente isso não aconteceu.
    Não vi o posto do Buzz. Mas de qualquer modo não curti a forma dele e vou ficar aguardando por atualizações aqui no blog. Espero que elas continuem :D

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de acrescentar:

    Vocês verão muitos posts sobre produtos da Dealextreme que parecem não ter finalidade, mas tem. Logo no início da minha atividade no Buzz eu comecei a registrar apenas a demora para receber mercadorias por causa do correio brasileiro, sem citar o que estava comprando. Mas um leitor me pediu para dizer o que era. Depois de ponderar um pouco a respeito, decidi listar todas as chegadas de produtos desde que não invadisse minha privacidade.

    Depois que comprei uma balança digital de precisão, passei a incluir os pesos reais também. Isso pode ser vir para dar uma idéia do tipo de produto (e pacote) que a receita tem selecionado para taxar ultimamente.

    E cada post serve como cabeçalho para qualquer coisa que eu queira escrever sobre o produto depois.

    ResponderExcluir
  4. Luciano,

    Não esquenta. Eu penso mais ou menos como você mesmo :)

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Jefferson! Eu até acabei postando também minha preocupação no teu fórum! Tudo bem, então! :)

    ResponderExcluir
  6. Intruder_A626/8/10 21:17

    O período é tão longo que perdi o hábito de checar as novidades.

    Eu não simpatizo com estas redes sociais, por sinal, acho que isto ( acompanhar estas coisas ) é coisa de desocupado ou "metrosexual". No máximo uso a Internet para pesquisar no Google, usar torrent, conseguir legendas de filmes, ver noticias ou freqüentar os Fóruns ( usando nick ), isto é o máximo que me permito, no resto tenho alergia, coisa de ficar todo empolado. Levo a minha privacidade on-line ao extremo e não revelo o meu nome de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  7. Jefferson,

    Confesso que cheguei a ficar preocupado, mas acabei visitando o Buzz há alguns dias e vi que você continua ativo. :)

    ResponderExcluir
  8. Em linhas gerais concordo com o Intruder_A6... o exemplo máximo dessa tendência é o super-ultra-mega-badalado Twitter, reflexo da nossa sociedade atual: consumista, imediatista e descartável...

    ResponderExcluir
  9. Eu nem acreditei quando passei por aqui e vi um post novo.

    Eu até mudei de endereço, estou sempre passando lá pelo Buzz pra bisbilhotar. Contudo ainda acho que tem muito material do Buzz completo o suficiente e com troca de dados o suficiente para virar post no Blog.

    O problema do Buzz é pesquisar alguma coisa nele, Viva o Salvar nos favoritos do Firefox e usar o Xmarks em todos os lugares.

    Porque pesquisar no Buzz é coisa de outro mundo. Nunca acho o que quero.

    ResponderExcluir
  10. Ygor,

    Sim, a busca no Buzz é um lixo. Tenho esperança que a Google conserte isso e que disponibilize um meio fácil de exportar todos os posts e comentários.

    ResponderExcluir
  11. Eheheh, e eu tenho esperanças que você pegue o que tem de assunto bom por lá e traga pra cá em posts maravilhosos e completos como você sabe fazer. :)

    ResponderExcluir
  12. Luciano,

    Se isso viesse de um estranho eu ficaria irritado com a puxação de saco.

    Vindo de você eu fico lisonjeado :D

    ResponderExcluir
  13. Então "toca ficha", Jeff! :D

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jefferson.

    Bom, eu suspeitava que você não havia nos abandonado, porque quando você começou a postar no buzz eu comecei a acompanhar e vi que você não escrevia aqui mas escrevia lá. Acontece que acompanhá-lo lá me consumia muito mais tempo do que acompanhá-lo aqui. Misturavam-se posts novos com comentários novos em posts antigos; havia posts que apareciam como não lidos e eu já lera, e outros que não apareciam e eu perdia (não por culpa sua, mas da estrutura do buzz). No fim, ficou complicado organizar e acompanhar.

    Mas concordo que é uma boa forma de disponibilizar "rascunhos" seus que, de outra forma, nunca seriam publicados.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ryan,

    Eu concordo com você que "... a busca no Buzz é um lixo." (suas palavras).
    Você conhece o Buzzzy? É um Search Engine para o Buzz: http://buzzzy.com/
    É bem simples, mas já quebra um bom galho. Dá pra pequisar por exemplo Word/Any Word "dealextreme" e People/From this person "Jefferson Ryan": vão aparecer todos os seus posts sobre dealextreme, podendo ordená-los por ordem cronológica ou relevância (não sei que tipo de relevância...).

    ResponderExcluir
  16. è a maldita falta de tempo... também sofro desse mal. Mas aguardo suas profundas análises aqui no G&G. Nem to a fim de ficar usando redes sociais.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Jefferson,

    Tá muito complicado de achar o que quero ler no teu Buzz.

    Um dia eu li um post seu lá, sobre um player 1080p, e hoje eu quis ler de novo. Demorei uns 10 minutos pra achar, porque não tem uma pesquisa que procure só dentro do *teu* Buzz (eu, pelo menos, não achei).

    Já que você tem usado MUITO mais o Buzz do que o Blog, deve saber alguns truques que eu não sei.

    Sobre a pesquisa, tem alguma dica pra nos dar?

    ResponderExcluir
  18. Rafa, a pesquisa no buzz é muito ruim mesmo. Para limitar a busca aos meus posts você pode tentar contornar o problema acrescentando "jefferson ryan" (não precisa das aspas) nas suas buscas. Comigo funciona.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.