-->

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Não encontra mais tomadas antigas? Rebele-se, pois ainda dá para contornar.

Aparentemente existe uma brecha na lei, porque pelo menos aqui em Recife a venda de filtros de linha com tomadas "normais" ainda é generalizada e a oferta parece até ter aumentado. A idéia é fazer algo assim:



A foto é de 2006. Na época a empresa onde eu trabalhava estava construindo um novo escritório para o Departamento de Manutenção e eu sugeri que em vez de instalar uma enorme quantidade de tomadas tradicionais, ficaria mais barato, mais simples e mais elegante instalar filtros de linha Clone F6. Minha idéia foi aceita e o escritório inteiro ficou como mostrado na foto acima, das tomadas da minha mesa. É claro que a mesma coisa pode ser feita mais próxima do rodapé. No nosso caso é que foi decidido que seria muito mais conveniente instalar as tomadas acima do nível das mesas.

Perceba que o plug original do filtro foi cortado e este foi conectado diretamente à instalação. A foto mostra uma tomada tradicional no local por bobeira do eletricista que fez o serviço, porque a idéia original era haver uma tampa cega ali. Edit: Leia os comentários.


Eu comecei a fazer isso por volta de 2005 ou mesmo antes, quando descobri que uma única tomada 2P+T custava R$11 no comércio e eu podia comprar um filtro de linha Clone F6 (seis tomadas, chave e fusível) por R$16. E esse filtro ainda pode ser encontrado por R$16 em Recife.

É claro que isso só serve para quem tem a mente aberta. Se você está preso à mentalidade tradicional essa solução vai parecer no mínimo esquisita.  Mesmo entre meus colegas técnicos em eletricidade e eletrônica eu encontrei resistência quando sugeri isso pela primeira vez.

Edit: A mesma idéia aplicada aqui em casa, em um lugar mais discreto: o fundo do rack da TV.


Estão conectados: TV, MicroSystem, DVD player e os carregadores de dois telefones sem fio.

28 comentários:

  1. Vale destacar a corrente máxima que pode ser conduzida pelo filtro e pelo cabo do filtro, pois se generalizar, sei que há filtros de péssima qualidade no mercado e se utilizar as seis tomadas com uma carga alta, isso pode ser perigoso, com risco de incendio e curto. sei que com seis tomadas individuais com fio de bilota adequada conseguimos cargas maiores, mas nem sempre isso é necessário, então vale destaquar qual a carma máxima do filtro. Imaguine a situação, um filtro com um ventilador ligado, e vem a faixineira e liga uma enceradeira industrial nele também, é pouco provável mas e se uma copiadora de grande porte também estiver ligada. Sei que isso é pouco provável, mas já vi cada coisa. Concluo que vale destaquar a carga máxima que poderá ser utilizada, ou proibido ligar certos tipos de equipamentos.

    ResponderExcluir
  2. RonaldoMaia,

    Eu não quis entrar nos detalhes, porque já havia discutido isso aqui antes, mas eu devia ter feito um link para o texto e de qualquer forma você tem razão: é preciso ficar de olho na corrente máxima especificada para o filtro. O Clone F6 mostrado na foto tem fusível para evitar que essas bobeiras tenham conseqüências mais graves, mas não creio que todos tenham. E ele é especificado para 3A em 220V (e, não entendo o motivo, 7A em 110V), que é bem menos do que uma tomada comum (10A), mas eu acredito que a simples troca do cabo original por três fios de 1,5mm2 resolve o problema.

    De qualquer forma, existem *muitos* modelos de filtro de linha por aí e não deve ser difícil encontrar um que de fábrica já suporte uma boa corrente. Além disso, se existe a possibilidade de alguém plugar algo de consumo excessivo, deve-se prever uma tomada para essa finalidade.

    Pensando bem, acho que foi para isso que o eletricista deixou aquela tomada convencional. Eu é que não lembrava a razão.

    Mas na maior parte dos caso temos uma miríade de aparelhos na mesa que mesmo ligados ao mesmo tempo não chegam ao máximo do filtro.

    ResponderExcluir
  3. AVISO IMPORTANTE: sempre compre um filtro que tenha fusível. E de preferência fácil de substituir, como é o caso do Clone F6. Você pode ter noção do que pode ser conectado ao mesmo tempo nas tomadas, mas nem todo mundo na sua família ou no seu escritório tem.

    ResponderExcluir
  4. Nao estou conseguindo visualizar a foto.

