-->

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O overclock do Celeron E3200.

É muito fácil fazer um overclock no Celeron E3200. A sua freqüência nominal é de 2.4GHz com um FSB de 266MHz. Dá para aumentar bastante essa freqüência apenas mexendo no FSB.

Testes feitos na MSI G31M3-L V2 (MS-7529), usando memória DDR2 800:

Default:
EIST Enabled
FSB 200 (2.40GHz)
FSB/Memory Ratio: Auto (DDR Frequency = 800MHz)

Usei por semanas:
EIST Disabled
FSB 266 (3.20GHz)
FSB/Memory Ratio: 1:1:50 (DDR Frequency = 798MHz)

Não deu certo:
EIST Disabled
FSB 275 (3.30GHz)
FSB/Memory Ratio: 1:1:50 (DDR Frequency = 825MHz)
No primeiro dia, tive dois ou três crashes do Explorer, mas estava em dúvida sobre a razão, mas no segundo dia ao voltar da hibernação deu um STOP 0x000000D1 (DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL) em tcpip.sys, que tenho boas razões para crer que seja culpa do overclock.


O consumo de energia

Isso foi inesperado. A diferença no consumo de energia visto pelo PMM2010 entre o processador operando a 2.4GHz ou a 3.3GHz foi mínima. Apenas com o processador operando a 100% o PMM2010 indicou um aumento de 10W no consumo. De 0 a 50% não há diferença mensurável.

Use como referência minhas medições com o E3200.

Desempenho

Aí a diferença já foi mais fácil de medir. Por enquanto eu só fiz testes com o SuperPI. Todos os cálculos para 8M.

@2400MHz


@3200MHz


@3300MHz


Note que a 3.3GHz o cálculo termina 30s mais cedo. Se eu não me enrolei na matemática isso dá um ganho de 11%. Era de se esperar mais já que a diferença entre as freqüências é bem maior, mas ainda assim muito bom para quase nenhum aumento no consumo de energia.

7 comentários:

  1. E quanto a estabilidade do sistema, não ocorreram travamentos nem BSODs? E quanto a temperatura?
    Nunca tive sorte com overclock em maquinas minhas, tanto Intel quanto AMD, sempre a maquina ficava bastante instavel, ocorrendo travamentos, erros ao iniciar o windows e BSODs....

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    100% estável. Se eu tivesse qualquer desconfiança teria relatado. E se houver qualquer risco de instabilidade eu não faço. A temperatura sobe um pouco, mas como você pode ver pela diferença no consumo de energia, é um aumento muito pequeno.

    Eu não costumo fazer overclock. Acho que o último que fiz antes desse foi em um 386. Fiquei especialmente desmotivado a me envolver com isso quando vi que tinha virado "esporte" de mauricinho, envolvendo a compra de coolers mirabolantes, pasta térmica mais cara que coolers genéricos, etc.

    Mas os processadores Celeron tem a fama de serem de fácil overclock e esse já havia sido reportado com essa capacidade. Decidi que valia a pena experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Jefferson

    Provavelmente o que limitou seus resultados do SuperPI foi sua memória RAM, já que (se não estou enganado) você só usa um módulo, e, provavelmente (como você não especificou isso no post) com timings altos.

    Se tiver a oportunidade de testar usando um par de módulos DDR2-800 4-4-4-12 em Dual Channel (tenho um par de "genéricas" capaz disso, não é necessário um kit de memórias "premium" para tal, a depender da sorte...), seus resultados devem melhorar bastante.

    Já testou o VCore mínimo para conseguir os 3,3GHz? É bem possível que seja ainda menos que o padrão em "stock". Por exemplo, tenho um Pentium E2160 1,8GHz com VCore padrão de 1.325v, mas que uso, estavelmente há cerca de meio ano a 2,33GHz com míseros 1,08v.

    Uma dúvida: Por que você desativou o EIST? Meu E2160@2,33GHz fica com EIST ativo e nunca tive problemas por isso.

    ResponderExcluir
  4. luisalfredodasilva,

    "Por que você desativou o EIST?"

    Pura incompetência :-)

    Esse é o meu primeiro PC com
    EIST
    e, como disse antes, não costumo fazer overclock. Quando fui experimentar com essa placa percebi que só podia mexer no multiplicador desligando o EIST. Daí acabei "assumindo" que o EIST precisava estar desligado também se eu quisesse alterar o FSB.

    Eu também imaginei que desligar o EIST fixaria o multiplicador, mas mesmo com este desligado e multiplicador fixo em 12 o CPU-Z mostra que o multiplicador varia entre 6 e 12 livremente.

    Ainda estou aprendendo :-)

    ResponderExcluir
  5. Jefferson

    "mas mesmo com este desligado e multiplicador fixo em 12 o CPU-z mostra que o multiplicador varia entre 6 e 12 livremente"

    Deve ser por causa do C1E, ou CPU Enhanced Halt, outro recurso de economia que mexe no multiplicador e VCore.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu já ouvi falar e não foi de uma boca, que os melhores processadores para overclock são os Celeron. Motivo? Especulação? Sei lá. Tenho um amigo que tinha um celeron 2.4GHz e segundo ele já chegou a colocar o núcleo rodando a 3.6GHz.

    Os únicos dois overclock que eu tive sucesso (ficou estável) foi o do meu velho pentium 166 que eu deixava rodando a 180MHz.

    E o meu fiel K6-II+ ali da bancada que é um 533 e eu estou rodando a 550MHz simplesmente porque a bendita placa não tem a freqüência de 93MHz no gerador de clock dela.

    Fora isso, meu velho K6-II 500MHz, o Athlon XP 2000 e depois o Athlon XP 2400+, ZERO de overclock, ficava altamente instável. O detalhe curioso é que este ultimo, eu estava com uma placa que era uma das bem cotadas para overclock.

    ResponderExcluir
  7. O overclock com FSB 275 ficou instável. Detalhes no post. Já reverti.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.