-->

sábado, 13 de março de 2010

Depois de "Everything" suas buscas de arquivos nunca mais serão as mesmas.

Pode acreditar: você vai ficar impressionado. Eu até agora estou de boca aberta.

Desde o Windows XP a capacidade de buscar arquivos embutida no Windows só vem piorando. O mecanismo de busca do Windows 9X era (ou é) 100% confiável e foi substituído pelo mecanismo do XP (burro, mas aprendi a consertar) e em seguida pelo mecanismo do Vista (estúpido) e pelo do Seven (patético).

Eu sou um caso complicado para mecanismos de busca. Eu tenho online (isto é: nos meus HDDs e não em backups) centenas de milhares de arquivos, que mudam de lugar freqüentemente. E semanalmente outras dezenas de milhares vem e vão, de HDDs de clientes, CDs de drivers, etc. Nunca consegui aguentar o mecanismo de indexação embutido no Windows (que eu regularmente desligo) e o Google Desktop Search, pelo menos na última vez que dei uma chance a ele (faz tempo), não valia o incômodo. Qualquer busca em todos os meus HDDs costuma ser algo que eu só faço quando não tenho pressa, porque demora bastante.

Foi por isso que quando o leitor BSD, neste post do meu blog Seven, recomendou o Everything, eu fui conferir armado do meu habitual ceticismo. Inicialmente eu não vi nada de diferente na descrição do programa, mas quando eu li no FAQ que ele supostamente podia indexar 1.000.000 de arquivos em um minuto (isso mesmo: um milhão) eu pensei: "HA! Isso eu tenho que ver!".

E é verdade. Quando rodei o programa pela primeira vez ele passou cerca de um minuto e meio indexando e no final disse que tinha indexado um milhão e meio de objetos.

Eu continuei sem acreditar, claro; porque a diferença para o habitual é espantosa. Então fiz alguns testes para me certificar de que todos os meus arquivos realmente estavam no índice, porque não adianta nada ser rápido e não ser preciso.

E estavam. Estou testando há cinco dias e Everything ainda não falhou.

E sabe o tempo que leva para achar um arquivo no índice? Instantâneo. Quando você termina de digitar a última letra, a busca já terminou.

Eu preparei uma comparação. Procurei por "netmeter" no mesmo computador usando os seguintes mecanismos:
  • A busca padrão do Windows XP, com indexação desligada,
  • A busca padrão do Seven, com indexação default;
  • Everything, depois da indexação de 1min30s no XP;. 
Veja os resultados:
  • Windows XP: 13min24s - Localizou 135 objetos;
  • Windows Seven: 14min49s - Localizou 137 objetos (a busca do Seven também olha conteúdo dos arquivos indexados e não dá para desligar isso);
  • Everything: 0min0s - Localizou 135 objetos.

Limitações de Everything:
  • Só indexa partições NTFS. Isso quer dizer que ele também não faz buscas na rede;
  • Não faz busca por conteúdo, data, etc. Só encontra arquivos pelo nome. Mas com essa velocidade, você vai ver que isso se torna irrelevante.
Mas apesar de Everything não fazer buscas em drives de rede se você instalá-lo nos outros computadores da sua rede pode fazer buscas remotas através do recurso "servidor ETP/FTP" do programa. Você simplesmente se conecta ao programa rodando no outro PC e faz uma busca instantânea no conteúdo dos arquivos que estão lá.

Problemas

  • O programa por default refaz seu índice toda vez que o Windows é iniciado, mas isso pode não ser boa idéia, pois ele vai provocar um acesso intenso ao HDD justamente quando normalmente já está ocorrendo acesso intenso ao HDD (inicialização). Você pode desligar isso mas então ele fará a indexação na primeira vez que for evocado. No meu PC (que é anormal) isso leva 1min30s, mas ainda é muito melhor do que buscar usando outros mecanismos. Um meio termo ideal seria atrasar a inicialização de Everything durante o boot para que ele só crie o index depois que a atividade de disco tiver acabado, assim há uma chance de que o usuário nem note o que está havendo.
  • O fato de que Everything não faz busca por conteúdo pode ser um grande problema, mas como o programa pode exportar a lista de arquivos encontrados (instantaneamente) para um arquivo texto eu estou tentando localizar um programa de busca em conteúdo que possa aceitar essa lista e informarei em outro post quando encontrar.

