-->

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

STOP: 0x0000007B - Como resolver sem reinstalar o XP - 2a parte.

Aviso: Este procedimento funcionou todas as vezes que eu precisei, em situações reais. Porém ainda falta checar o que ocorre caso seja necessário carregar um driver de terceiros para a controladora de discos. Para não atrasar ainda mais a publicação (este texto estava em rascunho desde maio) eu deixarei para falar sobre esse caso específico depois.


A primeira parte deste texto está aqui.  
16/12/09: E agora a terceira está aqui.


A explicação curta:

O que vou explicar adiante pode parecer complicado, mas você verá que se resume a isso:

  • Quatro arquivos para copiar.
  • Um arquivo de registro para importar na instalação defeituosa.
1) Você precisa ter esses quatro arquivos em %WINDIR%\system32\drivers:

  • atapi.sys
  • intelide.sys
  • pciide.sys
  • pciidex.sys
2) É preciso importar algumas informações no Registro, com este (atenção para as instruções!) arquivo .REG. Este arquivo e minhas instruções são uma adaptação das instruções oficiais da MS. O problema das instruções oficiais é que do jeito que estão escritas elas requerem que você tenha também um computador onde esse HDD consiga dar boot. Não funciona nem mesmo com o Console de Recuperação. Você vai notar que meu método é mais "viável" na maioria dos casos.

A explicação longa

Obter os tais quatro arquivos é fácil. Copie para o HDD os arquivos expand.exe e driver.cab do CD de instalação do XP (SP3, de preferência), e no mesmo diretório rode o seguinte arquivo batch:


expand driver.cab -f:atapi.sys C:\
expand driver.cab -f:intelide.sys C:\
expand driver.cab -f:pciide.sys C:\
expand driver.cab -f:pciidex.sys C:\
pause


Substitua "C:\" pelo caminho que for apropriado para você. Esse passo é apenas para obter os arquivos. A restauração não começou ainda.

Já para o arquivo .reg você pode usar este aqui . Mas atenção: este arquivo só vai funcionar se você seguir com atenção minhas instruções.

Para efetuar a instalação dos drivers existem diversos meios. Você tanto pode usar o auxílio de outro computador e colocar o HDD como escravo ou conectar a um case ou dock USB como pode, no computador problemático, usar o Console de Recuperação do Vista/Seven ou algo similar, como um LiveCD Linux. Qualquer meio que lhe seja mais conveniente para acessar o diretório %WINDIR%\system32\drivers da instalação problemática serve.

A parte sobre como colocar os arquivos lá não tem mistério e se você não souber como se faz isso desista: para você será mais fácil resolver reinstalando o Windows.  Na primeira tentativa, não sobre-escreva os arquivos que já existirem. Se não funcionar tente de novo sobre-escrevendo (não será necessário reimportar o arquivo .reg).

Para importar o arquivo .reg é preciso saber editar offline o Registro. O arquivo .reg fornecido por mim requer que você anexe o Registro em um ponto chamado "temp_remover", do contrário a importação não irá funcionar.

 

Se você não entender o que quero dizer com isso, não prossiga. Releia o texto sobre edição offline até entender. Isso pode ser feito com o HDD como escravo ou usando o console de recuperação do Vista/Seven.

Com os arquivos no lugar e o arquivo .reg importado, teste o HDD. Se o problema só for este o Windows deverá entrar normalmente.

Problemas adicionais

Após resolver esse problema, se estiver mudando de uma motherboard Intel para uma AMD você pode se deparar ainda com o erro:

STOP 0x0000007E (0xC0000005, 0xF7656756, 0xF79B142C, 0xF79B1128) 

É muito importante que você tenha isso em mente, porque se o Windows estiver com a reinicialização automática ligada ou se você não prestar atenção ao código do erro você vai achar que o problema ainda é o 7B-34. O erro STOP 7E pode ser facilmente resolvido seguindo estas instruções.

Não deixe de conferir a terceira parte deste texto.

7 comentários:

  1. Jefferson! O link "das instruções oficiais da MS" está levando para um arquivo MHT no seu drive 'E:'! Hehe.

    ResponderExcluir
  2. Havia um erro no tutorial. A explicação curta estava apontando para o arquqivo certo, mas a longa apontava para o arquivo errado. Corrigido.

    ResponderExcluir
  3. E se simplesmente eu apagar ou renoemar este 4 arquivo do com com um pendrive com Ubuntu, e tentar a restauração do sistema?

    ResponderExcluir
  4. Se Restauração do Sistema resolvesse esse problema, para que você precisaria apagar os arquivos antes?

    Dica: é impossível para a Restauração resolver esse tipo de problema.

    ResponderExcluir
  5. Salvou minha vida, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Esta dando erro quando tento anexar o arquivo .reg no Editor de registro.. o que faco ?

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.