    ResponderExcluir
  5. Rogério Gallignani26/2/10 12:39

    Ryan, se tem uma coisa que me incomoda demais, é esse padrão novo de tomadas adotado pelo Brasil. Ao meu ver está fugindo de todas as tendências internacionais (o que já é comum em nosso país). Tudo bem que a tomada nova é mais segura, mas pera lá ! Alterar todos os nossos aparelhos (muitos que ainda por cima perdem a garantia se vc trocar a tomada) já é demais. Sem falar que o novo padrão não tem pino chato e aquela tomada de 3 pinos redondo e HORROROSA !

    ResponderExcluir
  6. cjcsys,

    Como ninguém mais está reclamando eu só posso supor que o problema esteja aí do seu lado.

    ResponderExcluir
  7. Nós como boa colônia americana que somos, em vez de inventar modinhas bestas, deveriamos usar o padrão de tomadas dos americanos do norte...

    ResponderExcluir
  8. Concordo que tecnicamente é correto e prático. Mas na sala de estar a patroa não vai deixar.

    ResponderExcluir
  9. É isso ai, mas como você mesmo não sabia para que o eletrecista deichou a tomada próxima do filtro, imaguina uma faxineira saber disto, seria ótimo ver a inscrição no filtro ou próximo dele, por exemplo, "Somente legue equipamento de informática", ou "não ligure motores elétricos".

    Estive envolvido em um planejamento de mudança da rede elétrica do prédio onde trabalho, uma questão foi próxima a esta, ou seja possuir duas redes distintas em todo prédio, uma estabilizada por grandes estabilizadores para equipamento de informática e outra direta para demais equipamentos. Para garantir que todos siguam as regras uma hipotese foi tomadas de padrões deferendes, para não ter problemas. Já vi ventilador ligado na tomada da fonte do computadore outro no estabilizador, beijamin servindo para ligar máquina de calcular, estabilizador e furadeira.

    Acredite, parece que tem jente que esforça-se para fazer o que é imaginável, Ai quando o HD pifa a culpa o da empresa que compra "equipamento de baixa qualidade", não assumem a culpa.

    Assim uma etiqueta pode ajudar um pouco na identificação, mas também tem os "analfabetos" de plantão que tem preguiça de ler. Mas já da para responsabilizá-los se algo errado acontecer.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,

    Sem querer ofender sua patroa, mas acho que se alguém mostrasse isso na novela das oito a maioria das "nossas patroas" passariam a achar bonito e elegante.

    ResponderExcluir
  11. Acrescentei foto com mais um exemplo de uso.

    ResponderExcluir
  12. OK Jeff, aqui ja estamos visualizando tudo,
    muito boas estas fotos, vao servir para um
    projeto local

    ResponderExcluir
  13. RonaldoMaia,

    não assumem a culpa.

    Assumir culpa é dificílimo para o brasileiro médio. Assim como aceitar que culpados sejam procurados. A "culpa" é, sempre que possível, atribuída a uma entidade, a uma empresa ou ao governo. É o culto ao "coitadinho".

    ResponderExcluir
  14. Sabe qual o nome que eu adotei para o "novo padrão de tomadas"? (que de brasileiro não tem p**** nenhuma)

    Tridente do capeta!

    Eu **ODIEI** esse novo padrão e já iniciei minha cruzada como você pode ver aqui:

    http://www.caetano.eng.br/crashcomputer/2010/01/cruzada-contra-o-novo-padrao-de-tomadas.html

    E a solução adotada aqui:

    http://www.caetano.eng.br/crashcomputer/2010/01/cruzada-contra-o-novo-padrao-de-tomadas_23.html

    E pegue seu nariz de palhaço e coloque e leia isso aqui:

    http://www.caetano.eng.br/crashcomputer/2010/02/tridente-de-capeta-ou-tomada-jabuticaba.html

    Nem comecei a pensar na construção da minha futura oficina e eu já tratei de comprar uma quantidade razoável de tomadas 2P+Terra e guardar. Alguns filtros de linha de boa qualidade também.

    ResponderExcluir
  15. Intruder A627/2/10 12:23

    Estava querendo saber onde tinha visto um padrão parecido. Eu também vou resistir ao máximo a esta excrescência, e acho que também vou comprar umas réguas para em precaver, ou quem sabe importar umas tomadas de um lugar mais sério.