Lembre-se de que estou usando um Celeron E3200 com 2GB de RAM. Computadores mais modestos podem não mostrar resultados tão bons.

Edit: Não deixe de ler a página de suporte do programa. Algumas possibilidades da busca não são evidentes e requerem que você saiba como "redigir" a busca. Por exemplo, se você escrever "*.jpg" o programa vai mostrar cada arquivo com a extensão *.jpg em cada HDD seu. Para buscar apenas os arquivos jpg no drive D: você busca por "D:\ *.jpg" (sem as aspas).

24 comentários:

  1. Jefferson, se você precisa de busca por conteúdo, a melhor opção na minha opinião é o http://www.copernic.com/
    Ele é no estilo do Google desktop, mas (novamente minha opinião) é melhor, por ser mais leve e permitir melhor controle por parte do usuário.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Programas como o Copernic deixam muito a desejar no meu caso. Por exemplo, eu baixei o programa e fiz um teste rápido aqui, mandando procurar pela palavra "tbutton" no meu diretório Delphi.

    *Copernic achou 65 ocorrências. A maioria arquivos .pas.
    *A busca do XP achou 654 ocorrências.

    E olha que eu mandei o XP procurar apenas em arquivos .pas. Quando eu estendi o critério para "*.pas;*.txt;*.htm" o número subiu para 669.

    Isso ocorreu provavelmente porque Copernic não havia indexado os arquivos ainda. Mas ele não avisa que a pasta não está indexada e nem apela para uma busca agressiva mesmo sabendo que a pasta não está indexada. Para mim são duas falhas graves.

    Quando eu quero procurar conteúdo uso o AgentRansack. Demooora, mas é 100% confiável.

    ResponderExcluir
  3. Não deixe de considerar usar a opção "exclude folder" do programa. Com a velocidade de Evrything sua esposa vai achar aqueles vídeo da Sabrina Sato no seu HDD num piscar de olhos! O velho truque de esconder numa estrutura de diretórios incomum não vai adiantar.

    ResponderExcluir
  4. Primeira tentativa de uso e infelizmente esperei alguns min para resposta. Pedi para organizar todo o c: por tamanho em um total de 231987 arquivos, e olha que aqui é 8gb ddr2 800 e core 2 duo. Ainda sim da baile na porcaria do search do windos.

    ResponderExcluir
  5. Para mim (um power user mas não tão power que nem você) eu tenho me dado muito bem com a busca file manager XYplorer, é consideravelmente melhor que a do xp.

    O XYplorer é um programa muito interessante, tem um modo "midnight commander" que deixa você ter aberto duas pastas lado a lado (além de vários outros recursos). Para quem lida com quantidades grandes de arquivos eu recomendo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa!
    É muito bom esse programa.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Hoffman,

    De cara já se vê que a busca do XYplorer é muito mais poderosa. Eu rodei o meu teste e o XYplorer achou 135 objetos em 11min20s (2 minutos a menos que o XP). E olha que hoje eu estou com 30mil arquivos a mais, vindos de um cliente.

    Se o XYplorer não fosse pago, seria ótima opção para se usar em conjunto com o Everything.

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de informar que eu não tenho anti-virus na minha instalação principal do XP onde foram feitos os testes. Logo, em teoria, não há nada atrapalhando.

    ResponderExcluir
  9. Você fala do Everything do Voidtools.
    http://www.voidtools.com/

    Quando li, pensei que falasse do Evernote.
    http://www.evernote.com/

    Haha, eu não uso o segundo, mas acho que você deverá gostar dele também.

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Já testei o Everything por muito tempo no computador do trabalho. O problema aconteceu quando comecei a usar o Win XP 64 bits, o programa acha o arquivo "normalmente" e logo em seguida travava todas as vezes... Alguém chegou a testar em algum Windows 64 bits?

