-->

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Por que não existem adaptadores HDMI para "separar o áudio do vídeo".

Porque é bem mais complicado do que parece.

30/12/09: Para entender este post você precisa ter em mente minha definição de "adaptador".

Eu já vi muita gente procurando por isso em fóruns no Brasil e no exterior e a intenção geralmente é poder conectar o áudio à entrada digital do receiver porque, francamente, quantas TVs com som 5.1 você conhece? E milhares de pessoas, como eu, querem protelar ao máximo a necessidade de refazerem o caro investimento que fizeram em receivers. Eu mesmo tenho dois, sem HDMI.

Alguns aparelhos, como o PS3, são inteligentes o suficiente para ter uma saída digital SPDIF e permitir que você conecte o vídeo por HDMI mas direcione o áudio pela SPDIF. Outros aparelhos, infelizmente, são terrivelmente estúpidos e apesar de terem as duas conexões quando você usa uma desabilita a outra.

O problema é que apesar do cabo HDMI ter 19 pinos e três canais de dados, não existem fios separados para o áudio. Este é transmitido "entrelaçado" com o vídeo, sempre. É tecnicamente possível construir tal coisa, mas seria um circuito eletrônico com circuitos integrados transceivers HDMI, para ser ligado em uma tomada. E não apenas um "separador de fios". Entre fazer isso e construir um "HDMI splitter", o fabricante prefere fazer o splitter.

12 comentários:

  1. Lendo o post, pensei na seguinte gambiarra: adaptador HDMI para DVI e outro DVI para HDMI. Usando estes dois, vc terá somente o video no final, não?

    ResponderExcluir
  2. Eu não testei, mas ficaria de boca aberta se isso acontecesse. Se você prestar atenção aos dois conectores verá que DVI chega a ter mais pinos que HDMI. E o conector "DVI-D single link", que é o que tem menos pinos, tem exatamente o mesmo número de pinos do HDMI. Logo nada é suprimido nesse arranjo.

    Todo monitor DVI recebe o áudio, mas simplesmente o ignora.

    ResponderExcluir
  3. Correção:

    "Todo monitor DVI, quando conectado em uma porta HDMI, recebe o áudio, mas simplesmente o ignora."

    ResponderExcluir
  4. Intruder_A629/12/09 21:23

    Também já me interessei nesse tipo de coisa, mas ainda bem que a minha TV pode receber a imagem pela HDMI e o som pela entrada de áudio ( para a minha sorte ), porque senão não teria como ligar o computador na TV pela DVI usando conversor DVI x HDMI e passar o áudio para ela.

    ResponderExcluir
  5. Intruder,

    Eu havia esquecido completamente do cenário inverso: a necessidade de um adaptador para juntar áudio com video. Que também não existe, como você percebeu. E existe mesmo a possibildade de uma TV ser burra o suficiente para não permitir um arranjo como o seu.

    ResponderExcluir
  6. A DealExtreme possui a venda um "HDMI switch" (sku.16553) que pode separar o áudio da fonte selecionada.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo,

    Você deve ter notado que esse aparelho é um "conversor", que custando US$61 (sem impostos) e precisando ser ligado na tomada, dificilmente se enquadra como o "separador de fios" que as pessoas procuram.

    O aparelho não deixa de ser útil, claro. Uma vez que você se conforme com o fato de que não existe a solução simples que procurava ele se torna interessante.

    ResponderExcluir
  8. Jefferson,desculpe por Ressuscitar o "post", mas andei querendo algo assim para o xbox 360 que tenho e me deparei com isso e achei interessante, como será que funciona esse cabo(adaptador)?
    http://www.tinydeal.com/hdtv-hdmi-13v-type-c-male-to-tv-rca-composite-av-out-hd-db15-15pin-vga-svga-male-adapter-cable-tad4296-p-6073.html

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo,

    Eu acho que é impossível esse troço funcionar, a não ser talvez em um aparelho que tenha sido projetado para isso. Aparelhos específicos que tem porta HDMI mas não tem espaço para uma porta VGA poderiam chavear internamente a porta HDMI para VGA. Essa cabo seria um substituto para o cabo original desses equipamentos.

    Mas a descrição do cabo parece tão absurda (dá a entender que funciona nas duas direçoes) que no final eu acho que esse cabo é uma trapaça.

    ResponderExcluir
  10. Bom, não é tão caro assim para comprar e realizar um teste, farei isso e postarei aqui sobre...(Quiser pode não aceitar o post)

    ResponderExcluir
  11. http://www.tinydeal.com/pt/mini-hdmi-to-hdmi-audio-converter-box-1080p-p-61909.html
    Achei interessante.

    ResponderExcluir
  12. http://www.tinydeal.com/pt/mini-hdmi-to-hdmi-audio-converter-box-1080p-p-61909.html
    Achei interessante. Pra quem interessar até que não está tão caro (R$ 52,00).

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.