-->

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

kibibyte, mebibyte e gibibyte: não colou.

Quase três anos se passaram desde que eu disse que ia tentar usar as novas unidades. Como vocês devem ter percebido, não usei.

E nem vou usar.

E aparentemente as unidades soam ridículas também em outras línguas. Excetuando na Wikipedia e no Linux, praticamente ninguém adotou o novo padrão. A apple não adotou, a Microsoft o ignora solenemente e até já "tiraram um sarro" dele no xkcd:




Eu não vou tentar argumentar que a intenção não foi boa. Mas acho que se quem se sentou para decidir esse padrão fosse um pouco menos desconectado da realidade poderia ter "se saído" pelo menos com umas unidades que soassem menos ridículas. E aí teria mais chances de ver isso adotado.

Eu acho que havia muito mais pessoas bem intencionadas por aí que, como eu, também não queriam ser flagradas dizendo "kibibyte" em uma conversa, embora não quisessem se posicionar abertamente contra um "padrão" do IEC endossado pelo IEEE. Mas, putz... depois que eu me posicionei abertamente contra a reforma ortográfica, criticar o IEC parece moleza :)

4 comentários:

  1. Não seria muito agradável ouvir "comprei um computador com HD de 500 gibis"

    ResponderExcluir
  2. Ryan,

    Se não me engano a Apple tinha adotado no Snow Leopard 10.6.0 - a nova definição, eu juro ter visto ela no MacBook do trabalho.

    Mas vou confirmar, pois não prestei atenção depois dos updates 10.6.1, e 10.6.2.

    Que realmente é estranho - nem me fale.

    ResponderExcluir
  3. A intenção foi boa sim. Por um simples motivo: os prefixos múltiplos de unidades podem ter DOIS VALORES DIFERENTES de acordo com o freguês, ou seja, o freguês "informática" e o freguês "resto". Situação inconcebível. É como se você chegasse no açougue e pedisse "me dá 2 quilos de costela" e o açougueiro lhe respondesse "2 quilos navais ou 2 quilos químicos" (inventei agora).... ora, 1 quilo é 1000 e ponto! O quilo "da informática" é outra coisa se não for 1000.

    Porém a missão do IEC era para lá de difícil realmente. Desfazer décadas de maus costumes não é fácil.

    ResponderExcluir
  4. Bom, apesar de estranho acho que é melhor que ser ambíguo. Acho que isso realmente deveria ser adotado.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.