    ResponderExcluir
  11. @Cristófaro
    Utilizo diariamente no Windows 7 64 bits, sem qualquer tipo de problema.

    ResponderExcluir
  12. Sugiro o locate32 - acho que não é tão rapido quanto o everything, mas possui busca por conteudo.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse programa e tenho passado uma certa raiva com a busca nativa do meu Win7 x64.
    Baixei a versão portable dele e resolvi testar.

    Deu uma travada ao clicar e pensei "caramba, não vai funcionar no 7 x64". Mas depois de uns 30 segundos meu HD estava indexado e a busca é realmente instantânea!

    Meu computador é um C2D com 4GB RAM. Realmente foi muito rápido. Me surpreendi.

    E tê-lo no menu de contexto do Explorer facilita muito a vida.

    ResponderExcluir
  14. Complementando...

    Mesmo com meu um milhão e meio de arquivos o banco de dados de Everything tem apenas (em disco) 8MB. Mais um exemplo de programação bem feita.

    Você pode testar várias versões Alpha, para ver como anda o desenvolvimento de novos recursos. Uma coisa que eu gostei na versão mais recente é a possibilidade de ver só os arquivos que foram criados/modificados na última hora/dia/semana/mês. E com a velocidade espantosa de sempre. Mas existem outras mudanças úteis.

    Você pode ver em Things To Do uma enorme lista das coisas que o David pretende fazer, incluindo suporte a FAT 32 e um modo de fazer busca por texto.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo,

    Eu já tinha lido sobre o Locate32 enquanto pesquisava sobre o Everything, mas não testara até você falar nele. Realmente é muito rápido e faz busca em conteúdo. Eu fiz uma comparação rápida com meu programa preferido para isso, o Agent Ransack, e o Locate32 perdeu meu interesse ao não exibir o trecho do arquivo onde aparece a palavra procurada. Agent Ransack exibe isso diretamente.

    Mas Locate32 é promissor, por ser opensource. Então é possível que de uma hora para outra essa funcionalidade apareça nele.

    ResponderExcluir
  16. jefersonrod21/3/10 23:21

    Cara, excelente dica ! Gostei muito, principalmente a feature de rodar um webserver em http para busca.

    ResponderExcluir
  17. Complementando...

    Everything se tornou indispensável para mim. Tarefas de organização de arquivos que eu sempre deixava para depois posso fazer agora no ato, por causa da velocidade com que consigo achar as pastas de destino.

    E cada HDD meu tem agora uma pasta específica para movimentação de dados de clientes e outros arquivos que vão passar pouco tempo no HDD. Cada uma dessas pastas está na lista "Exclude" de Everything para que ele não perca tempo indexando e desindexando.

    ResponderExcluir
  18. buttkick3/4/10 03:36

    Olá Jefferson e caros do blog,

    esse problema de procura por arquivos me intrigou por meses, após começar a usar o Windows XP, lá por idos de 2002.
    Atualmente uso o Windows 2003 SP1, como desktop, pois é mais leve, rápido, e desde a instalação já é "usável", ao contrário do XP.
    Já testei o seven, mas ainda não adotei, pq gosto de coisa "leve" :) quando eu tiver 8GB de memória, pode ser.

    Voltando ao tópico, a primeira solução foi usar o PDFIND.exe, (power desk finder) é um pequeno utilitário que vem junto do powerdesk utilities, que faz basicamento o que o search do windows 98 fazia.
    Podem testar, é pequeno, leve e rápido (184KB).

    Agora quanto a resolver buscas instantâneas, nos meus 500GB de arquivos, assim como você, testei google desktop, copernic, etc... e nenhum me agradou, pq todos sao BLOATED, ou seja, pesados e lerdos.

    Após muita pesquisa e noites mal dormidas, achei a solução, um pequeno programa chamado Rocket Retriever. http://rocketretriever.com/

    Não consigo mais viver sem ele.
    Ele indexa os arquivos, e faz a busca instantânea, em FAT32, drives de rede e NTFS.

