-->

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como montar drives VMware (.vmdk) no Windows.

Mais ou menos do mesmo jeito que usando o Daemon Tools, mas com acesso de escrita também.

Você precisa de dois programas:
  • VMware Disk Mount Utility - Só funciona por linha de comando.
  • VMount - GUI que facilta o uso do Disk Mount. Infelizmente requer o maldito .NET (v2.0).
Você pode baixar o Disk Mount aqui (avisem se o link não funcionar) e o Vmount aqui. Instale primeiro Disk Mount e depois Vmount.

Aparentemente Vmount não cria nenhum atalho no Menu Iniciar, mas você encontrará o executável em %ProgramFiles%\Abinsight\vmount\vmount.exe. Execute-o e aparecerá um ícone na systray. Daí você poderá usar de uma forma semelhante ao Daemon Tools.

Por default o drive é montado como unidade V:, mas isso é configurável.

Atenção: Você não pode montar discos que estejam sendo usados por uma máquina virtual. E snapshots automáticos podem apagar todas as modificações que você fizer.

5 comentários:

  1. Interessante, funciona com ext3 no guest e windows XP no host?

    ResponderExcluir
  2. Valeu, muito bom

    ResponderExcluir
  3. Jefferson,

    Ambos, no Windows 2008, me deixam montar os arquivos VMDK, e eu consigo navegar pelas pastas pelo DOS tranquilamente, mas o drive não fica visível nem acessível pelo explorer. Deve ser alguma mudança no Windows 2008 de como ele trata os drives virtuais. Alguma luz neste caso?

    Note que isto acontece em ambos. No caso de outro "mounter" que eu tenho para VHD, funciona normalmente...

    ResponderExcluir
  4. Marcel, eu não sou nem de longe a pessoa mais indicada para opinar sobre problemas nas versões Server do Windows. A primeira coisa que eu olharia é se a unidade foi detectada mas falta o Windows atribuir uma letra de unidade (só nas versões server é preciso olhar isso). Porém como é acessível via prompt...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.