-->

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Como se abre um aparelho de plástico sem deixar marcas.

Eu estava pensando no que eu escrevi no post anterior e achei que poderia caber um esclarecimento. Eu imagino que a maioria dos meus leitores seja da área de informática, que não conhece necessáriamente os macetes que são óbvios mesmo para técnicos em eletrônica medíocres como eu.

Se você já tentou abrir um aparelho eletrônico que é fechado por encaixes, sabe como a coisa pode ser complicada. A primeira coisa que um leigo tenta usar, sempre, é uma chave de fenda ou uma faca, mas isso deixa marcas. Às vezes marcas bem feias.

A solução para o problema você aprendeu indiretamente lá na sexta (ou seria na sétima?) série do primeiro grau (ou seja lá que nome isso tenha hoje), quando estudou a escala de dureza de Mohs: Se você não quer riscar o material, precisa usar o mesmo material ou algo mais mole.

Ou seja: para abrir um aparelho de plástico você precisa usar algo de plástico. Por isso quando alguém pergunta como se abre tal coisa e outro responde "use o cartão de crédito", está falando literalmente:



Cartões de crédito velhos servem muito bem para isso porque são relativamente finos e rígidos, mas ainda assim são menos rígidos que o plástico usado nos aparelhos. Assim todo o esforço que você faz para inserir o cartão nas brechas e alavancar as partes vai estragando o cartão e não o aparelho.

Existem aparelhos onde é preciso usar dois ou três cartões ao mesmo tempo. Uma vez que você consegue abrir uma brecha com um cartão você deixa o cartão no lugar para evitar que as partes se encaixem novamente enquanto com outros cartões vai forçando o aumento da abertura.

Também existem aparelhos onde o encaixe é muito apertado e não dá espaço para a entrada de um cartão de crédito comum. Cartões mais finos (como o de senhas do Bradesco) até entram, mas aí podem não ter a rigidez suficiente para forçar o desencaixe. É aí que entram ferramentas como as que eu mostrei no post anterior.

Mas cartões de crédito velhos ainda tem uma vantagem sobre essas ferramentas: à medida que suas extremidades vão se estragando com o esforço, basta cortar a parte estragada com uma tesoura e você fica com uma "ferramenta novinha". Uma vez que você estrague as pontas de uma ferramenta manufaturada com aquela do outro post, tem que comprar outra ferramenta.

E quando eu perguntei se alguém tinha uma sugestão, eu estava justamente esperando por algo "trivial" e barato como o que foi sugerido pelo leitor RonaldoMaia - palhetas de guitarra:



Essas coisas são vendidas por R$1,40 cada no Mercado Livre, mas eu não tenho como experimentar a rigidez antes. Da próxima vez que eu for ao centro de Recife vou procurar uma loja de material para músicos.

6 comentários:

  1. Eu já usei muito palheta para abrir principalmente controles remoto (nunca aprendi a tocar violão).

    Nem lembrei de indicar no último post mas sei que aqui na minha cidade se encontra palhetas por R$0,60 em qualquer loja de música.

    ResponderExcluir
  2. Essas ai sao caras, tem palheta "generica" moooito mais barata :)

    ResponderExcluir
  3. Sou guitarrista e posso te aconselhar com tranquilidade: uma palheta .96 é grossa pra caramba e bem dura. aquela .71 é bem fina e mole (pelo menos a que eu tenho).

    as genéricas podem até ser bem mais baratas, mas não vão durar tanto quanto uma palheta fender ou mesmo uma dunlop.

    Inclusive foi uma idéa que eu nunca tinha pensado antes. Muitas vezes já precisei abrir alguma coisa e não consegui por não saber. Agora já tenho uma dica ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu em alguns casos cartões telefônicos. São moles, mas tem uma vantagem, são bem finos e se você os posicionar sobre a trava, ela obviamente não fecha e vai "escorregar" assim que você colocar cartões ou pedaços deles em varias travas, a tampa literalmente escorrega do lugar.

    Outra coisa que é boa e também já usei: Pegue um DVD gravável. Descole os dois discos (rache ele no meio) e recorte com uma tesoura.

    ResponderExcluir
  5. Também comprei o jogo de ferramentas do post anterior, mas as pontas se desgastam logo.
    Normalmente utilizo duas palhetas, uma fina e meio vagabunda e uma outra mais grossa e feita de uma material melhor.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou baixista e antes de aprimorar a técnica de usar os dedos da mão direita, eu usava uma palheta de 2.0mm. Posso te afirmar que é muito dura, e ela não enverga. Mais fácil que ela se quebre. Mesmo assim, post muito útil!!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.