    Só tem uma falha, não indexa pastas/folders. Mas isso não faz muita falta.
    Eu indexo meus drives manualmente, e uso fonte tahoma menor, com um look mais legal.

    Quanto ao everything, testei ele contra meu fiel rocket retriver, e vi que ele tem um sério problema.
    Ele não lista arquivos com o mesmo nome, em pastas diferentes, testem pra ver.
    exemplo: voce tem um arquivo duplicado em pastas diferentes, ele só lista um, por isso retornou menos resultados que o rocket.
    Mas a indexação dele é fantástica, deve ser via
    acesso direto a tabela do filesystem, mas nao indexa fat32 e rede... entao pra mim ta fora, mas é bom ter por perto.

    O locate32 é legal, ja conhecia, gosto que é possivel paralelizar a indexação em drives diferentes, mas assim que voce acostuma a usar o Shift+F1 do rocket retriver, nunca mais vai viver sem.

    Bom é isso, desculpe o long post.

    ResponderExcluir
  19. buttkick3/4/10 03:41

    Ah esqueci de dizer, achei seu blog, procurando um kill-a-watt para 220v, e achei o artigo do pmm2010.
    Muito interessante.

    ResponderExcluir
  20. buttkick3/4/10 04:08

    Voltando ao everything:
    descobri pq ele não acha alguns de meus arquivos duplicados, com mesmo nome.

    É pq meu drive de MP3s, está com vários hardlinks para evitar que arquivos duplicados ocupem espaço, funcionam como 2 arquivos, mas ocupam o espaco de um.

    Então o everything, só acha o arquivo original,

    http://forum.voidtools.com/viewtopic.php?f=6&t=788

    Hum, inconveniente, considero um bug, já que rocket e locate acham os arquivos.
    O autor deveria achar uma alternativa para esse problema, lendo a tabela de hardlinks.

    ResponderExcluir
  21. Caio Rauen.8/4/10 22:45

    Nao se preocupe, ha sistemas de busca piores. Ja tentou buscar algo no americanas.com e encontrar coisas totalmente diferentes? lol

    Depois do XP, o proximo passo meu foi migrar pro Mac. Melhor coisa que fiz.

    ResponderExcluir
  22. Realmente a busca do windows só tem piorado, desde o windows 98. Indexei meus arquivos contidos em CDs e DVDs em arquivos RTF e faço a busca de algum arquivo procurando pelo conteúdo do RTF. Funciona 100% com o win98, com o XP tive q fazer umas reconfiguraçoes e com o Vista e Seven nem funciona direito. Pq ao invés da microsoft melhorar, ela piorou a ferramenta?

    ResponderExcluir
  23. Poxa, eu estava usando o Effective File Search para procuras no Windows. Ele só tem um problema, não usa index. Vai pesquisar tudo na hora.

    Vi esse Everything aqui e achei o máximo. Gostei muito. Pena que toda vez que uso ele o computador depois de um tempo trava, do nada. Tudo para, o sistema não abre mais programas, fica travado.

    Não consegui entender de onde vem essa trava, mesmo. Uso o Seven 32bits. Sei que depois que parei de usar o Everything, essa travada não acontece mais, então conclui que é ele.

    Agora comecei a procurar uma alternativa, voltei ao tópico e estou baixando todos os recomendados nos comentários ;)

    Engraçado que fui usar o Search do seven e ele encontrou um arquivo que eu nem mais tinha, achei estranho, tentei excluir, abrir, nada, o arquivo tava lá indexado. Que coisa bugada. Desisti.

    ResponderExcluir
  24. Quando escrevi esse post, em 2010, eu achava que um milhão e meio de arquivos era uma quantidade impressionante. Estou há uma semana fazendo manutenção no servidor de backups de um cliente e a contagem de arquivos passava de 16 milhões quando comecei. E o Everything indexa tudo com razoável agilidade. Não é instantâneo, mas é muito mais rápido que os 16 minutos que levaria no meu computador de 10 anos atrás. A CPU é "AMD Athlon 5350 APU With Radeon R3"

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.