    ResponderExcluir
  16. Há um certo exagero, os pinos antigos e novos irão ser compatíveis e irão funcionar na imensa maioria dos equipamentos que possuem somente dois pinos. A dificuldade vai seu os pinos de padrão americano, mas também já exigiam um tomada diferenciada no caso de três três pinos pois a maioria das tomadas residências não tem suporte para fio terra.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo,

    Sim, há um exagero. Mas este foi cometido pelo Inmetro.

    ResponderExcluir
  18. Intruder A6,

    A semelhança é com o padrão Suíço, mas fica só na aparência, pois a posição dos pinos é ligeiramente diferente e um pino não encaixa no outro.

    http://en.wikipedia.org/wiki/AC_power_plugs_and_sockets#Type_J

    Veja ai na wikipedia o padrão Suíço.

    Eu já fiz três post no meu blog descendo a lenha nessa bizarrice que o inmetro que nos socar goela abaixo. E as afirmações são as mais estapafúrdias possíveis.

    ResponderExcluir
  19. Eu acabo de voltar do Atacado dos Presentes e Construção. Eles ainda tem muita coisa "proibida" lá, mas praticamante todos os itens tem escrito na etiqiueta da gôndola:

    "Produto fora de linha"

    Já os filtros de linha no padrão antigo existem em grande quantidade e eu ainda flagrei um funcionário abastecendo a gôndola com mais unidades. Aproveitei para comentar:

    "Ainda bem que pelo menos isso, o governo não proibiu, né? Porque essas tomadas novas..."

    O funcionário riu e outro cliente disse:

    "Alguém tá é ganhando muito com isso."

    A minha percepção é que "o povo", assim como eu, não está enxergando "segurança" nenhuma. Só se nota o incômodo e o desperdício de dinheiro.

    Voltando ao assunto, as etiquetas nas gôndolas dos filtros de linha não falam em "produto fora de linha", então eu continuo supondo que encontraram uma brecha na lei.

    ResponderExcluir
  20. Intruder A627/2/10 18:15

    Eu estou com vocês, vou resistir ao máximo, de preferência até que caia esta sandice.

    ResponderExcluir
  21. Olá Jefferson,
    aproveitando o papo, fui verificar para comprar um clone f6 e achei o modelo plus também...dizendo que "- Fator de proteção: 140 Joules " , parece ser esta a única diferença do modelo que não é plus...o que acha?eu como sou eletricista de começo de carreira e ainda tenho muito que estudar estou na dúvida...e olha que tem o plus por R$ 12,00 até R$ 60,00 o comum pela internet afora...abraço!

    ResponderExcluir
  22. Herzog,

    O "plus" deve ter varistores melhores. Não creio que seja nada a mais que isso.

    ResponderExcluir
  23. Rafael Netto4/3/10 11:29

    Ryan, é bom lembrar que muitos filtros de linha (como esses que você mostra) têm as tomadas muito próximas umas das outras, prejudicando o encaixe de plugues brasileiros de dois pinos. É preciso "pular tomadas" ou então desbastar as laterais dos plugues.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom post !

    Aqui em casa coloquei vários filtros de linha modificados e tirei toso os malditos e inuteis estabilizadores. Como sou um hobbista em eletrônica modifiquei os filtros de linha colocando neles filtros e proteção conforme dicas encontradas em vários fóruns. Para fazer tal modificação gastei cerca de R$ 15,00 por filtro, mas compensou muito, pois agora tenho filtros de linha "filtrando" realmente além da proteção dos varistores. Para quem quiser ver o projeto que serviu de base para mim segue o link. www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

    ResponderExcluir
  25. Sei que esse post é antigo, mas queria avisar uma coisa. A clone está lançando esses filtros agora com o padrão novo. Então fica a dica para quem ainda quer usar o modelo antigo de tomada.

    ResponderExcluir
  26. Ryan, como vc fez pra chumbar essa extensão na parede? Ele tem um furo atraz?
    Estou querendo comprar um filtro de linha para pregar ele na parede mesmo.

    ResponderExcluir
  27. Aquilo não é uma parede, é uma divisória de madeira.

    Mas tanto faz. O filtro de linha tem dois orifícios embaixo para encaixe em parafusos. Basta colocar dois parafusos com as dimensões corretas na sua parede e depois deslizar o filtro no lugar. Feito corretamente só sai botando força.

    ResponderExcluir
  28. Opa valeu aí cara, eu fiz isso e deu certo
    falou

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.